quarta-feira, agosto 27, 2014

O diabo é o dono da terra?



Tem sido comum ouvir de alguns queridos irmãos que o diabo é o dono da terra e que todo o planeta pertence a ele e que em virtude disso ele pode fazer o que quiser. Ora, há pouco um grupo de pastores da cidade de Suzano emitiu publicamente uma "escritura espiritual de compra e venda da cidade" cujo vendedor era nada mais, nada menos do que o capeta. (leia aqui)

Caro leitor, as Escrituras nos ensinam que a terra pertence ao  Senhor e tudo que nela contem , o mundo e os que nele habitam. (Salmos 24:01). Além disso a Palavra de Deus afirma que o diabo não é soberano e nem tampouco pode fazer alguma coisa sem que do Eterno receba permissão. Veja por exemplo o caso de Jó. O diabo só pode  tocar no homem de Deus porque o SENHOR o permitiu.(Jó 2:6-7)

O salmista afirma que Deus é quem governa o mundo (Salmos 99:01) O ex-primeiro ministro holandês Abraham Kuyper  afirmou com muita propriedade que não existe  um único centímetro quadrado, em todos os domínios de nossa existência, sobre os quais Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: “É meu!“ 

Caro leitor, as Escrituras Sagradas em momento algum nos mostram um mundo dualista onde bem e mal protagonizam batalhas pirotécnicas cujo final é imprevisível. Antes pelo contrário, ainda que a Bíblia nos mostre as ações ardilosas de nosso inimigo, os quais não devem ser desprezadas, ela jamais trata do diabo como alguém que tem poder para se opor a vontade soberana de Deus.

Por favor, pare, pense e responda: Quem está regendo os acontecimentos na terra, Deus ou o diabo? Quem reina majestosamente no céu, Deus ou o diabo? Quem a Bíblia diz que estabelece e destitui reis, conforme a sua soberana vontade?

Ora, a visão de Deus reinando de seu trono é repetida nas Escrituras inúmeras vezes (I Rs 22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Ap 4.2). Na verdade, os muitos textos bíblicos possuem a função de nos lembrar em termos explícitos, que o SENHOR reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos. O senhorio de Deus é total e nem mesmo o diabo pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos.

Os neomaniqueistas sem que percebam rejeitam o governo de Deus na história, fundamentando sua fé em achismos e impressões absolutamente antagônicas ao ensino bíblico. Nas doutrinas neomaniqueistas, Caim virou Vampiro, portais dimensionais se abriram, trazendo a tona lobisomens, dentre outras lendas e superstições absurdas. Além disso, batalhas hercúleas são travadas a cada dia no mundo espiritual por Deus e o diabo, demonstrando assim o “quão forte e poderoso é o inimigo de nossas almas”.

Caro leitor, Jesus Cristo é o libertador e rei triunfante, é o autor e consumador de nossa fé, o Senhor da gloria. Sobre ele satanás não teve controle, nem tampouco poder. Através da morte na cruz , Cristo quebrou as forças opressoras do diabo, transportando-nos graciosamente para o Reino de Deus Pai. A guerra já foi vencida! Louvado seja o seu santo nome por isso! Satanás não tem poder sobre os eleitos de Deus! Somos de Cristo, e com Cristo viveremos por toda eternidade!

Pense nisso!

Renato vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only