segunda-feira, maio 02, 2011

A Bíblia, o jornal e Osama Bin Laden.

Por Renato vargens


Há pouco recebi um email de um "apóstolo" dizendo que eu não deveria escrever nada sobre o tema visto que isto não edificaria ninguém. Na mesma hora lembrei de Karl Barth que dizia que o cristão deve carregar em uma das mãos a Bíblia e, na outra, o jornal. Ou seja,  sem a Bíblia nada temos para pregar. Por outro lado, sem a “leitura do jornal”, a nossa pregação pode parecer endereçada a anjos e não a pessoas de carne e osso.

Isto posto, afirmo que é responsabilidade da igreja  tratar de todos os assuntos, trazendo a sociedade uma cosmovisão cristã e bíblica  dos principais acontecimentos do mundo.


À luz disto gostaria de repercutir a informação dada pela GLOBONEWS que afirmou que o Talibã Paquistanês planeja ataques suicidas na América nos próximos dias.

O diretor da agência de inteligência americana, a CIA, Leon Panetta, disse que é "quase certo" que a Al-Qaeda tente vingar a morte de Osama Bin Laden. "Bin Laden está morto, mas a Al-Qaeda, não. Os terroristas quase certamente tentarão vingá-lo. E nós devemos - e iremos - continuar atentos e determinados", disse Panetta.Mais cedo, militantes do Talebã e da Al-Qaeda no Paquistão disseram à BBC que a morte de Osama Bin Laden "não vai ficar sem resposta". 

O porta-voz da principal facção paquistanesa do Talebã Ehsanullah Ehsan falou por telefone com a agência de notícias AFP. "Se ele (Bin Laden) foi martirizado, nós vamos vingar sua morte e lançar ataques contra os governos americano e paquistanês e suas forças de segurança", disse ele. "Essas pessoas são, na verdade, inimigos do Islã." "Se ele (Bin Laden) se tornou um mártir, é uma grande vitória para nós, porque o martírio é o objetivo de todos nós", disse Ehsan.  Bin Laden se mudou para o Afeganistão em 1996, de onde passou a comandar a Al-Qaeda com o apoio do Talebã, que controlava o país. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o governo americano ordenou que o Talebã entregasse Bin Laden ou entregasse o poder, o que resultou na invasão do Afeganistão por forças dos Estados Unidos.

Caro leitor, que tempo são estes? De fato, a morte do terrorista Osama Bin Laden, mexeu com os ânimos do mundo. Em todos os cantos do planeta, a inquietação, preocupação e ansiedade quanto aquilo que a Al-quaeda poderá fazer.

Diante do exposto, e da complexidade da situação acredito piamente que a Igreja de Cristo deve dobrar os seus joelhos e rogar ao Eterno misericórdia. Um novo atentado aos EUA ou a qualquer outro país seria aterrorizador! 

Verdadeiramente o mundo geme e os sinais apontam para a breve volta de Cristo.

Pense nisso!

Renato Vargens
Cícero disse...

A frase final antes do P.S. encerra bem o que está por trás dos fatos: a volta do Senhor Jesus Cristo.

Abraços fraternais nEle, o Senhor e Redentor da criação

Ir Cícero

Junin disse...

Não só esse acontecimento, em toda a Terra estamos tendo testemunhos de que é eminente a chegada da ultima hora. Tenho vivido dias de intensa vigia... sinto que a Igreja poderá ser arrebatada a qualquer momento! arrume sua vida pra ser surpreendido!!!

Apóstolo Ricardo Justo disse...

Fui mal julgado? Era sobre a foto. E se Barth fala do jornal em uma mão e a bíblia na outra, era exatamente para interpretar os eventos mundanos à luz da reflexão bíblica e não o contrário. Mas a teologia neo-ortodoxa, num mundo de informes instantâneos ainda faz sentido?
No amor que nos une,
seu irmão

Anônimo disse...

