segunda-feira, abril 25, 2011

A teologia do tombo e a unção do cai-cai

Por Renato Vargens

Uma das principais características dos cultos neopentecostais é a chamada “unção do cai-cai.” 

Pois é, basta com que o pregador sopre ou atire o seu paletó contra o público, que um número incontável de pessoas  caem no chão,  quer desacordadas ou tomadas por aquilo que alguns denominam de unção do riso. 

A  unção do cai-cai iniciou-se com o  americano Randy Clark,  que foi ordenado pastor em 1950. Segundo alguns relatos, ele recebeu uma profecia  que afirmava  que através de sua vida e ministério pessoas seriam derrubadas no Espírito. Para o pastor Clark, a unção era como dinamite, e  a fé como a cápsula que explode a dinamite. Clark é autor do movimento "Catch the fire" ( agarre o fogo) que possuía  uma noção estranha do signiifcado do poder divino. 

Gostaria de ressaltar que na terra do Tio Sam, a unção do cai-cai  virou uma febre. Pastores como Benny Hinn, Keneth Haigin também foram protagonistas na arte do tombo, disseminando sobre milhões de pessoas em toda a América um conceito eerrôneo e equivocado além é claro  de anti-bíblico sobre o poder de Deus.

No Brasil, o movimento ganhou popularidade na década de 80 através do pastor Argentino Carlos Anacôndia.  Anacôndia chegou ao Brasil, através das Comunidades Evangélicas, que mediante encontros e congressos esparramados em todo país,  difundiram na igreja brasileira esta prática e comportamento doutrinário.  Em 1990, a unção do cai-cai se espalhou de tal forma, que os crentes em Jesus passaram a acreditar que quando caíam no Espírito experimentavam cura para suas almas e a unção do tombo representava um olhar especial de Deus para com os seus filhos.

Em  1994 na Igreja Comunhão Divina do Aeroporto de Toronto, Canadá.  Surge a bênção de Toronto, onde as pessoas movidas por uma “especial unção”  cairam  no chão, sem fala, rindo, chorando ou dando gargalhadas. Em pouco tempo, o templo estava lotado, vindo pessoas de todos os países e região.  Em pouco tempo, as manifestações dos mais diferentes tipos de unções se fez presente no Canadá.  Por exemplo, o pastor da Igreja de Vancouver,  afirmou também que havia recebido  uma profecia que o Espírito Santo se manifestaria imitando o som dos animais. Vale a pena ressaltar que o próprio pastor começou a urrar como leão, alegando que era o leão da tribo de Judá, uma das maneiras como Jesus é chamado na Bíblia.

Caro leitor, a luz disto tudo resta-nos perguntar:  Existe fundamento bíblico para este tipo de unção?  Em que lugar no Novo Testamento, vemos Jesus ou os apóstolos ensinando sobre a necessidade de cair no Espirito? Ou ainda, quais são os pressupostos teológicos que nos dão margem para acreditar na zooteologia, onde Deus se manifesta através de grunhidos animalescos?

Prezado amigo, vale a pena ressaltar que ao longo da história pessoas caíram prostradas diante de Deus. Jonathan Edwards nos traz relatos absolutamente impressionantes da manifestação do poder e da graça divina.  John Wesley, em determinado momento da vida ao pregar o Evangelho da Salvação Eterna levou centenas de pessoas ao chão chorando e confessando os seus pecados. Agora, vamos combinar uma coisa? A quantidade de pessoas que dizem que foram derrubadas pelo Espírito de Deus e que continuam com o mesmo tipo de vida não está no Gibi.  As pessoas  que caem rugem como leões, latem como cães, comportam-se como animais e vivem uma vida cristã absolutamente aquém daquilo que Deus projetou.

Prezado irmão, quando o apóstolo João, ouviu a voz do Senhor na ilha de Patmos, prostrou-se conscientemente  diante de Deus confessando o Senhorio de Cristo. Isaías, quando viu o Senhor no alto e sublime trono, curvou-se no chão dizendo, SANTO, SANTO, SANTO.  Agora, o que não dá pra entender é esse cai-cai que não produz mudanças, arrependimentos e conversão de pecados.

