quinta-feira, junho 25, 2009

Teologia Tabajara - Seus problemas acabaram

Renato Vargens

Infelizmente essa tem sido a mensagem que alguns dos evangélicos têm pregado nestes últimos dias. Em nome de uma espiritualidade barata, parte dos pastores brasileiros, tem anunciado de modo ostensivo um evangelho mágico, cujo “poder” é suficientemente capaz em colocar o individuo numa redoma, onde problemas e conflitos não conseguem penetrar. Tais mensagens fundamentam-se na perspectiva de que Cristo torna-nos incólumes diante das lutas e pressões deste mundo. Junta-se a isso, o fato de que a teologia tabajara prega um evangelho imediatista, consumista e humanista, onde a mensagem central é a prosperidade e o enriquecimento. Além disso, a teologia em questão, anuncia o evangelho da ilha da fantasia, onde o “gênio da lâmpada mágica” coloca-se a disposição para satisfazer todos os nossos desejos e pedidos.

Prezado leitor, Jesus jamais nos assegurou uma vida fácil e sem problemas. O fato de termos nos convertido, não nos torna ilesos as crises, ao desemprego, as enfermidades, ou a qualquer tipo de aflição desta vida. Antes pelo contrário, nosso Senhor nos advertiu dizendo:"No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundo!" (João, 16.33).

Ora, o sofrimento e as aflições são realidades universais do ser humano, e passar por eles não significa dizer que deixamos de estar debaixo da bênção de Deus. A Teologia Tabajara, não consegue entender, que Deus se faz presente à dor, a luta e o luto, e que através das dificuldades que a vida nos impõe, Cristo se revela a cada um de nós como sustentador da vida e da existência.A teologia tabajara é desprovida de uma mensagem equilibrada e saudável, antes pelo contrário, é triunfalista e “burrificada” onde não se tem espaço para aparentes frustrações.

Problemas na perspectiva bíblica nunca foram sinais da ausência de Deus, antes pelo contrário, problemas sempre foram ao longo da história, preciosos instrumentos do Senhor para o crescimento cristão.

Soli Deo Gloria

Renato Vargens
Anônimo disse...

Que maravilhosa reflexão! suas palavras foram como uma fecha bem afiada. Atingiu o alvo!

A igreja evangélica no Brasil vive uma crise sem precedentes e culpa disto tudo recai na (fraca) teologia defendida pelos (argh!) apóstolos e profetas da nova dispensação.

Continue firme, Pr. Renato, denuncie o erro e mantenha-se na senda dos reformadores.

De seu amigo e companheiro no sonho da Reforma no Brasil.

Isaias Lobão

Anônimo disse...

tenho muito me alimentado com as palavras e ensinos teologicos raros nos nossos dias,fique firme DEUS o iluminou para nos trazer tanto apredizado, como nos informar sobre MUITOS ERROS teologicos nesta nação.

Gilbert Raposo disse...

JESUS nos preparou para as adversidades da vida, planeta Terra é sinonimo de lutas, dificuldades, porém dependendo do que semearmos, também colheremos lá na frente........leiam o livro irmãos.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Agnaldo Gomes disse...

Assino em baixo deste excelente post.
Simples e direto, trouxe uma verdadeira reflexão sobre os abusos que estão cometendo na igreja.
Em Cristo,
Agnaldo Gomes publicou um post sobre.. Um Salmo Pós-Moderno

Anônimo disse...

E infelismente muitos se redardam de conhecer o Senhor porcausa desse "Tabajara's" que vendem uma fe ilusoria pro povo.. E sem contar com o exclusivismo.. Fiquei indignada de ver um cara pastor na Televisao pedindo dinheiro pra ora pelas pessoas.. o plano era de um ano, a primeira prestacao 100 reais e 11 prestacoes de 50.00.. Mas ele nao disse se a oracao nao funcionar que ele devolvia o dinheiro nao.. e outra foi o querido pastor intrevistando uma senhora. Minha Senhora se nao fosse a "NOSSA" Igreja hj a senhora nao estaria curada nao e mesmo? Sim ou Nao?.. Gente nao era a universal..kkk Pois e Jesus ta longe disso.. Eis que bato a porta, se alguem abrir, entrarei e ceiarei com ele.. Muito profundo!! Deus abencoe vcs!! Marcia- Texas

Augusto Elias disse...

Aprendi uma coisa muito importante em um momento crítico,bem na hora da vontade de largar tudo.As lutas que o Senhor nos coloca é para crescermos com sabedoria.Mas só na palavra é que podemos refletir parar vencermos os obstáculos do dia a adia.
QUE DEUS NOS GUARDE

Unknown disse...

Se não fosse a fé em Cristo estaría-mos perdidos.
Creio que Deus não nos deixará morrer na praia se persistir-mos em pregar a verdade para que os que estão no engano se arrependam e voltem a sã doutrina sendo curados de uma doença dos nossos dias.
Paz.

Alessandra disse...

Alessandra
Sou católica praticante, que
procuro viver a palavra de Deus.
Veio parabelizar as suas reflexões, pastor.Estamos vivendo no mundo que as pessoas só procuram à Jesus com interesse material e não em busca da salvação. Por isso essas "igrejas" que pregam prosperidade usam as frases pare de sofrer e outras tem ficado cheias. Nos cristãos temos que ter a conciência que não existe vitória sem cruz, para Jesus ressucitar teve que passar paela cruz, assim somos nós. Deus abençõe a sua missão.

Nilton disse...

Sinceramente,esta sim é a verdadeira mensagem do evangelho do Senhor JESUS.

sim disse...

Só Falta Alguém Adotar Este Nome, Igreja Evangélica Tabajara...

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only