terรงa-feira, junho 29, 2010

A teologia do castigo



 Por Renato Vargens

1ยบ de Janeiro de 2010, uma tempestade sem precedentes caiu sobre a cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, matando mais de 50 pessoas e desabrigando centenas de famรญlias.  12 de janeiro de 2010, um forte terremoto devastou o Haiti matando milhares de pessoas. O epicentro que aconteceu a poucos quilรดmetros da cidade de Porto Prรญncipe destruiu completamente a capital haitiana deixando um nรบmero incontรกvel de pessoas desabrigadas.  07 de abril de 2010, a regiรฃo metropolitana do Rio de Janeiro sucumbiu em conseqรผรชncia de um dos maiores temporais de sua histรณria. Em Niterรณi, dezenas de pessoas que moravam no Morro do Bumba, morreram soterradas com o deslizamento de um antigo lixรฃo. Junho de 2010, fortes chuvas destroem cidades inteiras nos estados de Alagoas e Pernambuco, levando milhares de pessoas ao mais profundo caos. Janeiro de 2011, fortes chuvas destroem parte das cidades de Teresรณpolis e Nova Friburgo, regiรฃo serrana do Rio de Janeiro, vitimando centenas de pessoas.

Lamentavelmente diante da dor e das tragรฉdias que nos sacudiram a alma  nestes รบltimos tempos o que mais temos visto por parte de alguns evangรฉlicos sรฃo explicaรงรตes duras, despรณticas e vingativas que apontam exclusivamente para a existรชncia de um Deus que se regozija no castigo.

Infelizmente, tais individuos  afirmaram que as tragรฉdias ocorridas nestes รบltimos 12 meses  se deram  exclusivamente em virtude da ira divina. Para os defensores da teologia do castigo, Deus julgou os homens em virtude dos seus inรบmeros pecados. Segundo os advogados desta linha de pensamento, o Senhor amaldiรงoou os moradores destes lugares devido as suas iniqรผidades.

 Em Lucas 13.1-9 o Senhor Jesus trata de forma clara e objetiva de dois tipos de tragรฉdias. A primeira que ele menciona รฉ aquela que รฉ gerada por homens (1-3). Certos galileus haviam sido mortos por soldados de Pilatos. A Bรญblia nos dรก a entender que โ€œalgunsโ€ colocaram-se como crรญticos e juรญzes; deduzindo que aqueles que haviam sofrido violรชncia humana, seriam mais pecadores do que os demais. O ensino ministrado por Jesus รฉ o seguinte: Nรฃo vamos nos colocar no lugar de Deus. Nรฃo vamos nos concentrar em um possรญvel juรญzo ou julgamento sobre as vรญtimas. O Senhor em essรชncia diz: cuidem de si mesmos! Constatem os seus pecados! Arrependam-se! Entretanto, Ele tambรฉm nos traz o relato de um segundo tipo de tragรฉdias. Sรฃo tragรฉdias geradas por  aparentes โ€œfatalidadesโ€. Ele fala da Torre de Siloรฉ. O texto (4-5) diz que ela desabou, deixando 18 mortos. Jesus sabia que mesmo quando, aos nossos olhos, mortes ocorrem como conseqรผรชncia de acidentes, isso nรฃo impede que rapidamente exerรงamos julgamento; nรฃo impede que tentemos nos colocar no lugar de Deus. E Jesus pergunta: โ€œAcham que eram mais culpados do que todos os demais habitantes da cidadeโ€? O ensino รฉ idรชntico: Nรฃo se coloquem no lugar de Deus; nรฃo se concentrem em um possรญvel juรญzo ou julgamento sobre as vรญtimas; cuidem de si mesmos! Constatem a sua culpa! Arrependam-se!

Diante do exposto, considero extremamente equivocado, arbitrรกrio e difamatรณrio afirmar que Deus resolveu castigar os moradores destas cidades em virtude de seus pecados.  Junta-se a isso o fato de que em nenhum momento as Escrituras Sagradas nos mostram a existรชncia de um "deus infantilizado" que se deixa levar passionalmente pelos rompantes humanos. Deus รฉ Deus, e seus planos jรก foram estabelecidos antes da fundaรงรฃo do mundo. As Escrituras nos mostram que Ele estรก no controle de todas as coisas. Nosso Deus reina soberanamente sobre a Histรณria. Nosso Senhor tem em suas mรฃos o poder da vida e da morte, e faz tudo acontecer debaixo dos seus propรณsitos eternos, e nada pode surpreendรช-lo. 

