terça-feira, abril 26, 2011

Ana Paula Valadão, os piolhos e a glória de Deus debaixo do banco.

Por Renato Vargens

Em primeiro lugar gostaria de afirmar que meu intuito não é denegrir a imagem da Ana Paula Valadão. Reconheço que muitas de suas canções foram e ainda são uma bênção para a igreja evangélica brasileira. Ressalto também que acredito que o desejo de seu coração seja servir ao Senhor , bem como adorá-lo com seus talentos e dons. Todavia, não posso deixar de questionar à luz das Escrituras Sagradas algumas de suas doutrinas e comportamentos, que de forma sorrateira e avassaladora tem desconstruido os valores do Reino.

Isto posto, gostaria de comentar um texto publicado no BLOG da Ana que segue abaixo na integra:

"Palavras não podem conter o que vivemos neste 12º Congresso! Abaixo, um testemunho de uma visão e confirmação do que Deus fez nesses dias. É de uma querida irmã. Veja:

“Oi minha linda irmã, que a graça, a paz,  a unção e o amor do Pai sejam abundantes em sua vida. Estou te escrevendo para compartilhar um sonho e uma visão que tive e tem a ver com o 12º Congresso de Louvor. Há 6 meses sonhei que estava chegando na Lagoinha e havia um rebuliço na porta, porque o Pr. Márcio tinha mandado arrancar todos os bancos e colocado toda a equipe pastoral na porta com uma bacia de álcool gel e pente fino. E as pessoas que chegavam só podiam entrar no templo depois de deixar a equipe passar pente fino em suas cabeças. E só podiam entrar no templo depois de tirar os sapatos. Tudo isso porque o Senhor tinha dito ao Pr. Márcio que a Glória dEle estava debaixo dos bancos, que o povo estava sentado sobre a Glória de Deus. E ao passarmos o pente fino na cabeça das pessoas, saíam muitos piolhos, até da cabeça dos homens que estavam careca. Mas aqueles que deixavam, que obedeciam, tiravam os sapatos  e entravam, não conseguiam ficar de pé, engatinhavam no templo, tamanha era a Glória de Deus ali. Então, o Senhor me falou em Romanos 12. 1-2 sobre a santificação e renovação da mente, para ver a Glória dEle. No Congresso, ouvi do pastor da Finlândia, uma palavra semelhante, ele disse também que haverá dias que as pessoas entrarão engatinhando no templo. Glorifiquei muito a Deus por isso… Quando ele te tocou e você foi para o chão, depois o Pr. Márcio, e ele chamou a Igreja para se arrepender, vi muitas pessoas entrando debaixo dos bancos, e estes levaram a Glória de Deus… mas isto foi só o começo, vai ter que humilhar mais… Sei que muitos tiveram visões, e você receberá muitos relatos sobre visões e sonhos. Porque a Glória do Senhor esta aqui… Um grande abraço.  Que o Senhor te renove as forcas e restaure a sua voz.”

Bom,  o texto em questão não pertence a Ana e sim a uma de suas leitoras. Todavia, a pastora da Lagoinha o publicou no seu blog, o que nos leva a crêr que referenda tanto o sonho e visão descrita neste artigo.

Caro leitor,  acredito que seja muito perigoso fundamentarmos algumas posturas teológicas em experiências misticas. Veja bem, o relato em questão, em vez de ser submetido ao crivo das  Escrituras, foi tratado pela Ana Paula  como uma se de fato fosse uma Palavra inequivoca de Deus. Sinceramente afirmar que a glória de Deus estava debaixo dos bancos e que o povo estava sentado sobre ela e que havia necessidade de se passar pente fino na cabeça das pessoas é de uma sandice só.Ora, vamos combinar uma coisa? Aonde encontramos isso nas Escrituras? Em que lugar no Novo Testamento encontramos base bíblica para a unção do cai-cai?   

