sábado, abril 11, 2015

O episódio Ed Motta, seu pedido de desculpas e o ódio nas Redes Sociais

Por Renato Vargens

O cantor brasileiro Ed Motta despertou a ira de um grande número de pessoas ao afimar nas Redes Sociais  que nos shows de sua turnê na Europa não falaria nem cantaria músicas em português. 

Em sua declaração na internet o cantor argumentou que “o inglês é a língua universal”. “Então, pelo amor de Deus, disse ele, não venha com um grupo de brasucas berrando ‘Manuel’, porque não tem”, continuou, acrescentando que não adianta pedir, pois ele não falará outra língua em seu show a não ser o inglês. “Não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês", concluiu Ed.

Pois bem, a repercussão da fala do cantor foi a pior possível,  o que fez com que viesse a público e pedisse desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por suas palavras.

"A forma que escrevi muitas coisas eu mesmo repudio, mas é fruto da minha cabeça lotada de revoltas, decepções na arte, paranoias, etc, que me fazem me entupir de um monte de remédios para ansiedade, depressão etc", 

Caro leitor, até aí tudo bem. todos em determinados momentos da vida, falamos mais do que devíamos, nao é mesmo? Ed Motta o fez, e teve a hombridade e humildade de reconher isso publicamente pedindo perdão pelo ato falho. Todavia, para minha surpresa, quando li a repercussão do pedido de escusas do cantor brasileiro nas Redes Sociais descobri, que um grande número de pessoas incluindo cristãos evangélicos diziam: "Perdão? Perdão coisa nenhuma, esse cara tem que cair nos ostracismo."

Pois é. diante das manisfestações  equivocadas de alguns com a falha do Ed, parei para refletir sobre o perdão e a incapacidade dos cristãos excercerem misericórdia com aqueles que cometem erros.

Diante do exposto, permita-me lhe fazer uma pergunta:

De que forma você tem lidado com aqueles que lhe ofendem? Será que você é daqueles que dá um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair dela? 

Outro dia uma irmã em Cristo me falou: "- Eu sou difícil de brigar, mas se eu rodar a minha baiana gospel, ninguém me segura!" 

Prezado amigo, Cristo nos chama a exercermos misericórdia e perdoar INCONDICIONALMENTE aqueles que nos ofendem, ainda que isto implique em lágrimas e dor. É o Senhor que nos ensina a oferecermos a face em detrimento as afrontas e agressões sofridas.

A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada nas Escrituras no sentido de perdoar um débito financeiro.

E você? De que forma tem lidado com os que lhe machucaram a alma? Tem guardado ressentimento? Tem nutrido o coração com o veneno da mágoa? Como alguém bem disse, quem guarda ressentimentos, bebe veneno, esperando que o outro morra.

Pois é, o caminho do perdão não é fácil, todavia, sem passarmos por ele não nos é possivel desfrutarmos da paz que somente Cristo pode nos dar.

Pense nisso!

Renato Vargens



EsquiZilton disse...

Como não sou Deus, não posso sondar o coração de Ed Motta para saber se seu pedido de desculpas foi sincero ou com intenção de perder agenda... Entretanto, a reação das pessoas no pefil dele do FB em relação ao pedido de desculpas me deixou assustado! Xingamentos, ironias e até mesmo palavras afirmando que o pedido de desculpas não era sincero. Houve, inclusive, quem dissesse que o texto não havia sido feito por ele, mas por terceiros!

Parece que os tempos atuais tiraram do homem o direito ao arrependimento e mea culpa!!

Só digo uma coisa: eu gostaria que figurões go$pel se espelhassem no "mundano" Ed Motta e se desculpassem em seus perfis de Redes Sociais quando fizessem ou falassem besteiras!

Unknown disse...

Se pessoas que se dizem crentes em Jesus não conseguem perdoar uma ofensa tola como esta em uma rede social,realmente a situação dessas pessoas está complicada,que cristianismo pequeno

Barão - Guaracy I.Martins disse...

Este senhor desde sempre, apresentou-se com um sentimento de superioridade perante os outros, basta ver suas entrevistas, espírito esse que culminou na sua fala, objeto de pedido de perdão Não tenho o quê perdoa-lo ja que não me ofendeu.
Mas gostaria , com todo o respeito, que qualquer um merece, que ele procurasse citar qualquer artista estrangeiro em apresentação no Brasil, vem cantar em português?
Cantam sempre na sua (dele) língua pátria, seria em razão de sermos nós
simplórios?
Ou entendem eles que somos culturalmente preparados para entender o inglês/francês/coreano que cantam por aqui?
Mais uma coisinha só:
Disse alguém la no passado: "- ~
Se queres ser universal CANTE A SUA ALDEIA."
Que Deus o perdoe/abençoe.
V.D.M.I.Ae.



guoguo disse...

Bom dia, pastor! Pois é, o que mais os cristãos de hoje em dia não sabem é o que Jesus ensinou o Amor e o Perdão. Muitos que se dizem cristãos são piores que muitos aqueles que não são. Abs. Maria G.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only