O credo dos apóstolos e as doutrinas centrais da fé cristã

Por Renato Vargens

Franklin Ferreira começou sua exposição afirmando que a volta aos credos é absolutamente essencial a igreja de nossos dias. Franklin explicou que pretende tratar em sua pregação aquilo que deve ser crido por todos os cristãos, o que ele denominou de cristianismo básico e simples.

Franklin explicou que o Credo dos Apóstolos não foram escritos pelos apóstolos, mas por conter a doutrina apostólica, baseada no antigo e novo testamento. Explicou também que om credo que conhecemos passou a ser empregado no sétimo e oitavo século, e que na época fora chamado de regra de fé.

Franklin afirmou que todos nós fomos chamados a crer, daí o Credo Apostólico se iniciar com a palavra crer. Segundo o pastor batista somos chamados a recitar nossa fé publicamente. Para ele o Antigo Testamento está repleto de exemplos onde o povo de Israel tinha uma tradição confessional. Ele também afirmou que Novo testamento a coisa fica mais séria, até porque, segundo as Escrituras a igreja foi chamada a confessar sua fé publicamente em uma comunidade local. Ele também disse  que no Novo testamento uma confissão de fé não é requerida somente a pastores, diáconos e presbíteros,  mas a toda a comunidade de fieis. 

Franklin compartilhou que há indicações claras de fragmentos de confissões de fé  no Novo Testamento, estabelecidos no contexto da pregação da igreja, em seu culto em sua defesa contra ensino errôneos. Dentre inúmeros textos bíblicos citados por Franklin, ele destacou Filipenses 2:1-5 que segundo alguns interpretes,  pode até mesmo sido um cântico cristão.

Franklin também afirmou que não há interpretação bíblica livre de pressupostos. O credo dos apóstolos funciona como modelo e paradigma para interpretar as Escrituras. Pelo Credo a nossa fé é confirmada e protegida. Precisamos nos aproximar das Escrituras com o Credo em mente, como "óculos" hermenêutico. Não temos como chegar às Escrituras sem pressupostos básicos. Do contrário vamos criar doutrinas perigosas."

Franklin disse que se formos pego adorando a Deus que não seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo estamos em idolatria. Além disse, ele disse que ao prestarmos um culto a Deus numa visão defeituosa produzimos uma adoração repulsiva e idolátrica.

Que o Senhor tenha misericórdia de cada um de nós!

Renato Vargens

1 comentários:

Por oportuno, ofereço aqui a minha versão musicada, em estilo coral, do Credo Apostólico:
1) Solo, com vocais masculinos - http://goo.gl/rLkMr
2) Só melodia a 3 vozes:
http://goo.gl/DaIFM

3 de outubro de 2012 19:35 comment-delete