Infelizmente uma das características mais marcantes de alguns dos evangélicos deste tempo é a sua avidez por novidades.  De fato é impressionante a quantidade de cristãos que abandonaram o estudo sistemático das Escrituras Sagradas em detrimento as “experiências e novas revelações.” Segundo essas pessoas o crente não deve se preocupar em conhecer ou estudar a Bíblia, mesmo porque, para estes a “letra mata”. Para os que defendem este tipo de pensamento, o estudo ordenado das Escrituras e de suas doutrinas contribui para a extinção do fogo do Espírito Santo na vida da igreja . Diante do exposto, contraponho-me com veemência a este tipo de percepção afirmando efetivamente que a Palavra de Deus é viva, infalível, eterna e totalmente fidedigna. E que é somente por Ela que devemos nortear as nossas mais variadas e complexas decisões. É Ela que sacia a fome do coração e preenche as lacunas da existência. É Ela que revela o Criador, bem como o seu imensurável amor pelos eleitos de Deus.

As Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível, e infalível no mundo.  A Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias. Ela é a norma normanda e não a norma normata  para todas as decisões de fé e vida.  Se junta a isso o fato, de que a autoridade das Escrituras é superior à da Igreja, da tradição como também de qualquer estrutura hierárquica religiosa.

Diante disto repito aquilo que o Reformador alemão Martinho Lutero certa vez  afirmou: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.”  

Soli Deo gloria,

Renato Vargens
Ap. Ricardo Justo disse...

Lutero fez um pacto com Deus e alguns fazem pacto com Lutero. Jacó recebeu a visita de um anjo em sua luta para se tornar Israel. Jesus mesmo foi visitado por um anjo ministrador em sua agonia no Getsêmani. Pedro teve visões sobrenaturais. Paulo teve visões. João teve visões. Eu mesmo já tive visões sobrenaturais e fui visitado por um anjo em minha agonia. Que mal há nisso? O que não se pode é viver por visões ou por anjos e sim pela Palavra de Deus. Mas isso não anula aquilo.

Neto disse...

Ricardo Justo,

O que o pastor Renato Vargens fez aqui não foi condenar visões e outras experiencias com Deus. O que ele condenou foi a TRISTEZA de se viver essas coisas e não passa-las pelo pente fino da Escritura para se comprovar se são de Deus ou não.

A Própria Bíblia nos ordena a fazer isso.
"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."
1 João 4:1

Se você vivesse pela Palavra de Deus como diz viver, saberia que não existem mais Apostolos hoje em dia(Isso se seu "Ap" for de "Apóstolo").

Um abraço.

Marcos David Muhlpointner disse...

O que significam norma normanda e norma normata ?

Unknown disse...

Caro irmão Ricardo,

Devo concordar com o irmão Neto. O texto do sr. Renato Vargens tem um contexto específico, retirá-lo disso é fazer uso de tendenciosidade na interpretação.

"À lei e aos mandamentos! Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!" (Is 8:20 NVI)

Graça e Paz!

Raysa Soares disse...

Eu concordo tanto com o Ap. Ricardo quanto com o Pr. Renato. No capítulo 2 dos livros de Atos(vers. 17) e Joel (vers.28) lemos que: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos. Ou seja, vivemos nos ultimos dias, essas coisa vão acontecer, apenas o próprio Espiríto de Deus é capaz de dar discernimento para saber se o que a irmã que esteve no congresso sonhou é de Deus ou não, nos não estávamos lá, nunca saberemos. Agora eu concordo om o Pr. Renato quanto a pouca importancia que as Igrejas tem tando à bíblia, isso realmente é muito triste, é pela falta de leitura da biblia que muitos crentes ignoram o que é bíblico e apoiam moveres sobrenaturais como a unção do cai cai.

Jefferson disse...

Ap? Justo(é nome mesmo ou denomina-se como...)? rsrs só poderia referendar essas esquisitices da Srª Ana Paula!

