quinta-feira, agosto 25, 2011

Os falsos ensinos sobre ofertas e primicias

Por Renato Vargens

Lamentavelmente multiplica-se a olhos vistos a quantidade de falsos profetas que semeiam falsos ensinos na igreja evangélica brasileira.

Uma das ultimas invenções deste povo relaciona-se aos mais distintos tipos de ofertas. Pra variar, os pastores da prosperidade criaram algumas formas de tirar dinheiro dos incautos, senão vejamos:

1- Primícias (dever ser entregue ao "sacerdote"(pastor) o valor referente a um dia de trabalho do seu salário, Ex.: R$560,00 dividido por 30 = R$18,66 esse é o valor da primícia, é para uso pessoal do "sacerdote". Segundo os defensores desta nova modalidade de "contribuição financeira " , todo crente em Jesus deve oferecer ao seu líder as primícias de sua renda.  Nesta perspectiva, o cristão além de ofertar e dizimar na igreja ele precisa prioritariamente HONRAR com suas finanças aquele que o lidera. A picaretagem desse pessoal é tão grande que alguns chegam afirmar que a primícia é uma semente tão singular, que mesmo antes de se instalar qualquer outra doutrina na Terra, depois da queda de Adão, o assunto que moveu o céu para terra foi a primícia. Segundo o estes profetas da mentira  Deus disse que se moveria a favor de Abel. Para  eles a primícia foi o primeiro assunto ventilado de discussão na Terra, entre o irmão mais velho com o irmão mais novo. Então, só nos resta o entendimento espiritual, e não a paga de um imposto novo, pois onde tiver a honra, ganhamos o respeito de Deus, afirmam os semeadores de heresias.

2- Semeadura (essa é a da barganha, se você deseja um bem material,  deverá ofertar proporcionalmente ao tamanho da benção desejada);

3- Gratidão (Você deverá trazer todos o meses um oferta de gratidão pelas bençãos recebidas);

4- Ofertas voluntárias (aquelas que vão nas "salvas" para manutenção do templo);

5- Missões (essa não precisa de explicação)

Pois é, com exceção das duas últimas, as outras não passam de invencionices apostólicas.

Infelizmente esses caras não se cansam de fabricar heresias! Confesso que estou chocado e escandalizado com essa história do crente em Jesus ser obrigado a ofertar ao pastor um dia de seu trabalho!

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Deus não é um tipo de bolsa de valores que quanto mais "investimos" mais dinheiro recebemos. Deus não se submete as nossas barganhas nem tampouco àqueles que pensam que podem manipular o sagrado estabelecendo regras disvirtuadas de sucesso pessoal.

Isto posto, afirmo que a doutrina das sementes ou primicias ensinadas por essa gente é espúria, sem fundamento bíblico e manipuladora cujo objetivo final é o enriquecimento dos profetas da prosperidade.

Que Deus tenha misericórdia do seu povo e nos guarde de tropeçar.

NEle que é a verdade absoluta,

Renato Vargens

"E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."(II Pd 2:3)
João "Johnnÿ" Dias disse...

Muito esclarecedor o texto, pastor Renato, os canalhas de paletó estão cada dia mais ousados. Só Jesus nos salva!

Soninha Buiatti disse...

Pr. Renato, fiquei feliz por ter colocado essa explicação em seu blog. Só para acrescentar algo mais:

Eles iniciam os "seminário de vida financeira" dizendo que a bíblia é composta pelo Antigo e Novo testamento, e que devemos obdiencia à Palavra de Deus como um todo(Antigo e Novo testamento), eles afirmam que não estão ensinando a Lei, mas os princípios estabelecidos por Deus na Lei. E assim convencem o povo de que realmente estão ensinando uma doutrina genuinamente bíblica. E como não podia deixar de ser, eles afirmam categoricamente que quem não se submeter estará em desobendiencia a Deus. O versiculo que gostam muito de usar é: 2º Crônicas 20:20 - "...crede nos seus profetas(no caso, eles) e prosperareis." É isso.

Em Cristo,
Sônia.

Rosy disse...

Por estas e outras que renunciei á toda e qualquer religiosidade ensinada dentro desses templos de mercenarios, por 9 anos, a cada 6 meses sendo psicologicamente obrigada á dar o meu tudo pra esses ladroes e mercenarios da fé; e durante toda semana, em todos os cultos a cada versiculo pregado era motivo pra se passar envelope em forma de campanha de fé;as vezes penso como eu pude ser tao tola, tao cega, e por tanto tempo?!
Deus, abra a mente, os olhos e o entendimento dáqueles que ainda continuam perdidos dentro destes lugares malditos usado por satanás p/ enganar o povo!

