terça-feira, agosto 17, 2010

Igreja Cristã da Aliança, internet e reforma protestante

[Publicado no Jornal  Extra / Religiao e Fé: Pastores de igreja criada
há 8 anos em Niterói são sucesso na internet]


Por Eliane Maria

Eles não celebram cultos de terno e gravata, não se importam com o título de pastor e fazem parte de uma blogosfera cristã em franca expansão, na qual comentam temas atuais — que vão de caso Bruno a sexo — sem abrir mão da liberdade de analisar, de forma crítica, as próprias igrejas evangélicas. Renato Vargens, de 42 anos, e Márcio de Souza, de 36, pertencem à Igreja Cristã da Aliança, denominação com três templos e cerca de 450 membros, criada há oito anos em Niterói.

Igreja neopentecostal pós moderna? Ao contrário. O objetivo do grupo seria resgatar os ideais da Reforma Protestante, do século 16.

— A igreja nasceu do desejo de resgatar os princípios da Reforma e não defender as práticas neopentecostais. Assim como Calvino e Lutero, que priorizavam as Escrituras, nossa única regra de fé é a Bíblia. O contato com ela proporciona às pessoas capacidade de reflexão. Não há respostas prontas. Perguntas são importantes — afirma Renato, pastor em Pendotiba.


No top dos blogs

Um dos sete blogueiros mais lidos no meio evangélico, segundo a revista “Cristianismo Hoje”, Renato tem formação religiosa empírica: é escritor — assim como o pastor de Rio do Ouro (São Gonçalo), o psicólogo Cláudio Álvares. Recentemente, ele esteve no Haiti, onde participou de um congresso para 235 pastores locais.

— A internet é uma forma inteligente de comunicar-se com a sociedade — diz Renato, cujo blog chega a registrar 40 mil acessos mensais.




Ex-líder do MPC atrai o público jovem

Deus perdoa quem perdeu a virgindade? A pergunta intitula um dos artigos mais comentados do Blog do pastor Márcio de Souza este ano. Único dos três pastores da Igreja Cristã da Aliança com formação teológica, ele foi líder de evangelismo no estado pelo movimento Mocidade para Cristo (MPC). Origem que explica a facilidade para falar com os jovens — inclusive de outras denominações, como Assembleia de Deus e Igreja Batista. Márcio tem 5 mil seguidores no Twitter do blog e muitos no seu pessoal.

— O perfil no Fonseca é mais intelectual, com muitos jovens universitários. Há poucos convertidos, mas muitos decepcionados com o rumo das igrejas. A ideia de prosperidade que algumas passam está ligada à teologia do medo e à escravidão do dízimo — diz Márcio.
Pr. Silas Figueira disse...

Graça e paz Pr. Renato,
fiquei muito feliz em ver que o trabalho que o irmão vem desenvolvendo tanto na internet quanto na comunidade está sendo reconhecido até pelos meios de comunicação secular. Que Deus continue lhes abençoando.
Fique na Paz!
Pr. Silas

Danilo [Altamira-PA] disse...

Cara... não é de graça que a bíblia fala do exemplo da igreja que contava com a simpatia da sociedade. Não nos moldamos ao "mundo" mas tb não somos alienados dele.

Sou membro da Presbieteriana do Brasil, guitarrista, roqueiro, conselheiro de adolescentes, publicitário e louco para alguns, rsrsrs... entrei nessa blogosfera a 3 meses com a fugura do "Cabeça Jovem" (http://www.cabecajovem.com) um blog que no começo foi uma experiência agora começa a se transformar em ministério uma vez que nesse periodo de 3 meses Deus me presenteou com mais de 3 mil visitas, ainda não muita coisa se comparado com o de vcs, mas tb não pretendo comparar ou concorrer, meu objetivo é somar com vcs pela busca da ética cristã, pelo retorno às escrituras, pelo equilíbrio.

Parabens pelos blogs, sou leitor e os tenho como exemplo

um grande abraço
Deus nos ajude a recuperar a essência e o prazer de ser um seguidor, dicipulo e servo de Cristo

Danilo [Altamira-PA] disse...

Se puderem me dar a honra... gostaria de fazer uma pareceria, uma troca de banners, nada mais do que isso !

REFLEXÕES SAMUEL disse...

Vocês são bençãos nas mãos de Deus, só tenham cuidado com o orgulho, altivez, vaidade, soberba, e não esqueçam de mateus 7:1,2,3. para não cairem no mesmo pecado do diabo. Pr.Samuel Ribeiro, Igreja Batista Renovada em Pendotiba.

Fernanda Pazzolini disse...

Boa noite, Renato Vargens!

Inconformada com as igrejas de hoje, tenho pesquisado muito sobre a teologia reformada, vejo a verdade me confrontando e percebo que é ali que sempre deveria estar, com a bíblia!

Como vou sair da minha igreja neopentecostalista, queria saber se na sua igreja tem retiro de carnaval, se não tiver, sabe se na Presbiteriana do Brasil tem?

Não quero passar o carnaval em casa, rs.

Um grande abraço.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only