Volta Jesus!

Jefferson Castro

Nova Ordem Global disse...

E as coisas só tendem a piorar!!!! A Glória de Deus embaixo dos bancos e as pessoas com o popozão em cima da Glória de Deus. É demais.

Bruno Carmanin disse...

Gosto muito de algumas músicas da Ana, já orei muito escutando esse ministério, com isso fui edificado. Mas na questão de visões creio que cada um ficará com seus pressupostos, ou seja, dirão a priori que sua linha teológica é a mais coerente e etc. Sim, vejo que a questão não é se existe dons para hoje ou não, mas sim, para que não sejamos norteados por essas coisas sem base bíblica (interpretação do autor do post). Concordo em parte. Só discordo de quem afirma que a teologia já bateu o martelo para o cessacionismo ou da contemporização dos dons em nosso contexto. Já vi grandes hermenêutas defenderem tanto um como o outro, as duas conclusões são bem interessantes e não fogem de uma exegese sadia rs, afirmo novamente que cada um fique com seus pressupostos de sua cosmovisão, pq sei que muitos nasceram no âmbito tradicional e outros não. Eu fico com a idéia de oração, já que os que estudam a bíblia sabem que ela nos manda isso e outras coisas, também com a leitura sistemática da mesma, junto com a leitura devocional. separar leitura de oração complica, pq sem a oração a bíblia fica como uma filosofia, um academicismo, escolasticismos etc como queiram. A mesma (bíblia) não vai passar de uma esgrima mental, ou vaidade intelectual para fins de discussões de blogs sem nenhuma valia e piedade. Ela tem que ser viva em nós!

Marcelo Gomes, Salvo somente pela Graça. disse...

Sinceramente, o clamor é um só: REAVIVAMENTO (VERDADEIRO) JÁ!
Me deixa muito triste e preocupado os rumos que as igrejas "ditas" evangélicas estão tomando, baseados em enganos como este.
Queridos, a Glória de Deus é algo precioso demais para estar debaixo de bancos de igrejas, esta Glória está por toda parte, (E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías 6:3) Na Misericórdia de Deus por nós pecadores miseráveis é apresentado essa Glória, e não debaixo de bancos sem propósito algum. ISSO É UM DELÍRIO RETÉTÉ, NEOPENTECOSTALÍPTICO, ANTI-BÍBLICO.

Não conhecer ao Senhor (mediante a Sua SUPREMA REVELAÇÃO, que é a SUA PALAVRA) constitui um grande engano.
(A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR. Jeremias 9:6)

PequenaBel disse...

Um absurdo ver tantos homens "de Deus" que se dizem "santos" perderem tempo debatendo coisas supérfluas, quando na verdade deveriam viver verdadeiramente o evangelho que tanto defendem cuidando dessas pessoas que não tem o conhecimento que voces julgam ter e ser necessário para viver.
Porque voces não se levantam da frente do computador e vão discipular essas pessoas que não tem o mesmo conhecimento que voces???
è muito difícil levantar da cadeira, lugar de julgamento, e viver o que escrevem né?!?
Decepcionada com o cristianismo do presente século!

renato vargens disse...

Prezada pequenabel,

Sinceramente gostaria de saber porque vcs comentam e não se identificam? sabe qual é o problema? Vcs fizeram da Ana Paula o deus de vcs. Basta alguém confrontar as heresias valedianas que vcs se arvoram em indignação. Por favor, refute meus argumentos na bíblia e não em pressupostos hereticos fundamentados num achismo passional.

Nele,

Pr. Renato Vargens

Ronaldo Piracicaba SP disse...

Tenho saudades da Ana Paula Valadão de anos atrás, e por incrível que pareça, esta é uma realidade de muitos crentes hoje em dia "perder-se no caminho, apostatar-se da fé".
Minha oração é que tais pessoas voltem a Deus, e outros como Renato Vargens venham eclodir em nossa sociedade contemporânea.