Anônimo disse...

Sou da assembléia de Deus em Natal, aqui para ser consagrado tem que ter os comprovantes de dizimos identificados, qual é a diferença das vendas de indulgencias antes da reforma? Precisamos urgentemente de outra reforma.

renato vargens disse...

Prezada Sônia,

Esses caras são falsos profetas cuja preucupação exclusiva é com seus próprios bolsos. Deus há de julgá-los um por um.

Abraços,

Renato Vargens

Unknown disse...

É, por essas e outras que , segundo resultados de pesquisas, os número cristão no Brasil tem crescido porém sem vínculo com congregação. Estão preferindo ficar em casa. Uma pena, pois congregar é benção e Bíblico.

Pr. Júlio e Pra Eliana disse...

Eu hem? é cada coisa, pois comigo é diferente, sou dizimista e faço ofertas conforme o Senhor tocar em meu coração, no coração do meu marido e se tivermos em condições para isso. Congrego, ensino, sempre que posso dou uma palavra de incentivo para que todos trabalhem e contribuam de forma que não pese para ninguém, mato a unha os mercenários, vamos parar com esse negócio de sair das congregações por este motivo, tem pessoas que só querem um pezinho para ir dar uma voltinha lá no mundo e ficam com esse discurso que sairam porque tavam pedindo dinheiro, se já tem essa visão, enão pronto deixa Deus te usar lá dentro mesmo! vamos em frente JESUS ESTÁ VOLTANDO! prepara-te Ó Israel para te encontrares com o Senhor teu Deus.

Reabias disse...

O que me diz de Malaquias 3:6-12 ?

Anônimo disse...

Não precisamos de reformas. Precisamos LER Biblia. Ela é uma só. Uma só verdade. Os homens que a interpretam como melhor lhe convém. Como diz em Mateus 22:29> "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.". Falando em $$, observem: o dízimo era da Lei, certo? E hoje não vivemos pela GRAÇA? é só ler Gálatas 5: "De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei." - Se hoje, estamos debaixo da graça, praticarmos algo da Lei, temos que guardá-la toda. Quem faz sacrifícios hoje? LEIAM HEBREUS 7, versiculos 11 a 28, e capítulos 8 e 9.. Não tem nada mais CLARO. Na verdade mesmo, as pessoas tem medo é da Verdade.

NANY disse...

MUITO BOA ESSA SUA EXPLICAÇÃO,, PQ HJ OS POVOS NÃO SEGUEM A PALAVRA DE DEUS E SIM A HOMENS,, SOU CRISTÃO DESDE O VENTRE DE MINHA MÃE,, SOU BATIZADA NAS AGUAS,, POREM NEM TUDO Q OS HOMENS DIZEM EU FAÇO,, PQ HJ DENTRO DAS IGREJAS ESTA UM DEUS NOS ACUDA,, HÁ MAIS IGNORANTES DO QUE PESSOAS CERTAS DO QUE ESTÃO FAZENDO,, UM LEVITA HJ NÃO SAI PRA LOUVAR SEM ANTES LHE PAGAREM,, UM EVANGELISTA NÃO SAI PRA PREGAR SE TBM NÃO LHE DERAM O QUE ELE CHAMA DE SALÁRI,, CADA A OBRA PRA JEUSS?? CADE O AMOR PELOS IRMÃOS,, É CM SE VC PROCURA-SE UMA VIDENTE E PAGASE PRA SABER DE SEU FUTURO PQ SE NA SUA IGREJA HJ TEM UM PREGADOR DE FORA Q FAZ REVELAÇÕES,, VC TEVE Q PAGAR PRA ELE ESTAR ALI,, E NÃO É UMA AJUDA,, ELE TEM SEUS VALORES FIXOS,, POR ISSO EU CONGRGO,, EU LOUVO A DEUS EU ORO,, MAS FAÇO TUDO EM MIM,, NÃO ME MISTURO CM MERCENARIOS,, PQ ISSO É CM SE FOSSE O POVO DE CEZAR,, E EU SOU DE JESUS,, EU SIGO A PALAVRA DE DEUS,, E NÃO A UM BANDO TE ENLOUQUECIDOS POR BENS MATERIASI,, AI Q SAUDADE DA IGREJINHA,, VELHINHA DE MADEIRA,, E AS IRMÃS QUE CUIDAVAM DAS OVELHAS,, O TEMPO MUDOU,, E AGORA SIM SABEMOS Q ESTÁ PX O FINAL,, QUE NO FUNDO A MAIS FANATICOS DO QUE SERVIDORES DE JESUS

Anônimo disse...

