É lícito o pastor ganhar salário?

Por Renato Vargens

Como já escrevi inúmeras vezes o ministério pastoral não é nada fácil. Cotidianamente os pastores lidam com situações extremamente complicadas onde dor, angústia e ansiedade se fazem presentes. Sem sombra de dúvidas os Ministros do Evangelho ao conduzirem o rebanho de Cristo desenvolvem um árduo e penoso trabalho. Se não bastasse isso, eles necessitam esmerar-se no estudo da Bíblia, dedicar-se com afinco a oração e piedade, aconselhar os tropegos, admoestar os insubmissos, além de treinar e fazer discipulos ensinando-as a guardar no coração a sã doutrina.

O pior disso tudo, é que parte da igreja não reconhece o valor do pastor. Na verdade alguns irmãos não tratam de seus pastores como deveriam. Vez por outra eu recebo emails ou ouço de algumas pessoas criticas relacionadas ao salário dos pastores. De fato, existem alguns pastores que vivem nababescamente usufruindo do dinheiro do povo de Deus, no entanto, a esmagadora maioria dos líderes cristãos lutam com dificuldade para sustentar suas famílias. Sei de incontáveis histórias de homens de Deus que trabalham duro fazendo tendas, visto que a igreja que pastoreia não valoriza o seu serviço pastoral pagando-lhe um salário digno.

Ora, assim como os membros de sua igreja o pastor precisa pagar suas dividas, saldar seus impostos, vestir seus filhos, pagar escola, comprar material escolar, e tantas outras coisas mais. No entanto, parece que parte da igreja de Cristo encontra-se anestesiada quanto as necessidades de seus líderes espirituais, mesmo porque, para alguns o pastor não deveria receber salário.

Ora, a Bíblia ensina que quem ministra do altar deve viver do altar. "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."

Caro leitor, a orientação do Senhor é clara em afirmar que os que anunciam o evangelho que vivam dele. Além disso, as Escrituras afirmam que os “Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário” ( Timóteo 5:17-18)

Diante do exposto, acredito que a Igreja de Cristo deva tratar com amor, respeito e consideração àqueles que no Senhor os tem presidido. Lidar com desdém  e desprezo o salário de homens de Deus que dedicam suas vidas a oração, ensino e pastoreio de vidas é opor-se aos ensinamentos dos apóstolos.

Pense nisso!

Renato Vargens

19 Response to "É lícito o pastor ganhar salário?"

  1. Ivan Tadeu Panicio Junior 27 de janeiro de 2010 11:58
    Prezado Pastor Renato, paz do Senhor!

    Já tenho acompanhado seu blog durante alguns meses, e tenho gostado muito.

    Parabéns pelas postagens com fundamentação, discrição e bom senso. E acima de tudo, atual, bíblica e algumas vezes, confrontadora.

    Que o Senhor te guarde em Cristo!

    Em Cristo
    Ivan Tadeu
    www.ivantadeu.blogspot.com
  2. Joao 27 de janeiro de 2010 12:20
    Bem, nem preciso de abrir as tantas passagens biblicas que falam desse assunto. A verdade é que, um pouco de estupidez tem acompanhado muitos frequentadores da casa do Senhor, por isso nåo entendem que o pastor tem o direito de receber o seu salário, a partir das próprias ofertas do povo. Vejo pastores a viverem como coitadinhos. Digo mais, os pastores merecem muito mais do que se pode imaginar.


    JOAO MAPIE
    MAPUTO-MOÇAMBIQUE
  3. Paulo 27 de janeiro de 2010 12:28
    Meu caro amigo Pr. Renato,
    Esse assunto de salário pastoral é um problema sério. Isso trará um outro assunto sobre o tempo integral do ministério. Um amigo, pastor, diante da necessidade, pois precisa pagar suas contas, decidiu fazer a faculdade de direito. POis bem, no final do ano passado, esse mesmo pastor, recebeu a comunicação do seu conselho, que o estava dispensando, porque não daria para ficar com um pastor de tempo parcial. Esse conselho ainda afirmou que o tal pastor estava fazendo o ministério de "bico" e por causa disso, "demitiu" o obreiro.
    Moral da história: Esse pastor encontra-se sem campo para pastorear.
    grande abraço
    Pr. Paulo
  4. jozue 27 de janeiro de 2010 12:31
    GOSTEI MUITO DA MENSAGEM, CONCORDO PLENAMENTE, POIS O HOMEM DE DEUS TEM QUE SER EXCLUSIVO ÀS OBRAS DO PAI E PARA ISSO TEM QUE SE MANTER PARA SUSTENTAR SUAS FAMILIS E COM DIGNIDADE.
  5. Anônimo 27 de janeiro de 2010 13:02
    Concordo, pois eu nunca o neguei. Só condeno a petição extorsiva de dízimos, mas sempre digo que o cristão deve contribuir para o sustento pastoral e isto já falei em dois artigos.
    Mary
  6. Luiz Fernando "MokoShock" 27 de janeiro de 2010 13:02
    Pr. Renato,

    Excelente artigo! Concordo 100% com tudo o que foi falado...