PequenaBel disse...

Renato,

Não estou defendendo Ana Paula e não disse isso em momento algum do meu comentário.

Muito me admira voce não aceitar julgamentos sobre a sua pessoa e me julgar dizendo que faço da Ana Paula meu ídolo.

O motivo do meu comentário foi pelo fato de voces, homens letrados, teólogos revolucionários, enviados do Deus altíssimo, tutores de toda a sabedoria humana e divina, questionarem o comentário do blog da Ana Paula.

Se como voces dizem, o que a irmã escreveu esta errado, a culpa é dela???
Creio que não!!!
Creio que a culpa de uma pessoa estar sem conhecimento e escrever tal comentário para Ana Paula, é nossa!!!
Nós não estamos fazendo discípulos como a bíblia tão citada aqui, manda!!
Se realmente estivéssemos vivendo a Palavra de Deus como voces tanto falam, não existiriam comentários como esse.

Por isso eu disse que é muito mais fácil ficarmos assentados nas nossas cadeiras na frente do computador criticando, do que sair entre os povos ensinando a tão temida Palavra de Deus para que tais situações não existam entre o povo de Deus!

Nos meus 4 anos de teologia, aprendi que todos nós somos passíveis de erros, assim, nesta posição, como todos erramos, não temos o direito de julgar, criticar, ou ridicularizar as pessoas que tantas vezes do alto no nosso pedestal, julgamos inferiores a nos.

Porque fazer tanto rebuliço sobre um comentário que nem foi direcionado a nós???
Onde somos melhores que esta irmã que mandou um email para a Ana Paula???
Perdemos tempo na internet procurando motivos para debates, quando poderíamos espalhar o amor de Deus entre as pessoas!
Esse sim, o verdadeiro evangelho, que não julga, não aponta dedos nem acusa!

Ainda, decepcionada com o cristianismo do presente século e sem mais nada a declarar!

Isabel Pádua
Belo Horizonte - MG

Rodrigo Salgueiro disse...

Vai buscar a Deus pessoal e para de teorizar a vontade de Deus. Ele tem feito maravilhas em tantas vidas através desse ministério e vcs perdendo o tempo de vocês julgando. Para quantas pessoas vocês falaram de Jesus nos últimos dias (não estou perguntando de pessoas que já conhecem, mas de pessoas que fazem o mesmo que vocês estão fazendo com nossa irmã em Cristo: JULGANDO). Busque a Deus e o encontrará e Ele fará maravilhas através de suas vidas como tem feito a partir da vida dos membros da família Valadão. Oro para que Deus continue usando essas pessoas grandemente.

Irmão Israel disse...

Pr.

Graça e Paz !

Lendo esse comentários a gente ve umas cenas (no mínimo) engraçadas:

Gente que diz "Não Julguem!", julgando!

Gente que diz "vocês não amam!", mas não demonstram amor!

Gente que diz "vocês não conhecem o Espírito!", mas que em suas palavras demonstram a falta do Fruto do Espírito (Amor, Paciência, Begnindade...)

Resumindo,
gente que na prática diz "faça o que eu digo mas, não faça o que eu faço".

O Pior é que essa turma prolifera (que nem coelho) em nossas igrejas.... com certeza o fim se aproxima mesmo e Jesus já deve estar às portas!

Keith disse...

"Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreenda o sábio, e amar-te-à" - Provérbios 9:8
Eu concordo com o irmão Israel.
Ô povinho bravo viu!!!!!
Keith

magdiely Campos disse...

o que é isso? vão se converter o tropa de julgadores ,se inveja matasse .vocês morrem de inveja da Ana e de tudo o que Deus deu pra ela....nossa vocês são horriveis..

magdiely Campos disse...

não julgueis....tá, e oque vocês estão fazendo seus hipocritas ,só julgam e cuidam da vida das pessoas que realmente estão ganhando almas pra jesus...

