quarta-feira, setembro 19, 2018

O ESTADO É IMPOTENTE PARA FAZER AQUILO QUE SOMENTE DEUS PODE FAZER


Estou convicto que a razão de muitos cristãos considerarem o fato de que o principal problema do homem está relacionado ao meio que ele vive e não a sua natureza depravada, se deve a uma visão distorcida da doutrina da queda. Na verdade, tenho visto alguns pastores ensinando que o homem é fruto do ambiente em que está inserido e que o caos e a violência reinante em algumas sociedades se deve efetivamente a ausência de investimento do Estado na educação. Na verdade, alguns pastores influenciados pelo iluminismo acreditam que a solução imediata para os problemas sociais esteja efetivamente numa forte intervenção estatal na área da educação. Nessa perspectiva, os defensores da inculpabilidade humana jogam todas as fichas no poder do Estado, que mediante o ensino, possui a capacidade de transformar completamente a sociedade. 

Para os que defendem os pressupostos em questão o homem em si não é o problema e sim o sistema em que está inserido.   Na verdade, afirmam eles, mau é o ambiente em que o homem se encontra e que se o ambiente for transformado pela educação, o homem abandonará sua perversidade.  Ora, não é isso que as Escrituras ensinam. A Bíblia nos mostra de forma absolutamente clara, que devido ao pecado de Adão, a humanidade encontra-se absorta em maldade e depravação. (Efésios 2:1-3) e que devido a isso o homem comete todo tipo de pecado, perversão e transgressão.  

Veja bem, o homem não é violento porque não recebeu educação, o homem é violento porque sua natureza é má, portanto, afirmar que todos os problemas sociais serão resolvidos com uma forte ação estatal através da educação, pode até em alguns casos atenuar o problema, sem contudo, é claro resolvê-lo. Alias, para exemplificar isso, vale a pena relembrar que muitos comandantes dos campos de concentração nazistas, na SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL eram doutores formados pelas universidades europeias, o que mostra de forma clara e efetiva que escolaridade não resolve o problema do coração humano.  Na verdade, penso que a unica coisa capaz de transformar o coração do pecador é Cristo e seu evangelho, o que nos leva ao entendimento que o Estado por não ser Deus, não possui efetivamente poder para metamorfosear a sociedade de forma efetiva.  

Isto posto, cabe a nós cristãos, pregarmos Cristo e o seu evangelho, deixando claro que o único capaz de mudar o homem e por conseguinte, a sociedade, é aquele que a Bíblia chama de Rei dos reis e Senhor dos senhores. 

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only