quarta-feira, junho 22, 2016

Damares e o erro teológico da música "Alto preço"


Antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar que o texto que escrevi refutando a canção "Alto Preço" não possui cunho pessoal, nem tampouco visa desqualificar ou denegrir a cantora Damares. Na verdade, o post visa tratar de aspectos teológicos relacionados à música que do ponto de vista doutrinário, afrontam os ensinos das Escrituras.

Isto posto e esclarecido, vamos a canção:

A música em uma de suas estrofes diz: 

" Eu to pagando, eu to pagando
O preço pra morar no céu eu to pagando
Eu vou lutando, eu vou chorando
Cada detalhe o Senhor está somando
Eu to pagando, eu to pagando
O preço pra morar no céu eu to pagando
Eu vou lutando, eu vou chorando
A santidade tem um preço, eu to pagando" 

Como assim? Pagando para ir para o céu? Ora, afirmar isso é um grave erro teológico, mesmo porque ninguém pode comprar a salvação. Lamentavelmente na canção supracitada, Damares comete o desatino em afirmar que Deus soma os nossos méritos e nós “pagamos o preço para morar no céu”.  

Prezado amigo, vamos combinar uma coisa? Nossos méritos e justiça não passam de trapos de imundície. (Isaías 64:06)   Não existem nada que façamos que possa nos conceder a vida eterna.  Na verdade, somos merecedores do inferno, contudo, Deus por graça, bondade e misericórdia nos concedeu através de seu Filho, Jesus Cristo, salvação. Ademais, vale a pena ressaltar que as Escrituras ensinam que o homem é totalmente depravado, isto é, incapaz de redimir a si mesmo, e que necessita desesperadamente de salvação. Do ponto de vista bíblico afirmar que a salvação se dá por esforço e não por graça é acreditar que alguém pode ser salvo por obras, o que Bíblia diverge e condena. (Efésios 2:1-10)

Pense nisso!

Renato Vargens
Filipe Storti disse...

À luz da Bíblia, a canção é herética! E sinceramente, não se trata de um pensamento arminiano, nem tão pouco calvinista, pois ainda que ambos tenham divergências soteriológicas, eles concordam que o crente é salvo exclusivamente pela Graça.

José Ferreira Neto disse...

Uhuuul adorei... quero mais.

Wanderlei disse...

Engano seu, querido irmão! A essêncua do arminianismo (embora neguem), é a anulação da graça! Para um arminiano a salvação é obtida pelo esforço humano, sendo assim de caráter meritório! A cantora Damares só está reafirmando aquilo em que ela crê, nessa canção completamente desprovida de base bíblica! O preço da salvação de todos os eleitos já foi pago por Jesus na cruz do calvário!

B.R. Santos disse...

A MUSICA NADA TEM HAVER COM SALVAÇÃO, TRABALHO NESTA ÁREA A 7 ANOS DE PESQUISA DE LETRA DE LOUVORES COM HERESIAS E ESTA CANÇÃO NADA TEM HAVER COM SALVAÇÃO E SIM COM SANTIDADE, observem o texto no final.. "santidade tem um preço, eu to pagando" a Bíblia diz que sem santificação ninguém verá a Deus, portanto quem escreveu a canção afirma que pra morar no céu paga-se o preço de ser santo e isto convenhamos não é facil para ninguém...

Filipe Storti disse...

Irmão Wanderlei, creio que as nossa convicções teológicas não devem ser baseadas em pensadores como John Calvino ou em Jacobus Arminius, porém na Palavra de Deus. Isto posto, quero deixar claro que não sou calvinista extremista, e menos ainda arminiano extremista. Porque, enquanto o primeiro isenta totalmente o homem dos seus deveres, o segundo anula a Graça de Deus. Não há dúvidas que somos salvos ''pela graça e por meio da fé'' Ef 2.8, mas existe um caminho a percorrer, e que só pode ser percorrido pela graça de Deus (Mt 7.13, 14). Todavia, nunca tiraram de nós as responsabilidades de lutar para se manter nesse caminho (1 Co 9.24-27). Creio que a parábola do filho pródigo retrate bem isso, pois o filho sai da casa do pai e depois decide voltar, de sorte que quando ele dá um passo em direção ao pai, de longe, o pai o vê e corre ao seu encontro, e lhe peedoa. Isso mostra que a graça (favor imerecido - o pai restitui aquele homem à posição de filho) de Deus é que nos coloca na posição de filho, mas em todo caso, não tirou a responsabilidade do filho dar, ao menos um passo, em direção ao pai.
Agora, dizer que, depois de salvo, temos de continuar pagando um preço para alcançar a salvação, não tem, a meu ver, espaço nem na filosofia arminiana quanto na calvinista. Abraço!

Unknown disse...

O grande problema que eu vejo nesta estrofe não é nem o preço mas o tanto eu cantado nesta musica. Infelizmente no meio pentecostal são poucos que compõem cânticos que exaltam o Senhor

Antonio Holanda disse...

Muitos Cristãos não fazem questão de compreender o que seja graça ou salvação.
Alguns se colocam como Calvinista outros Arminianos. Penso que não foi Arminio nem Calvino autores da graça e da salvação.
Neste contexto é preciso entender que não somos salvos pelas diferenças apontadas por estes teólogos, logo, a graça divina já foi manifesta em Jesus Cristo. O Criador em Jesus Cristo já se manifestou a humanidade, o Homem Jesus fez o sacrifício unico e eficaz por toda a humanidade.
Isto significa dizer que perante o Pai toda humanidade está salva em Cristo, por que sua graça foi manifesta a todos, é dádiva divina para a humanidade.
Esta graça manifestada traz a salvação, a pergunta é salvação pra quem? Aqui entra o conflito, a resposta esta em Tito 2.11, então por que todos os homems não estão ou serão salvos. Há quem acredite que aquele que manifestou a graça redentora que traz salvação a todos os homens, o fez para fazer de conta que fez.
Ora isso é desconhecer os atributos imutaveis do Criador, como assim? Revelou a graça, trouxe a salvação, mas escolheu quem vai ser beneficiar e quem nao terá acesso ao benefício, perceba o quão contraditorio é este pensamento, isso sim anula a graça redentora que segundo as escrituras trouxe salvação a todos os homens.
Finalizo certo de que o sacrificio da cruz foi realizado, a graça foi manifesta e a salvação ofericida indistitamente, essa foi a parte do Criador Redentor, a parte humana não é criar a graça nem a redenção é se apropriar do sacrifício feito, da graça revelada e da salvação oferecida, isto pela fé, que é a unica virtude humana aceita no processo de redenção entre o Criador-Redentor e homem. Ef.2.8.
Observo ainda que a fé que nos conduz a graça salvadora é resultado de darmos ouvidos a voz de Deus trazida pela pregação das boas novas, se damos ouvido o Senhor Jesus está pronto a entrar em nossos corações para cear conosco (manter comunhão) e fazer morada (habitar em nós) Apoc. 3.20 e Jo. 14.23.
Amo a todos, um abraço aos irmãos.

Unknown disse...

Concordo contigo meu irmão ...Não pertencemos a esse mundo que jaz no maligno.. e viver aqui nos faz viver uma vida de decisões e escolhas de ir na contra mão do que o mundo diz que é certo ou que tem valor. Como cristã todos os dias eu "pago o preço " de escolher a santidade .... a minha salvação já foi garantida na cruz pelo meu Amado Jesus, mas como Ele mesmo nos ensinou, no mundo tereis aflições, mas venceremos todas elas. Paz e bem a todos

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only