Por Renato Vargens
Louvo ao Senhor pelas centenas, talvez milhares de BLOGS evangĂ©licos que surgiram nos Ășltimos dois anos. Deus pela sua graça tem usado irmĂŁos preciosos na propagação dos valores do reino, da defesa da fĂ© bem como na evangelização de um nĂșmero incontĂĄvel de pessoas. Da mesma maneira bendigo ao Senhor por tudo aquilo que tem feito na e atravĂ©s da vida de jovens nas Redes Sociais. De fato Ă© notĂłrio e louvĂĄvel observar moças e rapazes servindo ao Senhor no Facebook e Twitter. Contudo, uma coisa me tem chamado a atenção. Tenho visto muitos jovens lidando desrespeitosamente com os mais velhos. Isso mesmo, lamentavelmente meninos e meninas que mal saĂram do cueiro tem escrito textos, publicado vĂdeos e emitido comentĂĄrios ridicularizando as opiniĂ”es de homens de Deus.
Ontem enquanto nos dirigĂamos para a cerimĂŽnia de abertura da dĂ©cima quinta edição da ConsciĂȘncia CristĂŁ, eu, o pastor Geremias do Couto da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro e mais o Vinicius, editor do BLOG Voltemos ao Evangelho conversamos um bom tempo sobre o assunto. Fomos unĂąnimes em concordar que parte da garotada tem ultrapassado os limites do bom senso.
Pois Ă©, particularmente confesso que fico assustado com a forma autoritĂĄria com que alguns jovens se dirigem aos mais velhos no Facebook. Outro dia soube de uma caso de um rapaz que afrontou desrespeitosamente um dos mais capazes e saudĂĄveis pastores brasileiros numa rede social. Noutra ocasiĂŁo testemunhei um adolescente seminarista chamando atenção de forma ĂĄspera e desrespeitosa homens e mulheres com idades para ser seus pais simplesmente porque pensavam diferente daquilo que ele acreditava ser correto. HĂĄ pouco testemunhei outro adolescente com pouquĂssimo tempo de conversĂŁo, sem conhecimento bĂblico e teolĂłgico suficiente, corrigindo arrogantemente a postura de um dos mais respeitĂĄveis teĂłlogos brasileiros.
Prezado leitor, acho maravilhoso com que os jovens emitam suas opiniÔes. Eu vibro com isso! O meu coração se enche de alegria em observar-los servindo ao Senhor. Contudo, acho que alguns destes estão pisando na bola ao tratar desrespeitosamente pessoas mais velhas.
Gostaria de ressaltar que o meu desejo em escrever este post nĂŁo Ă© cercear a garotada do direito de publicar textos ou vĂdeos na internet. Muito pelo contrĂĄrio, me alegro por ver adolescentes e jovens dedicando suas vidas a Cristo. Todavia, gostaria de sugerir aos jovens blogueiros e membros das redes sociais que meçam suas palavras ao se dirigirem a pastores, bem como as pessoas mais velhas. Sim, vocĂȘ pode e deve emitir sua opiniĂŁo, no entanto, evite a arrogĂąncia e o deboche, mesmo porque, as Escrituras nos ensinam a valorizarmos e respeitarmos as cĂŁs dos mais velhos.
Isso glorifica o Senhor!
Fica a dica!
Renato Vargens
lĂȘem tanto a BĂblia, estudam tanta teologia e nĂŁo aprendem que a palavra "presbĂtero" significa anciĂŁo.
Além do que que estes mesmos jovens seja HUMILDES o suficiente em buscar MENTORES, homens mais velhos e com a devida experiencia ministerial para que possam aprender a ouvir e a se submeter a uma liderança de acordo com o que as Escrituras nos chamam a fazer.
Parabéns pelo post!
A paz de Cristo,
Bom, eu tenho 17 anos, e desde dos 15 me envolvi no meio de blogs com artigos e atĂ© mesmo debates teolĂłgicos. A verdade Ă© que muitas vezes vejo textos ofensivos Ă meus ideais e crenças na blogosfera, como contra o Pentecostalismo, Ă© claro que todos tem o direito de divergir em ideias, entretanto hĂĄ realmente textos na blogosfera, que nĂŁo defende a fĂ© e sim ataca a fĂ© de outrem. No inĂcio eu esquentava a cabeça e partia para a discussĂŁo, hoje, mesmo me remoendo de "raiva" prefiro ficar quieto, e aprender daquEle que Ă© manso e humilde de coração.
Muito bom esse post Pr Renato. Infelizmente, um traço que tem marcado a juventude de hoje é essa arrogùncia que os fazem sentirem-se os mais såbios deste mundo. Se inundam de tanta soberba que esquecem os preceitos båsicos da fé cristã.
