domingo, dezembro 09, 2012

Peru, um desafio a igreja de Cristo

Por Renato Vargens

O Peru é um imenso país e nele encontramos as mais variadas realidades sociais, o que proporciona a Igreja de Cristo um enorme desafio na consolidação do trabalho de evangelização .

Realidades como a de Lima, Cusco, Trujillo, Piura, além obviamente das pequenas cidades e vilarejos do país,  impõem a necessidade de se trabalhar com afinco e determinação na pregação do Evangelho da Salvação Eterna. No entanto, para dificultar a missão, as cidades peruanas são heterogêneas, repletas de sub-culturas diversificadas, marcadas substancialmente pela violência e desigualdade social. Se não bastasse isso, o país é sincrético, místico e secularizado cujos valores de alguns lugarejos ainda são os da pré-modernidade. Para complicar mais a situação  a população peruana encontra-se submergida em pecado, desconstruindo a cada novo dia, os conceitos relacionados a moral, decência e dignidade defendido pelas Escrituras.

Diante do exposto sou tomado pela convicção de que a Igreja de Cristo necessita agir com intrepidez e coragem na proclamação do evangelho. De fato, mais do que nunca é preciso anunciar o Evangelho do Senhor Jesus de forma inteligente a uma geração perdida, morta em seus delitos e pecados. Para tanto, torna-se indispensável a capacitação e qualificação de pastores e líderes, bem como a plantação de igrejas sérias e compromissadas com os ensinamentos das Escrituras Sagradas e que se apresente a comunidade de modo contextualizado, compartilhando o Evangelho do Reino de forma relevante a cultura.

Isto posto, estou convicto de que este é o tempo de Deus para que a Igreja de Cristo arregace as mangas trabalhando com fé e ousadia cumprindo assim a missão que o Senhor lhe deu.

Que Deus use a igreja do Brasil para abençoar não somente o Peru, como também toda América Latina levando as naçoes vizinhas a esperança que só é possível encontrar em Jesus.

Pense nisso!

Renato Vargens
Unknown disse...

Que bom ver você voltando-se para a AL meu irmão, que Deus abençoe. Estive ai na reunião do Restore no RJ falando dos desafios na Bolívia com as crianças no presídio, contamos com suas orações. No presídio aqui em Puerto Suarez - Bolívia temos um peruano que participa do culto e esta disposto a começar o discipulado.
Pastor, fale um pouco mais da sua percepção com relação as crianças peruanas e os líderes de crianças que conheceu.
Abração e até mais

renato vargens disse...

Ricardo,

Uma pessoa legal pra vc conversar sobre isso é o Pr. Leonardo Gonçalves que é pastor aqui no Peru. o email dele é leomissao@hotmail.com. Ele tem feito um trabalho show de bola com crianças na cidade de Piura. Vale a pena entrar em contato com ele. Deus o abençoe ai na Bolívia.

Abraços,

Renato Vargens

Unknown disse...

Valeu Pastor, vou enviar um email a ele e te aviso do avanço do bate papo. Eu assisti o documentário "Ser Grande", que desafio temos na AL. Muito importante que o senhor e outros líderes voltem os irmãos das igrejas, especialmente de SP e RJ, para os bolsões da AL.

Até mais irmão, tudo de bom....

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only