quarta-feira, outubro 18, 2017

Como saber se o seu casamento está a beira do divórcio?


O Brasil em 2012, registrou em relação a 2010, um aumento de 45,6% no número de divórcios. Segundo as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo IBGE, foram 351.153 processos judiciais concedidos em 2011. Esse crescimento de quase 50% representou um novo recorde, e fez com que a taxa geral de divórcios atingisse seu maior valor na série histórica desde 1984: 2,6%. A recente alteração na lei (em julho de 2010), que acabou com a exigência da separação prévia antes do divórcio, pode ter contribuído para o aumento de divórcios. Informou matéria publicada no O Globo, nesta segunda-feira (17). 

Segundo o IBGE, o DF tem a taxa maior: 4,8%. Em seguida, aparecem Rondônia (4,7) e Acre (3,8). No Rio, a taxa é de 1,9%, e em São Paulo, 3,4%. Em todo o país, o maior número de casamentos desfeitos se deu depois de 5 a 9 anos de casado (20,8). Entre o 1º e o quarto ano, os divórcios representaram 19,0%. Em seguida, o grupo que mais se divorciou tinha entre 10 e 14 anos de casado. 

Pois é, os números são impressionantes não é verdade? Lamentavelmente o número de casais que se divorciam no Brasil é cada vez maior o que nos leva a um estado de perene perplexidade. 

Bom, eu acredito que umas das melhores maneiras de se resolver um grave problema é remediando-o. Na verdade, penso que muitos divórcios poderiam ser evitados se os casais tivessem como aplicar em suas vidas conjugais um tipo de remédio que os ajudasse a superarem suas crises, problemas e dilemas. 

Pensando nisso resolvi elencar os principais "sinais" que evidenciam um possível divórcio, como também o remédio necessário para a construção de um casamento feliz e duradouro. 

Sinais que apontam para um possível divórcio: 

1- Ausência de cumplicidade
2- Mundos distantes, vidas distanciadas e desejos opostos.
3- Ausência de parceria
4- Esfriamento do diálogo
5- Ausência de romantismo
6- Desrespeito continuo
7- Mais brigas do que risos, mais divergências do que convergências
8- Acusações continuas
9- Incapacidade em perdoar
10 -Agressividade nas palavras
11- Valorização dos defeitos em detrimento as virtudes do cônjuge
12- Acomodação 

Caro leitor, talvez ao ler essa lista você esteja dizendo consigo mesmo: "Puxa vida, boa parte dos problemas mencionados nessa lista eu vivencio no meu casamento, será que diante tanta coisa, ainda existe solução para o meu matrimônio?"  Sim, claro que sim. Creio profundamente que pela graça de Deus seja possível reverter aquilo que aos olhos humanos seja impossível reverter, senão vejamos:


1- Entenda sua limitação e incapacidade de resolver problemas e busque auxilio no Senhor.
2- Não se justifique. Muitas brigas se avolumam pelo fato de um dos cônjuges nunca assumir os seus erros.
3- Ore com o seu cônjuge. Lembre-se que o cordão de 3 dobras não se rompe facilmente.
4- Escolha elogiar em vez de criticar
5- Decida perdoar
6- Que tal respeitar o seu cônjuge e não gritar com ele?
7- Passeie mais, viaje mais, ria mais, festeje mais
8- Decida amar
9- Amadureça e entenda que a lei da reação é uma verdade inequívoca, isto é se quero ser gentil, preciso exercer gentileza; se quero ser amado preciso amar; se quero  respeito preciso respeitar
10 - Fale, reclame e brigue menos
11- Se necessário procure ajuda pastoral ou terapêutica
12- Confie no Senhor.
Pense nisso,

Renato Vargens


.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only