terça-feira, junho 09, 2020

POSSO FAZER UM VOTO OU PROPÓSITO COM DEUS?


Volta e meia eu vejo irmãos em Cristo fazendo um tipo de voto com Deus. Na verdade, tornou-se comum encontrarmos crentes prometendo dar alguma coisa ao Senhor em troca de uma bênção qualquer. Geralmente os que fazem isso tomam emprestado alguns textos do Antigo Testamento tentando assim justificar a barganha proposta. 

Mas, o que Jesus e a Nova Aliança tem a dizer sobre isso? Será que oferecer a Deus dinheiro, jejum, ou alguma coisa diferenciada é a maneira correta de Deus responder nossas orações? Será que do ponto de visto neotestamentário é correto fazer juramentos ou promessas em troca de "milagres" ?

Ora, nosso Salvador deixou claro que não devemos fazer juramentos ou promessas: 

“Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto” (Mateus 5:33-36). 

Digo mais: Cristo ainda orientou dizendo que a nossa palavra deve ser  sim, sim; não, não (verso 37). Ademais, as Escrituras nos mostram que tentar comprar as bênçãos e milagres de Deus, é um tipo de simonia, (Atos 8:18-19) a qual deve ser rejeitada de forma absolutamente veemente. Ademais, vale a pena ressaltar que e as bênçãos de Deus, inclusive a salvação, vem pela graça e não por nossos próprios méritos, mesmo porque, como bem afirmou o teólogo canadense D.A. Carson, "como barganhar com um Deus que não precisa de nada?"

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only