Como já escrevi anteriormente creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado a margem da existência as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque somente assim conseguiremos discernir o verdadeiro do falso.

Pense nisso!

Renato Vargens

Eu e o Godião (Uma história entre pai e filho) disse...

Amigo Renato, é impressionante como as pessoas ainda reproduzem o anseio dos Fariseus e Escribas quando pediram um sinal do céu para Jesus (Mt 12.38ss). Mas Jesus foi claro que nenhum sinal mais seria dado, senão o de Jonas, pois ele se referia a sua morte e ressurreição como o maior dos sinais. Mas, infelizmente, quem não consegue se satisfazer com este, não se satisfazerá com nenhum outro. Seja "sopros", "tombos", "verborragia evangelical", etc.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos conduza ao menos a fazer a sua vontade, pois creio que tudo mais que isso se torna vaidade! Um abraço e bela matéria.

MACLima disse...

Acho que o ponto (corretíssimo) do teu artigo é:
"O que não dá pra entender é esse cai-cai que não produz mudanças, arrependimentos e conversão de pecados."

Admirável tua coerência, Renato!

Rafael disse...

Jovem do Teatro Aviva. Vou pegar uma palavrinha emprestada do nosso brother MACLima acima pra usar pra vc: COERÊNCIA! Por favor. O dia q vc mostrar coerência entre "cai-cai" no espírito e as obras maiores que faremos segundo as palavras de Jesus, daí vc pode voltar a chamar o pastor Renato Vargens de religioso.

Josias disse...

Um post coerente que mostra exatamente o que quer falar , eu já participei disso e já cai bastante , mas a mudança real na minha foi na palavra. Eu conheço pessoas que tiveram visões enquanto caiam eu simplismente me sentia diferente depois que caia e pessoas recebiam de Deus.
Vidas não são transformadas com isso , mas sim pela palavra isso e inegavel.
Mas gostei do post e abriu mas um questionamento para analisar.
Que Deus abençoe Pastor.

Fabricio Ferreira disse...

Como disse o irmão acima, é triste mesmo ver certos tipos de coisas acontecendo em nosso meio através de pessoas respitadas e amadas por todos. A historia nos disperta a respeito desse tipo de movimento. Um detalhe, o pastor da Igreja ia falar e foi interrompido para cair?? Não entendi nada! Jesus sempre foi muito coerente em tudo o que fez, por favor me explique isso!!!

Renato de Melo Filho disse...

Creio que o pior de tudo é a enorme influencia que ministérios relacionados a esta(s) igreja(s) atuam sobre simples cristãos. Não condena-se a utilização de mídias destes ministérios (não sejamos xiitas hipócritas!) porém, observa-se uma formação de fãs adolescentes, jovens e até adultos que procuram seguir a doutrina bíblica e, paulatinamente, são influenciados a desviarem suas caminhadas do verdadeiro, puro e simples evangelho de Cristo pela observancia e imitação das ações de líderes como estes.

Estava eu pensando em criticar mais um pouco este tipo de prática que me veio na mente o desejo de analisar a situação pela Bíblia: Alegrem-se todos aqueles que gritam MARANATA e são verdadeiros arautos do reino sempriterno com esta situação, pois aponta para a vinda de nosso Rei... apostasia, diminuição do amor... Alegrem-se, pois o fim está próximo e será revelada a obra de CADA UM, seja palha, seja ouro.

Graça e Paz
Renato de Melo Filho

Ciro Sanches Zibordi disse...

Caro Renato,

Conversaremos melhor pessoalmente sobre mais essa aberração pseudopentecostal. Parabéns pela postagem.

Um abraço.

Ciro Sanches Zibordi

Rodson andrey disse...

Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sabias.
E vcs são loucos ou sabios?

Danilo Santos disse...

Ótimo texto! Muito correto e sensato! E bíblico também! Parabéns pastor Renato!

Peço permissão de usá-lo em meu blog com as devidas referências.

Abraços,

Danilo Zanon
http://cruzvazia.blogspot.com

Felipe Aiello disse...

