A diferença entre Estado Laico e Laicismo

Por Renato Vargens

Diante o fato de inúmeras pessoas estarem falando nas redes sociais sobre a importância de um Estado laico, julgo que seja interessante que façamos uma clara distinção entre laico e laicismo.

Como todos sabem, Estado laico, secular ou não confessional é aquele que não adota uma religião oficial de modo que não existe envolvimento entre os assuntos de estado e fé. Entretanto, o fato do Estado não ter uma religião oficial não o caracteriza de Estado antirreligioso. 

O laicismo, ao contrário caracteriza-se pelo Estado que assume uma postura de intolerância religiosa, ou seja, a religião é vista de forma negativa e pejorativa. Nessa perspectiva enquanto o Estado Laico defende a livre expressão religiosa, o laicismo tenta a todo custo calar a boca dos religiosos não permitindo com que estes emitam opiniões. O que tentam imprimir no Brasil, não é o Estado laico com o qual concordo. Antes pelo contrário, a ideia do Estado e dos partidos políticos e instalar um estado antirreligioso.  

Pense nisso! 

Renato Vargens

2 comentários:

É o mesmo principio da liberdade de expressão, muito discutida e defendida na imprensa, principalmente. O problema é que só defendem a tal liberdade quando o foco são defender os direitos dos homossexuais, das religiões afro, só pra citar alguns exemplos. Agora, quando se trata dos cristãos exporem suas opiniões, a coisa é muito diferente. É só a graça de Deus mesmo.

31 de agosto de 2014 17:09 comment-delete

O laicismo é a qualidade do que é laico. As duas palavras indicam a mesma coisa.
As religião deve se manter afastada da esfera privada das pessoas, principalmente daquelas que não professam a fé dessa religião.
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=V4pvZ

19 de abril de 2017 02:19 comment-delete