É lícito o pastor ganhar salário?
Por Renato Vargens
Como já escrevi inúmeras vezes o ministério pastoral não é nada fácil. Cotidianamente os pastores lidam com situações extremamente complicadas onde dor, angústia e ansiedade se fazem presentes. Sem sombra de dúvidas os Ministros do Evangelho ao conduzirem o rebanho de Cristo desenvolvem um árduo e penoso trabalho. Se não bastasse isso, eles necessitam esmerar-se no estudo da Bíblia, dedicar-se com afinco a oração e piedade, aconselhar os tropegos, admoestar os insubmissos, além de treinar e fazer discipulos ensinando-as a guardar no coração a sã doutrina.O pior disso tudo, é que parte da igreja não reconhece o valor do pastor. Na verdade alguns irmãos não tratam de seus pastores como deveriam. Vez por outra eu recebo emails ou ouço de algumas pessoas criticas relacionadas ao salário dos pastores. De fato, existem alguns pastores que vivem nababescamente usufruindo do dinheiro do povo de Deus, no entanto, a esmagadora maioria dos líderes cristãos lutam com dificuldade para sustentar suas famílias. Sei de incontáveis histórias de homens de Deus que trabalham duro fazendo tendas, visto que a igreja que pastoreia não valoriza o seu serviço pastoral pagando-lhe um salário digno.
Ora, assim como os membros de sua igreja o pastor precisa pagar suas dividas, saldar seus impostos, vestir seus filhos, pagar escola, comprar material escolar, e tantas outras coisas mais. No entanto, parece que parte da igreja de Cristo encontra-se anestesiada quanto as necessidades de seus líderes espirituais, mesmo porque, para alguns o pastor não deveria receber salário.
Ora, a Bíblia ensina que quem ministra do altar deve viver do altar. "Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
Caro leitor, a orientação do Senhor é clara em afirmar que os que anunciam o evangelho que vivam dele. Além disso, as Escrituras afirmam que os “Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque diz a Escritura: Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário” ( Timóteo 5:17-18)
Diante do exposto, acredito que a Igreja de Cristo deva tratar com amor, respeito e consideração àqueles que no Senhor os tem presidido. Lidar com desdém e desprezo o salário de homens de Deus que dedicam suas vidas a oração, ensino e pastoreio de vidas é opor-se aos ensinamentos dos apóstolos.
Pense nisso!
Renato Vargens







Já tenho acompanhado seu blog durante alguns meses, e tenho gostado muito.
Parabéns pelas postagens com fundamentação, discrição e bom senso. E acima de tudo, atual, bíblica e algumas vezes, confrontadora.
Que o Senhor te guarde em Cristo!
Em Cristo
Ivan Tadeu
www.ivantadeu.blogspot.com
JOAO MAPIE
MAPUTO-MOÇAMBIQUE
Esse assunto de salário pastoral é um problema sério. Isso trará um outro assunto sobre o tempo integral do ministério. Um amigo, pastor, diante da necessidade, pois precisa pagar suas contas, decidiu fazer a faculdade de direito. POis bem, no final do ano passado, esse mesmo pastor, recebeu a comunicação do seu conselho, que o estava dispensando, porque não daria para ficar com um pastor de tempo parcial. Esse conselho ainda afirmou que o tal pastor estava fazendo o ministério de "bico" e por causa disso, "demitiu" o obreiro.
Moral da história: Esse pastor encontra-se sem campo para pastorear.
grande abraço
Pr. Paulo
Mary
Excelente artigo! Concordo 100% com tudo o que foi falado...
Talvez só mudaria a palavra admoestar os insubmissos para exortar os insubmissos, pois creio que até mesmo aqueles que são insubmissos "merecem" ser exortados (Chamados para perto).
Que Deus continue te abençoando,
Grande Abraço!
Gostaria de sua autorização para reproduzir seu artigo no Blog da Igreja Batista do Barreto que estou moderando. www.ibbarreto.blogspot.com
Pode reproduzir o texto sim. Sem problemas!