Pr, infelizmente vivemos dias como esses em que as pessoas preferem dar crédito à criatura em lugar do Criador. Espero que essa pessoa que escreve para o teatro aviva jovem possa ler mais a bíblia, pois o fato de não le-la o faz usar textos fora do contexto.
Sempre na graça.

Lukas Lemes - A space to something new disse...

Olá, me lembro que o texto descrito por João diz: "Cai como morto a Seus pés". E que problema há nisso? Creio que há um ponto(não sempre) mas em que algumas vezes a glória do Senhor vem sobre nós de tal maneira que não conseguimos ficar em pé. E sim, se a unção do Senhor está sobre a vida de uma pessoa, qual o problema de em uma oração a pessoa cair? Vai ser condenada ao inferno por isso? Acredito que pior é quem diz à prostituta e aqueles que são gays: "Você está teologicamente incorreto" como eu já vi. Escolhemos muitas vezes a doutrina da igreja à linguagem do Amor que foi o que Jesus nos ensinou. O que quero dizer é que o "cair" não significa sinal de super cristianismo ou coisa assim. Todos vivemos pela glória de Deus e não há "filhos de Deus favoritos" e nem "supercrentes" mas sim aqueles que são comprometidos com a Palavra do Senhor Jesus.
Eu já "caí" algumas vezes, mas o que me torna um cristão verdadeiro é a obediência à voz de Deus e à Sua Palavra. Creio que é muito fácil criticarmos o absurdos que existem por aí e condenamos logo o que não conhecemos, há exageros em quase todos os assuntos da vida, não podemos pegar as exceções e querermos ter isso como base.
Acredito que o Espírito Santo É Livre, e cada um reage de uma forma quando Deus vem com Poder em meio à congregação. O irmão quer ficar em silêncio recebendo de Deus? Glória a Deus por isso! A irmã quer saltar de alegria? Glória a Deus por isso! Os irmãos dos últimos bancos não conseguiram ficar de pé em meio à glória de Deus? Glória a Deus por isso também! Pastor, creio que o nosso problema muitas vezes é ficar crucificando algumas situações com a desculpa do "teologicamente falando" e sem perceber não vivemos em novidade de vida, entenda-se aqui de não buscar "eventos" e "efeitos" novos e as unções que surgem a cada 10 dias por aí. Muitas vezes ficamos em nossas igrejas de pedra e nos esquecemos dos perdidos, Sou de uma igreja de doutrina tradicional e quando falei que o Diante do Trono ia fazer uma ministração na favela, colegas começaram a rir e perguntar com tom perjorativo: "Eles vão fazer o culto da libertação lá?". Agora me pergunto, será que temos feito isso? Será que nossas igrejas tem feito coisas assim ou somos conhecidos por sermos extramemente rígidos com doutrina e "é isso"?
Pastor, acredito que é desejo do coração de Deus derramar do Seu Espírito sobre toda carne conforme a Palavra nos diz em Joel.
Tenho é medo das nossas igrejas, como a que visitar algum tempo atraz, louvor tocando, música muito bonita, de repente o líder do louvor para de tocar, tudo para e ele diz: "Ah queridos irmãos, me perdoem, esqueci dos visitantes" e o louvor é cortado e todos voltam a se sentar, eu fiquei chocado e pensei, será que a liturgia é tão sagrada assim?
Ou ainda uma igreja tradicional(nenhum problema com isso) em que um irmão no último banco gritou aleluia no meio da oração e metade da igreja virou-se encarando-o roboticamente com sinais de desaprovação. Pelo que? Por falar "Aleluia" no meio da oração! Que saiba Aleluia ainda está na Bíblia!
Pastor, entendo o seu ponto de vista, mas creio que pior é ficarmos sentados com nossa racionalização de cada segundo de nossas vidas e nos surpreendermos quando chegarmos no Céu. Sim, nosso culto deve ser racional mas devemos lembrar que onde o Espírito de Deus está aí sim há liberdade, e sim, ainda existem sonhos e visões e dons quer Deus dá a quem quer, conforme lhe apraz.


Paz

Anônimo disse...

PHIL GANDOLFI :::

Paz, Bom Dia.

