quarta-feira, novembro 16, 2011

Os sete pecados de Caim

No próximo domingo, 20 de novembro de 2011, às 19h30 O pastor Judicley Santos lançará seu primeiro livro. Os Sete Pecados de Caim

Os Sete Pecados de Caim foi o título de uma série de sermões expositivos que Judiclay pregou na Igreja Batista Betel  em fevereiro de 2010. 

POR QUE CAIM MATEU ABEL?

Partindo do pressuposto que o melhor comentário da Bíblia é a própria Bíblia, encontramos a resposta nas Escrituras. O Novo Testamento lança luz sobre o Antigo Testamento e revela a razão pela qual Caim matou o seu irmão. “O motivo íntimo do desumano ato de Caim é revelado em 1 João 3.12”.

“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 Jo 3.11-12).

O apóstolo João interpreta a narrativa de Gênesis e afirma que o motivo principal do crime era a natureza pecaminosa de Caim, cujo coração era maligno e perverso. João é categórico ao dizer que Caim era do Maligno e suas obras eram más. Tendo em vista que nada incomoda mais as trevas do que a luz, Caim nutria uma diabólica animosidade para com Abel, homem de fé (Hb 11.4) e justo (Mt 23.35).

“Os atos de Caim era malignos, e os de seu irmão eram justos. Esses dois adjetivos oferecem contraste. A palavra grega para maligno é a mesma que João usa para descrever Satanás (2.13,14; 5.18,19). Em resumo, João revela que as obras de Caim tiveram sua origem em Satanás. O termo justo, porém, é um termo que se refere a Jesus Cristo (1.9;2.1,29;3.7) Em outras palavras, Caim pertencia a Satanás e Abel pertencia a Deus”. [ii]

A Bíblia ensina que cada pecado, alimentado e conservado, gera outro pecado. “O caminho do pecado é descendente, e os homens que estão no pecado vão de mal a pior”.[iii] O salmista diz que “um abismo chama outro abismo” (Sl. 42.7) Há pecados que servem como úteros para outros pecados. Em seu caminho de transgressão, Caim pecou contra o seu irmão, tirando-lhe a vida de uma maneira tão cruel. No entanto, o pecado de Caim foi primariamente contra o seu Criador. “O pecado é um desafio à justiça de Deus, um roubo à sua misericórdia, um zombar de sua paciência, um desprezo ao seu poder e um desdém ao seu amor”, afirma John Bunyan.
  
Os Sete Pecados de Caim: os descaminhos do filho de Adão é um livro cujo propósito é denunciar a potencialidade destrutiva do pecado, com seus perigos e conseqüências. Como bem exortou William Gurnall: “Nunca pense que você encontrará mel no pote, se Deus escrever veneno no rótulo”. Portanto, evitar o caminho de Caim é fundamental para todos os que querem permanecer no verdadeiro Caminho e, como Abel, viver pela fé e ser justo.

SUMÁRIO

Introdução: Por que Caim matou Abel?
Capítulo 1 – IMPIEDADE. A vileza de desonrar a Deus.
Capítulo 2 – INVEJA. A tristeza pelo sucesso do outro.
Capítulo 3 – IRA. O vento que apaga a lâmpada da mente.
Capítulo 4 - REBELDIA. A insistência em andar na contramão.
Capítulo 5 - HOMICÍDIO. Um atentado contra a santidade da vida.
Capítulo 6 - IMPENITÊNCIA. Um coração refratário à obra da graça.
Capítulo 7 – ORGULHO. O primeiro e o pior pecado.
Conclusão: O TEATRO DA VIDA

VOCÊ PODE ADQUIRIR SEU EXEMPLAR PELOS TELEFONES:
 (21) 2696 0357 21) 37733431 ou pelo Email  judicley@yahoo.com.br

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only