domingo, setembro 18, 2011

05 dicas para os adeptos da doutrina do decreto espiritual.

Por Renato Vargens
A doutrina dos decretos espirituais é uma grande aberração teológica. 

Lamentavelmente a prática do decreto e da oração determinista  se tornaram comuns ao meio evangélico. Na verdade, em boa parte dos templos chamados cristãos é absolutamente normal vermos ou ouvirmos pessoas determinando a benção em nome de Jesus. Nesta perspectiva se decreta o carro novo, a cura da enfermidade, a prosperidade financeira e a desgraça alheia.

Os defensores deste tipo de oração fundamentam seus comportamentos no evangelho de João, capítulo 14, verso 13, afirmando que o termo usado como pedir foi mal traduzido, isto porque, segundo estes, a palavra no original jamais teve a idéia de pedir alguma coisa, e sim de determinar algo. Entretanto, ao contrário do que tais profetas afirmam, o texto grego aponta efetivamente para alguém que pede, sem contudo exigir o cumprimento daquilo que deseja. Ora, onde já se viu um filho determinar o que quer que o pai faça? Ou, de modo semelhante um servo ordenar o que deve ser feito ao seu senhor? O filho é submisso ao pai e o servo é submisso ao seu senhor. Se Deus é nosso Pai, então devemos honrá-lo como tal. Se ele é nosso Senhor, então a nossa postura deve ser de servos.
  
Pois é cara pálida, a doutrina dos decretos é um grande engodo. Acreditar nela significa acreditar que podemos dar ordens a Deus determinando a Ele o que deve ser feito. Nesta perspectiva gostaria de sugerir aos adeptos desta funesta doutrina que fizessem os seguintes decretos espirituais, até porque, se de fato o ensino é verdadeiro,  as ordens funcionarão não é verdade?

1- Decrete o fim da violência no Brasil e estipule prazo para que isso aconteça até o dia 31/12
2- Determine o fim da corrupção e da safadeza no Palácio no Planalto e no Congresso Nacional.
3- Decrete o fim da perseguição aos cristãos no mundo e a conversão de todos os mulçumanos a Cristo.
4- Decrete que o Botafogo será campeão da Libertadores. (Tem que ser um decreto poderoso).
5- Decrete que o Vasco nunca mais na vida será vice-campeão (essa casta precisa de oração)

Renato Vargens

PROFESSOR VALDIR MANENTE disse...

Paz Pastor....só não me peça pra "determinar" que o curintia seja campeão da libertadores ai é pedir demais kkkkkkk......tenho visto isso em quase todos os 'cultos', sou de uma denominação neopentecostal, sou professor da ebd, e ja tive dificuldades com alguns alunos por causa dessa 'doutrina'...depois de quase 3 anos ensinando a doutrina de Cristo, eles mudaram seus conceitos....até o 'pulpito' da igreja mudou a respeito de alguns assuntos na hora de suas 'pregações'....ore por mim, não é facil...Deus continue o abençoando.

Unknown disse...

Boa tarde, Pr. Renato.
Excelente post. Ri muito quanto às determinações para os times de futebol kkkk. Mas falando sério. Algum tempo em minha vida fui ensinada a determinar, apesar de sempre contestar, pois não devemos dar ordens à Deus, tampouco "obrigá-lo" a cumprir nossos desejos/caprichos. Na época eu era mal interpretada, pois os defensores da tal prática diziam que somente determinando eu conseguiria o que queria. Detalhe: Determinei tanto um casamento que até hoje estou solteira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Podemos até rir, eu permito.
Glórias à Deus que o Senhor me ensinou que devo olhar somente para Ele!

Clamor de Salvação disse...

Muito bom e esclarecedor o texto! Devemos lutar para que as pessoas se conscientizem e voltem para o Evangelho Puro e Simples!

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Esse pessoal do determinismo deveria decretar sua própria conversão. Decretar o fim da paixão pelo pecado. Decretar a volta ao cristianismo fiel e sincero. Decretar a volta ao primeiro amor. E vamos seguir enfiando a bordoada nos "ungidos de Gezuis".

Maicon Custódio disse...

Excelente pastor!

Texto relevante ao extremo este aqui...

só me permita acrescentar um decreto, haha

Já que incluiu o Corinthians no decreto temos que decretar que o Fluminense volta à segundona e volte à Séria A pela porta da frente até o fim deste ano, ok?

Abração

Deus o abençoe!!!

Fábio Stefani da Silva disse...

Pelo menos o Coringão papou a sua libertadores, hehehehehehe.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only