Estive pensando nesse texto e ao longo do dia me veio várias lembranças, vários momentos e várias experiências. Não existe unção de cair, realmente. O que existe é um Espírito que quer trazer dons, Profecias, Visões ...(atos 2:17).

O que pega mesmo é que acabamos julgando o cair das pessoas e não nos permitimos viver experiências maiores do que as que ja vivemos. E é claro, existem tantos fanfarrões caindo na unção quanto pastores abrindo igreja para ganhar dinheiro etc.

Não podemos nos colocar na posição de Juíz e atestar que o cair de um foi genuíno e o daquele outro não. Eu ouvi uma vez uma pessoa dizendo que se ela não cair pelo espirito de Deus, ela se joga mesmo. Essa afirmação tem 2 caminhos, um mostra que a pessoa pode querer PARECER que esta caindo na unção e a outra (quero crer) é que na presença de Deus, não precisamos sequer ficar de pé, temos liberdade para deitar no chão, orar enquanto estamos estirados no chão, clamando por misericórdia, nos prostrando aos pés de Jesus como Fez Maria com o seu perfume precioso.

É difícil ver algumas cenas que demonstram "politicagem": "Se aquele pastor que é famosíssimo orar em mim eu tenho que cair". Essa obrigação que se alguém importante impor as mãos ou se todo mundo tiver no chão, nós TEMOS que cair é que não pega bem.

E outra, se você ver alguém no chão, não significa que ela esta em transe profundo, desacordada ou endemoniada. Talvez a pessoa quis se colocar numa posição de humilhação ainda maior que ajoelhado. Mas se o texto fala do vídeo, pode "PARECER" que é para agradar o Pr. que esta orando ou a Igreja que esta lotada, mas longe de nós afirmar isso ou aquilo.

Paz,
Abração.

Phil.Gandolfi
http://atraidopeloamor.wordpress.com

[Renato, deixar apenas esse comentário, o outro que mandei era apenas um pedido, rs]

Thayse Leonardo. disse...

Pr. Renato graça e paz ! ouvi sua palestra na Consciencia Cristã em Campina Grande e achei muito interssante ouvir e agora ler sobre a unção do "cai-cai", congrego em uma igreja que também não segue essa doutrina de movimentos,barulhos e nada do Espírito.
Mas tenho uma dúvida: Pq é q as pessoas caem? dizem q sentem uma fraqueza no corpo e não conseguem segurar?de onde provém isso?

Att. Thayse

cleycruz disse...

ISSO NÃO É DE DEUS! NEGARETE!

Deus jamais mentirá ou negar-se-Á a SI mesmo.

Gente que não lê a Bíblia.Que desconhece totalmente o conteúdo da Palavra de Deus. Que nunca escondeu a Palavra no coração, por isso pecam contra o Senhor Deus e o Seu Santo Espírito.

Assim se perdem os "crentes" e suas famílias.

Milito na área advocatícia há 28 anos, nunca fiz tantas separações como de uns 10 anos para cá e pasmem: A MAIORIA DOS DIVORCIANDOS PESSOAS PENTECOSTAIS DE LINGUAS ESTRANHAS, PROFECIAS, REVELAÇÕES, UNÇÕES, CAI CAI, TREMEDEIRAS, GRITOS, RISADAS, LENÇOS UNGIDOS, BOTAS UNGIDAS, ROSAS, CAJADOS, TIJOLINHO, SALMO 91, LIVROS DE PROSPERIDADE, PALETÓ UNGIDO, ÓLEOS DE ISRAEL, ETC.

Abro uma exceção para os verdadeiros pentecostais, estes genuínos e prudentes.

Atendi um rapaz de 18 anos de idade filho de crentes pentencostais, matou a namorada crente, com 18 facadas. DEZOITO FACADAS!

Ageu, sequestrou uma familia, fugiu com o veículo Aldi, capotou o carro e MORREU. E lá estava eu no velório do jovem, filho de crentes. No presídio, meus clientes: Josias, Joel, Ezequias, Abnadabe, Felipe, e outros, todos com nomes bíblicos!

Profeta Oséias:

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos".

Querem acrescentar algo a mais na Palavra de Deus.

A Bíblia é absolutamente suficiente para se saber tudo.