Unknown disse...

Amados, a Palavra do Senhor nos diz em Lc 11.17;23 " Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá. 23 Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha." Essas são palavras do nosso Mestre ... Igreja do Senhor precisamos nos unir !!! A Biblia diz que somos um só corpo onde Cristo é a Cabeça...Ele está no controle de tudo e de todos !!! O inferno tem se levantado contra a igreja de Cristo nestes ultimos dias trazendo discussões, divisão e nós que temos o Espírito de Deus nos deixamos levar por estes tipos de situações..Aonde está o Espírito de Deus está não há confusão !! Tenhamos nos nossos corações o verdadeiro amor de Jesus onde ele mesmo não veio para nos julgar mas para salvar o que está perdido....temos que viver esta unidade de fé...aos que tem mais conhecimento ensinar o que tem menos, aos que estão fortalecidos ajudar aos que estão fracos...se não fizermos isso o inferno passará como rolo compressor por cima de nós !!! O inferno nào está dividido pra nos destruir, e tem usado os mais astutos ardis pra acabar com a igreja !!! O alvo é a Igreja de Deus !!! Que possamos ser luz neste mundo cheio de treva, que possamos dar lugar pra Deus usar nossas vidas como canal de benção...que não nos precipitemos em julgar ou apontar pois estamos fazendo isso diretamente à Deus pois o Pai diz que Ai dos que tocam nos meus unjidos, nas meninas dos meus olhos tocam...sejamos sábios....Desejo que com estas palavras possamos nào continuar com apontamentos mas que cada qual recorra em oração a Deus pedindo direção, ajuda e que a Paz de Deus que excede todo o entendimento humano possa estar em nossos corações! Peço pelo Espírito de Deus que leiam a Carta que o Ap. Paulo escreveu aos Efésio, lá trata minuciosamente sobre a Unidade da Igreja de Cristo. Que Deus abençoe a todos e que possamos continuar correndo a mesma corrida e não venhamos deixar que ninguém roube a nossa coroa para que possamos vencer e receber de Deus a Promessa que nos foi feita Ap.3.10 . A Paz do Senhor Jesus a todos !!!

Unknown disse...

Bom.... hoje o povo tem se acomodado com reboliço, línguas e visões. Á bíblia diz: quando vir o que é perfeito tudo que é imperfeito desaparecerá. É claro que se Deus quer falar com alguém por meio de sonhos e visões ele falará, mas que jamais nós igreja do senhor não esqueça nossa referência,essência e alimento diário que é a palavra de Deus.

Sobre o sonho da irmã posso dizer que foi mão interpretado. Eu não quero dizer aqui que sou certa nessa opinião Mas,a mim coube a seguinte interpretação.

Pente fino: a igreja precisa de forma minuciosa reparar o templo do senhor com santidade desde as coisa mais simples as mais complexas, para Deus não existe pecadinho nem pecadação.
Sapatos: a igreja deve deixar de fora as coisas do mundo,não levar para suas vidas nem para as igrejas os costumes nunca nos. Ex: balada gospel, festa junina gospel etc.
A glória debaixo das cadeiras: acredito que isso foi usado no sonho como uma simbologia para dizer a igreja não é porque tendes um advogado que deves sentar por sima da minha palavra ou abusar da minha graça para satisfazer a sua vontade baseado em versículos isolados. A glória de Deus deve estar sobre nossas cabeças e não debaixo de nossos acentos.

Será que a igreja em questão está focada na glória humana e fazendo o que quer com o templo do senhor ao ponto de camuflar o que é verdadeiro?

Essa foi minha interpretação. Certa ou errado todos nós devemos vigiar para não sermos enganados.

Unknown disse...

Pequena Bel,
Parabéns pelo seu comentário...E que bom que tem pessoas com essa visão.Comentário bem reflexivo que Todos poderiam usar.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only