Abraços,
Renato Vargens
Acredito que os tais comentários contrários existam devido a vários casos de pastores que abusam desse auxílio. Já escutei história de pastor que usava o dinheiro que recebia (e até boa parte dos dízimos) para custear viagens internacionais de férias dos seus filhos e manter um padrão de vida altíssimo. Resultado: os membros deixaram de contribuir naquela igreja.
Acontece também que hoje em dia muitos estão se aproveitando do Evangelho para se dar bem financeiramente.
Mas o Evangelho é Vivo, assim como nosso Deus. E acredito que nem todos os erros dos homens juntos manchará a Mensagem que deve ser pregada.
Concordo com o que foi dito. Os patores devem viver do evangelho como diz a Palavra. Só não tolero pastores que enriquecem do evangelho.
Como pode alguém enriquecer do evangelho ? Só se comercializar a Palavra... A Palavra tb não diz pra dar de graça o que recebeis de graça ?
Em Cristo, sempre.
Antes de pastores exigirem salários, os mesmos não podem deixar de fazer uma visitinha em Mateus 23. Paz e que Deus continue abençoando este ministério.
Parabéns pelo assunto levantado. O senhor mesmo já citou os textos bíblicos que falam do assunto, então, penso que se um pastor ENSINAR seu rebanho com a Palavra, simples e direta como Ela é, não haverá problemas de entendimento. Vemos os extremos: alguns ganhando muito, e como o senhor citou, uma grande maioria que passa necessidade. Um pastor, realmente dotado para conduzir um rebanho, tem respaldo para tratar o assunto com seu rebanho, e assim, evitar os extremos, pois o Senhor nos garante pela Palavra que que não deixa seus filhos passarem por necessidades.
Espero ter dado alguma contribuição aos irmãos.
Fiquem na bênção.
Em particular, não acho isto muito justo por parte destes, pois entendo que os dizímos são sim para as dispesas da igreja, e principalmente investir em aganhar almas a Jesus. Ingraçado, que o termo Dízimo, deriva da moeda em especíe, já o termo original Dizima, é 10% sobre todo o tipo de plantio, ou animais que ofertavam no antigo testamento para os sumo sacerdotes e sacerdotes do templo. Mas as Dizima, eram alimentos e vestimentos, e não dinheiro. Bom, no novo testamento, as unicas vezes que Jesus deu enfâse nos (Dizímos)foi no sentido de acusalos, e mostrar algo negativo, e não positivo. Pois em Jesus, cumprindo toda a lei, por que apenas os Dízimos e não Dizima, continuam sendo apregoados? Não deveriamos então continuar guardando o sábado, fazer as festas judaicas,e outros tantos retuais da lei? Penço, que no fundo, no fundo, todos querem ter uma vida regalada nas custas das igrejas. E ter estatus perante a sociaedade. Até acho que por eles se dedicarem ao ministério, poderiam até ter suas respectivos salários, porém nada que venha ser tão esorbitante, como tem sido nestes dias. Para cada cidade e região, temos um custo diferenciado, para vivermos. Porém acredito, que por exemplo: Em São Paulo capital, um Pastor ganhar um salário de no máximo R$ 2.000,00 (Dois mil reais) seria excelente, independente do tamanho da igreja que ele tenha. Pois a mairia de seus membros, nem se quer isto ganha.
Quero deixar claro, que meus comentários, são pessoais, e deu meu intendimento, nçao querendo que ninguem seja influenciado por mim. Obrigado por sua atenção.
A Paz do Senhor Jesus!
O senhor tem sido uma benção através desse blog!!!
Como já vi que o senhor permite que copiem suas postagens..andei colocando umas lá no meu blog, com os devidos créditos...pois conheço algumas pessoas, que precisam ler esse tipo de msg..
Que continue sendo um canal de benção!
Pra Karin