II Tim 3:16-17
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa", para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Deus entregou Jesus Cristo como ponto final de toda revelação ao homem e Ele nos revelou o Espírito Santo dizendo:

Cley, Renato, Ciro, André, Wilton(trago o chamado do Mestre para hoje), Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.(João 14;15;16)

Ficou claro que o Espirito Santo é quem nos deve guiar.

O Espírito Santo jamais cometeria a "Insensatez" de jogar alguém ao chão.

David Wilkerson no video que ficou para a posteridade: "Choro ao ver o que estão fazendo com o Espírito Santo".

Ví o video daquela moça Ana Paula Valadão, tão bonitinha, tão riquinha (couro de Píton é cara), tão cabeça oca (lembro-me da fábula de Fedro - a raposa e a máscara de tragédia), onde fala sobre a bota de Píton que o ...(falar o nome é blasfêmia)mandou ela comprar. Trágico mesmo foi quando ela se comparou ao profeta Jeremias. Foi demais: Moça invente estórias mas não coloque o profeta (que profeta!) nos teus rolos. Fostes jogada dentro de um poço? Tiveste a Visão da Amendoeira, da Panela Fervente? Quisera ter o email da moça "navegadora em maionese" para enviar tudo sobre o nobre profeta, que caso não estivesse aguardando ser resuscitado na Volta de Jesus, estaria revirando-se no túmulo após declarações imaturas.

Enquanto eles ficam nessas PORCARIAS, o STF - órgão máximo do Judiciário Nacional, fez o que fez.


PROTESTAR SEMPRE!

Como o Salmo 23 do caipira, dizer:

"não careço tê medo di nada, a-modo-de-quê, Ele é mais forte que o “coisa-ruim".



Cley Mongenot

cleycruz disse...

Peço desculpas por erro de grafia ocorrido em meu comentário, o qual se encontra na palavra "resuscitado". Lapsus calami motivado por pressa.


Cley Mongenot

Jonis disse...

A Paz do Senhor,

Enquanto isso, numa "igreja" bem perto de você, a galera continua caindo...

"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

TETE disse...

honestamente todos que cairão no novo e velho testamento cairão pq por estava, muito tempo em jejum ou seu corpo fisico estava esgotado.
Esta praga , de cair pelo tal poder de ''deus '' não tem nada haver com batismo no espirito santo , visita do espirito santo ou renovação .
Para os que não sabe a igreja, no qual começo esta PRAGA não existe mais e um fabrica e ficava em TORONTO e o Pr que começo tudo isto,ele mesmo já confesso que esta PRAGA DO CAI-CAI acabou com a sua vida,sua igreja e seu casamento . digo mais pergunta para a pessoas que cai como estão bem?
casamento,saúde,vida financeira ,sentimental e etc....
wstete@hotmail.com

paulo silva disse...

satanas ta usando essa suposta igreja pra manchar o santo espirito com blasfemias que segundo a biblia nao tem perdão. sao demonios possuindo esses povos uivando e latindo como cachorro que deus tenha misericordia de nós nestes ultimos dias amém
PAULO SILVA LAJEDO -PE

Anônimo disse...

Então .... eu só queria saber pra que serve isso...

Marley Maia disse...

Será que ninguém entende... será tão difícil entender... que nada que não seja por, para e pelo amor não pode ser de Deus. O que tal movimento tem com o Reino de Deus? Que impacto na vida social ele tem? Ora, sabemos que vivemos num mundo cheio de corrupção, intriga, hipocrisia, e nossa missão não somente é criticar, mas criar condições para mudança desse contexto. Mas somos sempre empurrado pelas igrejas a deixar as coisas como está, ser conformados com essa realidade e só pensar "não coisas de lá de cima". Com isso, evidentemente "o mundo jazerá no maligno". As pessoa correm atrás de sinais como se isso responderá todas as nossas aflições, são como cachorros atrás do próprio rabo, não entende que nós fomos chamados para sermos agentes da transformação, e não sempre buscar esse tipo de show. Isso é egoísmo, isso é religião, isso é apenas mais um movimento que está de braços unidos ao Sistema do Mundo, pois ilude as pessoas a serem omissas a ele. Se as pessoas querem mesmo fazer a vontade de Deus, então deixe de ser tão egoísta e buscar pensar mais nos outros. Amar o mundo de tal maneira, assim como Deus. E não entregar o Mundo ao Diabo. Quem ama esse tipo de movimento são as elites dominadoras, pois em nada tais cousas criticam o social, mas são mais um bando de mágicos que mais tem haver com o pageísmo do que com a Bíblia.