    Talvez só mudaria a palavra admoestar os insubmissos para exortar os insubmissos, pois creio que até mesmo aqueles que são insubmissos "merecem" ser exortados (Chamados para perto).

    Que Deus continue te abençoando,

    Grande Abraço!
  7. MARIO HERMES 27 de janeiro de 2010 13:29
    Como sempre Lucidez, Precisão e Respaudo Bíblico são marcas de seus textos... PARABÉNS!!!!
    Gostaria de sua autorização para reproduzir seu artigo no Blog da Igreja Batista do Barreto que estou moderando. www.ibbarreto.blogspot.com
  8. Renato Vargens 27 de janeiro de 2010 13:30
    Mário,

    Pode reproduzir o texto sim. Sem problemas!

    Abraços,


    Renato Vargens
  9. Claudio Alvares 27 de janeiro de 2010 14:32
    Pois é, parece que muita gente também não entende que ao deixar de dizimar e ofertar está inviabilizando projetos evangelisticos, projetos sociais e um salário digno e justo ao seu pastor, sem falar que as despesas normais da igreja também ficam seriamente prejudicadas. Aliás, muitos pastores ficam sem receber seu salário para que a igreja honre seus compromissos com a conta de luz, de água, aluguel e por aí vai...E os seus próprios compromissos, como ficam? Talvez pensem que o pastor está imune as necessidades comuns e normais de todo ser humano. Ou melhor, acho que é mera indiferença mesmo!!! É cada um olhando pro seu próprio umbigo e o resto que se dane!
  10. Daniele Meireles 27 de janeiro de 2010 15:09
    Se o pastor realmente atende a todas demandas mencionadas, realmente trabalha com afinco e faz isso tudo com amor, é claro que é digno de seu salário. Não há trabalho mais prazeroso e digno que esse. O que acontece hoje é que a maioria se locopleta da igreja, vive como um manager da instituição igreja e não pastor de ovelhas. As vezes entendem muito de money e admnistração e pouco de biblia e salvação. Outras vezes são até phds em divindade,mas se esquecem de disciplina e doutrina. Tempo ruim esse nosso. Dos que conheço, nem 10% merecem o salário que ganham, e olha que não é pouco.
  11. Thiago Rodrigo 27 de janeiro de 2010 16:35
    É inegável que um pastor deva ser mantido pela igreja a qual ele esteja à frente.

    Acredito que os tais comentários contrários existam devido a vários casos de pastores que abusam desse auxílio. Já escutei história de pastor que usava o dinheiro que recebia (e até boa parte dos dízimos) para custear viagens internacionais de férias dos seus filhos e manter um padrão de vida altíssimo. Resultado: os membros deixaram de contribuir naquela igreja.

    Acontece também que hoje em dia muitos estão se aproveitando do Evangelho para se dar bem financeiramente.

    Mas o Evangelho é Vivo, assim como nosso Deus. E acredito que nem todos os erros dos homens juntos manchará a Mensagem que deve ser pregada.
  12. Anônimo 27 de janeiro de 2010 19:14
    Concordo somente se o pastor se dedicar inteiramente ao ministerio, caso contrario não. Tambem discordo com a petição abusiva de dinheiro, afinal de contas a maioria que frequenta igrejas são pessoas de baixa renda.
  13. Ingrid 27 de janeiro de 2010 22:22
    Graça e paz,

    Concordo com o que foi dito. Os patores devem viver do evangelho como diz a Palavra. Só não tolero pastores que enriquecem do evangelho.
    Como pode alguém enriquecer do evangelho ? Só se comercializar a Palavra... A Palavra tb não diz pra dar de graça o que recebeis de graça ?

