terça-feira, janeiro 31, 2017

4 motivos porque pastores de jovens nivelam Jesus por baixo



No afã de comunicar a mensagem do Evangelho, tenho visto vários pastores de jovens nivelando por baixo o Senhor Jesus Cristo. Nessa perspectiva os líderes em questão vestem-se de Chapolin, de Super homem, Capitão América e  outros personagens mais. Senão bastasse isso, através de sermões desprovidos de boa teologia, tais pastores tem transmitido aos seus liderados a imagem de um Jesus descolado, do tipo paz e amor, que curte balada, funk e outras coisas mais. 

Ora, à luz destas bobagens teológicos  chego a conclusão que o nivelamento do Senhor Jesus por baixo se deve pelo menos a quatro fatores, senão vejamos:

1- Um entendimento distorcido da doutrina da Trindade bem como de uma cristologia bíblica saudável e fundamentada nas Escrituras. Na verdade, a forma como alguns pastores de jovens "tratam" o Senhor Jesus aponta de forma clara e inequívoca para uma compreensão rasa e superficial de quem é Jesus Cristo.

2- O afastamento das Escrituras Sagradas substituindo a inerrante Palavra de Deus por conceitos e valores antropocêntricos.

3- O entendimento que o pragmatismo é mais importante que as doutrinas fundamentais da fé cristã. 

4- O apedeutismo reinante na vida dos pastores que por razões diversas são despreparados, desconhecedores das Escrituras, das doutrinas fundamentais e de uma boa teologia bíblica.

É claro que não posso ser simplista em afirmar que somente essas são as razões de uma liderança  de jovens complicada. Afirmar isso seria no mínimo irresponsabilidade, todavia, penso que os motivos acima elencados são fortes e que podem sim apontar para a construção de uma liderança de jovens fraca, despreparada, bem como incapaz de comunicar o evangelho de forma saudável.

Pense nisso!

Renato Vargens

Anônimo disse...

Achei preciso seus quatro pontos. Só não entendi porque mirou nos "pastores jovens". A maioria dos pastores que deturpam o Evangelho são veteranos e algumas das páginas mais vitoriosas na história da igreja foram escritas por pastores jovens, muitos com vinte e poucos anos.
Aliás quanto ao preparo teológico, acho que é um problema muito mais dos velhos pastores acomodados que dos jovens que acabam sair dos seminários teológicos com as lições de teologia sistemática ainda fresas na memória.

renato vargens disse...

Ilton,

Leia de novo. Não falei pastores jovens e sim pastores de jovens.

Abraços,

RV

Unknown disse...

Por esses motivos o evangelho perde a identidade em meio à juventude, que não conhece Jesus dá Bíblia, e sim o Jesus dá forma que lhe convém!
Todos precisam de palavra, verdadeira, lida com os próprios olhos e entendida com o coração!!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only