O Sandro falou acima sobre a questĂŁo da mentoria, e tenho sentido isso na pele, busco beber das experiĂȘncias dos meus amigos pastores, que sĂŁo mais velhos (tenho 25 anos) e tenho sido extremamente abençoado neste sentido. Inclusive, sugiro que vocĂȘ faça um post relacionado a este tema.
Que a nossa juventude "perdida" em meio Ă sua soberba reencontre o caminho da Escritura. Um caminho de humildade, respeito e cordialidade.
Pastor Renato, concordo com a sabia advertĂȘncia sobre conduta social.
Esta sua advertĂȘncia Ă© valida nao somente para cristĂŁos , mas para qualquer indivĂduo de qualquer etnia ou comunidade. Em uma sociedade pluralista , a adesĂŁo a idĂ©ias e valores se dĂĄ mais pela admiração externa , que por imposição ou desqualificação dos conceitos pre-existentes.
Sem querer desrespeitar, acho que para muitos lĂderes evangĂ©licos, questionĂĄ-los jĂĄ Ă© um desrespeito...Tenho 27 anos, mas sempre que vejo algo que vĂĄ de encontro a Palavra, publico em meu blog, como por exemplo um "tele-pastor" que em recente entrevista tirou do contexto FL 3:14 para falar sobre uma tal "lei da recompensa" e assim defender a falsa e efĂȘmera teologia da prosperidade...
Que ninguém despreze a juventude voltada para o Evangelho que prega a Mensagem da Cruz...todavia, saber usar bem as palavras é um bom conselho...
Paz!!!
Sinceramente, para muitos lĂderes, sĂł o fato de serem criticados jĂĄ acham que Ă© um desrespeito...
Mas Ă© bom saber usar as palavras pra nĂŁo perder a razĂŁo...
Concordo com o texto mais queria o referido pastor fizesse um texto inverso,mostrando a arrogĂąncia dos mais velhos perante os jovens.
Pr. Renato Vargens,
Concordo com vocĂȘ que muitos jovens tem exagerado em suas expressĂ”es de idĂ©ias. Contudo, muitos blogueiros mais experientes e intelectuais tem mantido sites com fortes medidas de deboche, palavrĂ”es e insinuaçÔes perversas Ă pastores e pessoas pĂșblicas pelo Brasil afora.
Sinceramente, creio que precisamos também revermos se é sensato mantermos blogs denominados "apologéticos" que tem, de certa forma, incentivado muitos desses jovens a terem posturas como supracitadas.
Abs.
Marcos Sampaio
www.caminhopleno.com/blog
Muito bem explanado pelo senhor, Pr. Renato. O senhor foi muito claro, e tocou em um ponto bem atual. Confesso que jĂĄ fiz muita idiotice no Facebook, e que nĂŁo soube usar as palavras certas... Agora tomei jeito... heheh Mas o sr. tĂĄ certo. Mas em contrapartida concordo com o que o Thiago Oliveira disse: ''para muitos lĂderes evangĂ©licos, questionĂĄ-los jĂĄ Ă© um desrespeito'' isso tambĂ©m Ă© um fato. E o Senhor tambĂ©m jĂĄ falou sobre o assunto, inĂșmeras vezes. A ideia do Rafael tambĂ©m Ă© boa. Mas sobre o Testo que o Sr. escreveu a pouco: '' Sim, vocĂȘ pode e deve emitir sua opiniĂŁo, no entanto, evite a arrogĂąncia e o deboche (apesar de o sr. concordar comigo que alguns lĂderes fazem coisas que nĂŁo tem como nĂŁo rir, afinal foge tanto da bĂblia que gera duas reaçÔes em nosso consciente: riso e depois lamento), mesmo porque, as Escrituras nos ensinam a valorizarmos e respeitarmos as cĂŁs dos mais velhos. Me senti obrigado e chamado a seguir cada vez com mais intensidade a palavra de Deus que lhe foi agora revelada. Deus abençoe.
Parabéns pela postagem! Concordo contigo. Muitos estão passando dos limites.
Verdade caro Gleidson, graças a Deus que tenho tido sabedoria pra lidar com presbĂteros retrĂłgrados e que muitas vezes travam o crescimento da igreja com suas posiçÔes pessoais e nĂŁo de interesse do reino. Mas certos ou nĂŁo, sĂŁo autoridades constituĂdas por Deus, devo todo respeito Ă s pessoas, e vamos caminhando com nossas diferenças e nos aperfeiçoando cada dia N'Ele!
Postar um comentĂĄrio