quarta-feira, outubro 31, 2018

501 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE


Por Renato Vargens

Há 501 anos atrás, o monge alemão Martinho Lutero deu início a Reforma Protestante, fixando na porta do Castelo de Wittenberg suas 95 teses. 

A Reforma confrontou a venda de indulgências romanas, bem como o falso evangelho pregado e defendido pelo Papa Leão X e comercializado por Tetzel e outros mais. A Reforma depois de densas trevas, trouxe a luz (Post tenebras lux) mediante os ensinos bíblicos defendidos pelos apóstolos de que a salvação é pela graça (sole gratia) mediante a fé (Soli fide) em Cristo (Solus Christus), que a Bíblia deve ser a nossa única regra de fé e prática (Sola Scriptura) e que devemos viver para a glória de Deus, (Soli Deo gloria). 

Além disso, a Reforma contribuiu com o entendimento entre a necessidade de separação entre Estado e igreja. Contribuiu também o com o surgimento da escola publica, com a multiplicação das Universidades, como também com a ideia moderna de democracia. 

Pois é, quando tudo parecia perdido, numa época de profundas trevas, Deus usou Lutero, para iniciar a Reforma que mudaria o mundo pela redescoberta das verdades ensinadas por Cristo e seus apóstolos. 

Louvado seja o Senhor pela Reforma Protestante! 

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only