    Em Cristo, sempre.
  14. augusto elias 28 de janeiro de 2010 00:11
    Lógico que os pastores precisam de salário.,é bíblico.Eles precisam de se manter,levando em conta a família,o tempo de dedicação etc. Muitos que são formados, em outra profissão,acabam sem poder exercer devido a dedicação com o Reino de Deus.E pecado o enriquecimento nas custas de Deus,o "Macedão" ,por exemplo.
  15. Anônimo 28 de janeiro de 2010 11:30
    Bom texto, e sou plenamente a favor do salário para pastores, desde que não seja abusivo, pois temos que investir também nos necessitados, visto que, não adianta um salário de por exemplo R$5000,00 para o pastor e investir somente R$500,00 voltados a missões.
    Antes de pastores exigirem salários, os mesmos não podem deixar de fazer uma visitinha em Mateus 23. Paz e que Deus continue abençoando este ministério.
  16. Anônimo 6 de fevereiro de 2010 17:54
    Graça e Paz Pr. Renato,

    Parabéns pelo assunto levantado. O senhor mesmo já citou os textos bíblicos que falam do assunto, então, penso que se um pastor ENSINAR seu rebanho com a Palavra, simples e direta como Ela é, não haverá problemas de entendimento. Vemos os extremos: alguns ganhando muito, e como o senhor citou, uma grande maioria que passa necessidade. Um pastor, realmente dotado para conduzir um rebanho, tem respaldo para tratar o assunto com seu rebanho, e assim, evitar os extremos, pois o Senhor nos garante pela Palavra que que não deixa seus filhos passarem por necessidades.
    Espero ter dado alguma contribuição aos irmãos.
    Fiquem na bênção.
  17. Anônimo 22 de julho de 2010 13:46
    Pr. Renato, tenho uma coisa em meu pensamento com relação ao pagamento de salário de pastores. Sei que existem, vários ministérios, tanto grande, como pequenos. O que reluto em entender, é por que muitos pastores, tem seus salários de mais de 3.500,00(três mil e quinhetos reais) e todas as suas dispesas pagas pelos seus respectivos ministérios, e muitos de seus membros, que muitas das vezes asalariados, fieis dizimistas, passam necessidade dentro de casa, as vezes não tem nem o que comerem.
    Em particular, não acho isto muito justo por parte destes, pois entendo que os dizímos são sim para as dispesas da igreja, e principalmente investir em aganhar almas a Jesus. Ingraçado, que o termo Dízimo, deriva da moeda em especíe, já o termo original Dizima, é 10% sobre todo o tipo de plantio, ou animais que ofertavam no antigo testamento para os sumo sacerdotes e sacerdotes do templo. Mas as Dizima, eram alimentos e vestimentos, e não dinheiro. Bom, no novo testamento, as unicas vezes que Jesus deu enfâse nos (Dizímos)foi no sentido de acusalos, e mostrar algo negativo, e não positivo. Pois em Jesus, cumprindo toda a lei, por que apenas os Dízimos e não Dizima, continuam sendo apregoados? Não deveriamos então continuar guardando o sábado, fazer as festas judaicas,e outros tantos retuais da lei? Penço, que no fundo, no fundo, todos querem ter uma vida regalada nas custas das igrejas. E ter estatus perante a sociaedade. Até acho que por eles se dedicarem ao ministério, poderiam até ter suas respectivos salários, porém nada que venha ser tão esorbitante, como tem sido nestes dias. Para cada cidade e região, temos um custo diferenciado, para vivermos. Porém acredito, que por exemplo: Em São Paulo capital, um Pastor ganhar um salário de no máximo R$ 2.000,00 (Dois mil reais) seria excelente, independente do tamanho da igreja que ele tenha. Pois a mairia de seus membros, nem se quer isto ganha.
    Quero deixar claro, que meus comentários, são pessoais, e deu meu intendimento, nçao querendo que ninguem seja influenciado por mim. Obrigado por sua atenção.
  18. Karin 26 de julho de 2010 21:11
    Pr Renato,
    A Paz do Senhor Jesus!
    O senhor tem sido uma benção através desse blog!!!
    Como já vi que o senhor permite que copiem suas postagens..andei colocando umas lá no meu blog, com os devidos créditos...pois conheço algumas pessoas, que precisam ler esse tipo de msg..
    Que continue sendo um canal de benção!
    Pra Karin
  19. Anônimo 29 de setembro de 2010 17:14
    infelizmente hoje a igreja virou comercio,mentira falar que pastor vive 24 horas para o evangelho,sendo que as igrejas passam o tempo todo fechadas,mesmo assim conheco pastores que trabalham noermalmente e igrejas que ate aboliram os pastores,um pastor ganha mais que um assalariado,nao,nao deve ganhar salario nao,alem de tudo e ilegal,dinheiro ilegal nao serve a Deus.