Pra mim a morte do Bin Laden é uma grande mentira, mais uma desculpa para o EUA planejar a morte de mais pessoas... igual a farça do ataque ao WTC... de qualquer forma isso realmente é sinal da volta do Senhor Jesus Cristo...

Victor Emanuel disse...

"Cícero servo de Cristo" a volta do Senhor está tão perto quanto estava quando Jerusalém foi destruida no ano 70. Se os apostolos achavam que era eminente é porque os sinais já estavam desde aqueles dias. A morte do Bin Laden naão trouxe esse dia para mais perto!

Anônimo disse...

Brilhante e muito oportuno texto! Concordo com Karl Barth, afinal, não devemos ficar cegos aos sinais do tempo (Lucas 12:56). O mundo ficou grande, e por conta disto, devemos utilizar os meios de comunicação para ampliar o alcance da nossa visão.

Deus o abençoe!

Carlos Amorim

Anônimo disse...

Deixo aqui o meu abraço ao querido servo de Deus, e desde que comecei a acompanhar seu blog ele tem me saltado aos olhos pelo conteúdo simples porem relevante, conciso mas completo, que aborda assuntos abrangentes, mas sempre pela ótica da humildade como o mestre faria.

Que Deus continue o abençoado e a sua comunidade também.

Nomen mihi nullus est. disse...

Certo, mas esse négocio de bíblia a mão e jornal na outra é coisa de neo-ortodoxo!



devemos pregar a bíblia somente a bíblia! mas discordo do ''apóstolo'' que disse para vc não pública sobre o assunto, afinal isso é um blog e não uma igreja na hora da pregação!

Escrevinhando disse...

Querido Renato,

Bom lembrança das palavras do K. Barth, Nestes tempos cada vez difíceis a igreja de Cristo precisa cada vez mais de servos e servas que fazer uma leitura bíblica relevante e uma visão crítica dos tempos.

Que o Senhor o abençoe.

Anônimo disse...

Realmente, verdadeiramente, e biblicamente, nós, servos do SENHOR JESUS, somos os únicos agentes espirituais, aos quais, segundo Mt.24:14 e II Pe.3:12, foi concedida a grande comissão e graça de apressarmos a volta do nosso amado SENHOR e REI, porquanto qq. discussão a respeito de assuntos desta era malígna não produz nos pecadores perdidos, tal qual éramos, qualquer reação de arrependimento, o que é, essencialmente, o que falta nos corações das pessoas à nossa volta, para serem salvas. Portanto, precisamos sair de nosso conforto e confronto crítico e racional e, cheios do Espírito, como JOÃO BATISTA e o próprio SENHOR JESUS, ama-las e pregar: "Arrependei-vos pois está próximo o reino dos céus..."

Anônimo disse...

Assim como a ida do homem americano a lua, a morte do Bin Ladem, ainda está sendo motivo de controvérsias.
@eufalosim

Anônimo disse...

Caro irmão Felipe,

Chame a postura da "Bíblia em uma das mãos (e no coração, acrescentaria eu) e e o jornal na outra" como quiser: neo-ortodoxa, neo-anti-liberal, etc... A questão é que esta frase, independente da corrente filosófica donde ela se originou, é bastante relevante, ponto.

Façamos coro com as palavras do apóstolo (um de verdade...) quando disse:

"Examinai tudo. Retende o bem." (1 Tessalonicenses 5:21)

Abraços fraternos, de seu irmão em Cristo,

Carlos Amorim

Lanes disse...

Pastor Renato, paz.
Além do mais,temos o jogo infinito do poder, no qual as partes envolvidas fazem de tudo para que ele não fuja de suas mãos. É de todos, sabido, que se Obama tivesse bem nas pesquisas, não seria nesse momento o bote em cima do Bin Laden. Isso serviu para alavancar, e muito a sua campanha à reeleição.
E, ainda custo a crer que o terrorista em tese, esteja morto!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only