Meu Deus, quanta confusão !!!

Eliezer G dos Anjos disse...

JA TIVE UMA ESPERIENCIA PESSOAL EM UM DESSES CONGREÇOS APOSTOLICOS E PROFETICOS E FOI COMO ESTAR DIANTE DO PROPIO SATANAS, POIS NUNCA TINHA OUVIDO TANTA HERESIA E TANTO ENGANO COM INTUITO DE TIRAR DINHEIRO DO POVO, O PIOR FOI VER O POVO CEGO E IGNORANTE PASSANDO EM TODO MOMENTO PARA DAR DINHEIRO A ESSES SAFADOS.
OS DOIS DIAS QUE PASSEI NESTE CONGREÇO DARIA UMA POSTAGEM GRANDE DE PURAS HERESIAS, QUE VAI DESDE EXEGEGUE A ATOS PROFETICOS COM BATISMO DE DINHEIRO. MAS INFELISMENTE ELES ENCONTRAM ALGUE QUE PAGUE POR SEUS SHOWS.
MARANATA

Unknown disse...

Com todo prazer farei meu comentário. Concordo com você em gênero, número e grau, pois é um absurdo a atitude desses Falsos Profetas. Muitos se deixam levar por essas conversas de " dê (X) e vc vai receber (XX)". O que percebo hoje em muitas igrejas evangélicas é a AUSÊNCIA do conhecimento de Deus, pois, algumas pessoas buscam o caminho mais fácil, então se veem presas nos laços desses ENGANADORES. Que Deus os recompense segundo suas Obras.

Deus continue te abençoando e te usando!!
Na graça do Pai...
Seguindo com muita satisfação!!
http://quandoavozdedeussoa.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola amado !!!
Respeito a sua opinião, porém creio que as palavras mencionadas são pesadas de mais se tratando de irmãos na fé. Toda heresia como citado no texto, assim como toda mentira sera revelada, nada fica oculto aos olhos do Senhor. Não cabe jugamento antecipado a nenhum filho de Deus, Deus jugará a eles, a mim e a você. Que Deus o abençoe sempre.

Pastor amigo

Edison Fernando disse...

o pior disso tudo é que o Amor esta esfriando e a avareza esta esquentando... Seria muito bom abençoar nossos irmãos mais pobres com nossos bens, pagar uma conta de luz atrasada de um irmão, pagar um curso para um jovem começara a trabalhar, fazer uma feira de alimentos para uma família q esta sem nada na dispensa, ao invés de dar o dízimo da lei... Fé e obra = Amor e socorro ao próximo. Eu creio q devemos ajudar onde estamos reunidos para adorar a Deus num culto solene, mas, essa oferta, deve ser de coração e com amor pela obra e nunca uma coerção do medo... mesmo pq vivemos na GRAÇA! "nos últimos dias haverá tempos difíceis, pois o amor se esfriará de quase todos" (uma referencia para os de dentro da Igreja de Jesus)
Paz e Amor

Unknown disse...

Será que o Pastor poderia colocar mais referencias bíblicas que condenam esses ensinamentos?
Muito Bom texto e bastante argumentativo.
Esses pastores tornam o culto Uma Parada " Emocional " Envolvendo a " Ganância, o Medo e a inocência das Pessoas.
se puder Postar mais Coisas sobre essas !
Deus Guarde o Senhor !

Unknown disse...

Sua pergunta é um pouco vaga. Que vai lhe responder não sabe se vc tá contra ou a favor. Mas a historicidade de Malaquias diz que o povo daquela época o roubavam, ou melhor roubavam aos Levitas... Hoje não existe Levitas, não se aplica aos nossos dias. Se tiver tudo isso que voltemos ao judaísmo e as leis de Moisés.

Unknown disse...

Muito vago !

Unknown disse...

Deus o abençoe Pr. Renato e, continue sendo sempre um Apologeta da fé cristã.

lanes disse...

Pois é Pastor, esse povo ainda usa Malaquias 3:10 para incutir na mente dos fiéis que têem que dizimar. Faz desse versículo um estelionato bíblico.
"... derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança."
Esquecem que essa abastança citada pelo autor não são bênçãos materiais, e, sim bênçãos espirituais. Ai está o estelionato.

Unknown disse...

Provérbios: 3. 9. Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10. assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de mosto os teus lagares. Promessa de Deus a este mandamento !!! Se vc não crê, não contamine com a sua incredulidade quem crê.

Léo disse...

Infelizmente isso tem que acontecer,para que os filhos da desobediência se manifestem, obrigado Pr. Pelo esclarecimento Deus abençoe.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only