Roger Paz disse...

Acheias imagens vergonhosas, a cantora caida totalmente fora de si, depois começou a engatilhar como um animal. Em outros videos vi pessoas uivando, outras totalmente fora de si. Por isto que sempre digo as pessoas tem que ler a Biblia para não cair nestas invenções do Diabo.Conheci pessoas que aconteciam isto com elas, pessoas depressivas,que falam palavrão,nervosas. Não concordo em várias coisas da Igreja Universal,principalmente em vários vídeos que vi do Bispo Macedo e muitas coisas que é pregado na Universal, mas neste assunto concordo com o Bispo.

Lya Alves disse...

"Jonathan Edwards nos traz relatos absolutamente impressionantes da manifestação do poder e da graça divina. John Wesley, em determinado momento da vida ao pregar o Evangelho da Salvação Eterna levou centenas de pessoas ao chão chorando e confessando os seus pecados."- puxa, até que enfim alguém falou.
"Agora, vamos combinar uma coisa? A quantidade de pessoas que dizem que foram derrubadas pelo Espírito de Deus e que continuam com o mesmo tipo de vida não está no Gibi."- Mas Renato, e as que foram "derrubadas" pelo Espírito Santo e NÃO continuam com o mesmo tipo de vida? Será que no meio de todo esse joio não há nenhum, nehum, nehum trigo? Será que não está faltando a ponderação de Gamaliel?

Lya Alves disse...

Ah, esqueci de dizer, belo texto, Renato, compartilhei lá no FAcebook.
Paz!

Aline disse...

Pastor suas palavras foram bençãos, para que muitos crentes não caiam em morte espiritual. Com este movimento do cai-cai há muitos crentes que dormem e não enxergam mais nem um palmo a sua frente, estão cegos espiritulmente, oremos por eles.

@MauricioZagari disse...

Lágrimas. E só.

Márcio Daniel disse...

interessante que neste fim de semana a Rede Record exibiu uma reportagem falando sobre este mesmo tema, como que ridicularizando.

Sinceramente eu acho que mais ridículo do que cair no mover do Espírito é iniciar uma "pregação" dizendo que a camisa do Fluminense é um manto sagrado e a do Flamengo é pano de chão. ¬¬

Mariana Pimentel disse...

Eu concordo com o pastor. Até pq o cai-cai se banalizou e as pessoas estão enganando as outras, forçando ter caido no espírito sem ser verdade. Com relação a unção do cachorro, vcs acham que o Espírito santo faria isso? uma coisa que não o santifica, pelo contrário está sujando a imagem de Deus. Devemos repensar nesses atos que as igrejas estão colocando em nossas cabeças.

Betto Coutinho disse...

Um livro bem esclarecedor nesse aspecto que, apesar de um pouco antigo, continua atual, é o "Evangelho da Nova Era" do Pastor Ricardo Gondim.

Porque a pergunta que não quer calar é: cair pra quê? Em quê isso realmente muda a vida de uma pessoa? Qual o embasamento BÌBLICO pra isso? Creio que nossa geração tem se apegado a toda forma de superstição porque o evangelhgo simples e eficaz já não é mais tão 'eficaz' assim para uma grande maioria das pessoas.
Na verdade, o que vivemos hoje em dia é uma bagunça denominada de 'evangelho cristão' - se estourasse uma perseguição violenta contra todas as religiões, inclusive as protestantes e evangélicas, veria-se realmente a "eficácia" dessas imbecilidades que o povo brasileiro adora ostentar - os cristãos verdadeiros iriam aparecer de verdade. Por enquanto, neste momento em que o "oba-oba" impera, resta-nos toda sorte de idiotices, superstição, idolatria (sim, claro) super-profetas, semi-deuses, arautos da verdade, pseudo-apóstolos, mercadores da fé, mercenários religiosos, assassinos de almas, "4ºpessoa" da Trindade e tudo o mais, infelizmente.
Mas ainda não é o fim - muito mais sandices e loucuras veremos, é só aguardar!!!