Caro leitor, as tragรฉdias da vida nรฃo fogem a onisciรชncia do Criador. Os desastres naturais, nรฃo podem em hipรณtese alguma surpreender ao Todo-Poderoso. Como rei e sustentador do cosmos, ele rege os acontecimentos, fazendo dos dramas da existรชncia um profรญcuo instrumento de amplificaรงรฃo, cujo propรณsito รฉ falar ao coraรงรฃo dos homens sobre a brevidade da vida e a sandice de viver sem Cristo.

Estas sรฃo as verdades contidas na Bรญblia. Elas respondem ร  nossa necessidade existencial de crer que por trรกs do tragicamente inexplicรกvel existe alguรฉm no controle, ainda que olhando a tragรฉdia a partir de dentro, ela pareรงa nos revelar exatamente o contrรกrio!

Tenho plena convicรงรฃo de que o meu Redentor governa soberanamente. Do Gรชnesis ao Apocalipse, Ele se revela como o Sustentador do Universo. Acreditar nesta verdade me proporciona a certeza de que absolutamente nada foge ao seu conhecimento.
                                                                                 
Renato Vargens
Teรณphilo Noturno disse...

Engraรงado,

Eu falei exatamente isso em janeiro...

http://blog.teophilo.info/2010/01/angra-haiti-natal-e-balanco-geral-deus.html

Anรดnimo disse...

Engraรงado, atรฉ parece que o Theรณfilo descobriu a pรณlvora em janeiro...

Robson Lelles disse...

E cรก estamos nรณs, de novo, novamente, outra vez, assistindo ao espetรกculo da imperรญcia humana ao lidar com as leis da Fรญsica dos Fluidos e achar que DEUS vai desmentir a Si mesmo porque aquele filho rebelde resolveu "determinar" que a casa construรญda numa pirambeira da Mata Atlantica nรฃo vai descer montanha abaixo quando as chuvas de janeiro chegarem.

A nรณs, que tambรฉm nรฃo estamos livres de pecar, cabe a iniciativa de aรงรตes de misericรณrdia e solidariedade neste momento, e a dรบvida, quase certeza, que quando o sol voltar, novas casas serรฃo erguidas naquelas mesmas encostas onde ontem desceram montanha abaixo outras casas, outras vidas.

Anรดnimo disse...

Bem, nรฃo sou adepto disso que chamam de teologia do caos. Creio como bem afirmou, que Deus nรฃo estรก alheio ร s tragรฉdias da vida. Creio que colhemos o fruto que plantamos. se construirmos nossa casa sobre a areia, de preferencia em barro mole numa encosta de morro, com certeza ela nรฃo vai resistir ร s chuvas fortes, qualquer engenheiro sabe disso. Mas tambรฉm nรฃo descarto a possibilidade de Deus agir diretamente em certas situaรงรตes. Ele fez assim no passado, e pode fazer quando quiser. Isso nรฃo o torna um deus-vingador-infantilizado. algumas vezes a iniquidade do homem chega a nรญveis "insuportรกveis", como antes do dilรบvio. e a humanidade estรก caminhando para um situaรงรฃo parecida. claro, estamos no 'tempo da graรงa'. mas Deus nรฃo estรก submetido ร s nossas regras teolรณgicas, nem para um lado, nem para outro. Aqueles eventos que nรฃo tรชm explicaรงรฃo lรณgica alguma, chamados de fatalidades, podem sim, ter causa ou origem numa intervenรงรฃo superior. o que tambรฉn nรฃo significa que sempre serรก, e nem podemos saber quando o รฉ ou quando nรฃo รฉ. esse discernimento cabia aos profetas antigos. o que cabe a igreja, nรณs, รฉ fazermos a boa aรงรฃo; a verdadeira religiรฃo.

no amor de Cristo,

Daniel

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