IBBC - Suzano disse...

É precisamos voltar para as escrituras como base de prática,fé,ministério senão essas práticas serão nosso medíocre cotidiano..

IBBC - Suzano disse...

É precisamos voltar para as escrituras como base de prática,fé,ministério senão essas práticas serão nosso medíocre cotidiano..

Ministério AVIVA disse...

CONCORDO EM ALGUMAS PARTES, MAS A BIBLIA DIZ QUE "O VENTO SOPRAR ONDE QUER". FAZEMOS A OBRA DE DEUS EM UMA CIDADE EM QUE A FEITIÇARIA É VISÍVEL. EU ME PERGUNTAVA: ONDE ESTÁ O PODER DE DEUS?
ALGUMAS COISAS ACONTECEM QUANDO ORO PELA VIDA DAS PESSOAS, SOU EU DO DIABO? QUANDO COLOCO MEU ROSTO NO CHÃO, SE ALGUÉM CAIR, SOU DO DIABO?
AMADO IRMÃO, NEM TODOS CAEM. NEM TODOS QUE CAEM, MUDAM DE VIDA. CONCORDO. MAS O AMADO DEVERIA CONVERSAR COM ALGUNS MISSIONÁRIOS TRANSCULTURAIS. VEJA:
(Apocalipse 1:17) - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

(Ezequiel 1:28) - Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.
(Ezequiel 2:1) - E DISSE-ME: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
(Ezequiel 2:2) - Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.

(Daniel 10:8) - Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma.
(Daniel 10:9) - Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
(Daniel 10:10) - E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.

Anônimo disse...

Não perca este vídeo -- Bispo Manoel Ferreira profana Assembleia de Deus de Brasília http://www.youtube.com/watch?v=D87GDK1FwH8&feature=share via @youtube Quem se cala concente

Claudemir disse...

Pastor, pesquisando na internet sobre o assunto. Vi uns comentários sobre um pastor chamado Markku Koivisto, que participou com honras do congresso diante do trono na lagoinha, que "derrubou" a Ana Paula Valadão e o pastor Márcio Valadão. Li que depois do congresso ele foi"convidado" a se retratar por ter relacionamentos homossexuais. Pergunto que poder é este que ele tinha quando derrubou as pessoas? Não acredito na falsidade da Ana Paula e de seu pai mas creio que eles e muitos outros estejam sendo enganados ou levados ao engano. O que o senhor acha?

Anônimo disse...

É espírito enganador, que isto começou a pouco tem e está escrito: "“...nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”, 1Timóteo 4.1"

Aonde que o Espírito Santo vai jogar pessoas no chão? e faze-las rodarem como na macumba? o Espírito Santo não é loucura!

LUZINEY disse...

TENHO UMA EXPERIENCIA COM O ESPIRITO SANTO DE DEUS E NÃO PRECISEI DE PASTOR PRA MIM FAZER CAIR...PAREM DE FALAR MAL UNS DOS OUTROS E TENHAM UMA INTIMIDADE COM DEUS..

Claudio Elias Do Nascimento 348.438.21 visualizações disse...

ELES DERRUBA O POVO COM ANESTESICO
INALATORIO
eu responsabilizo meu anuncio
To cheio desses anticristos

ivete disse...

Disse tudo

gilberto jose penha de assis disse...

A Paz Do Senhor a todos.

Amados estudem joelho-logia ai Deus vai ensinar-lhes tudo o que precisam para viver uma vida cheio da unção e crer que Deus esta usando seus irmãos,
(clama a mim e responder-te-i, E anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes: Jeremias Capitulo.33, V.3), vai orar, jejuar e ler a palavra de madrugada, oh! gente preguiçosa.

augusto elias disse...

Será que essas pessoas estão no escuro? A sim....acho que entendi, vejamos: O POVO PECA POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS. SOMENTE AS ESCRITURAS NOS TRARÁ O ENTENDIMENTO!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only