quarta-feira, setembro 23, 2009

O matuto, a pregação do evangelho e o “mineirês”

Por Renato Vargens

Certa vez um homem da cidade enquanto viajava pelo interior das Minas Gerais, resolveu evangelizar um matuto que estava sentado à praça de sua cidade. Sem titubeios ele começou a falar dos atributos de Deus, do amor de Jesus, além do cuidado do Senhor para com os seus. Entretanto, por maior que fosse o esforço do homem da cidade em se fazer entender, o caboclo nada entendia.Percebendo que não conseguia penetrar no coração do homem da roça, o evangelista resolveu recitar o salmo 23 em “mineirês”.

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros corgos de água carma
Inda que eu tenha qui andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhada do capeta
não careço tê medo di nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”
Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente di tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...
AMÉIM!

Assim que terminou de receitar o salmo 23 em “idioma mineiro”, o caipira abriu um largo sorriso, demonstrando que havia entendido a mensagem.

Pois é, como dizia o filósofo Chacrinha quem não se comunica se trumbica, e vamos combinar uma coisa? A comunicação é a chave do negócio. Isto posto, afirmo sem sombra de dúvidas do que mais do que nunca precisamos aprender de forma inteligente a como penetrar no coração das pessoas anunciando-lhes a mensagem da salvação eterna, até porque, caso contrário nos frustaremos em nossa missão.

Pense nisso!

Renato Vargens
Josafá disse...

Abençoados irmãos;
Parabenizo-lhes pelo trabalho frutífero que estão desempenhando para o povo de DEUS, foi importante receber este salmo 23 no meu idioma, e ter a alegria de aprender mais uma vez sobre a importancia de comunicar na linga do povo.
Um abraço do irmão Josafá.

GILBERT RAPOSO disse...

Temos também que saber como chegar ao SENHOR, pois um famoso pregador foi a uma cidade interiorana e o evento foi anunciado em toda roça, um matuto lavrador na data anunciada,pos a melhor roupa, se perfumou e seguiu, quando chegou no ginásio lotado todos esperavam o condutor da mensagem, quando chegou começou a trovejar muito e chover forte, o qque aconteceu é que ninguém ouvia o que se falava, então o pastor pregador começou a orar com palavras dificeis que ninguem entendia e nada acontecia, então o matuto no seu linguajar simples e de portugues totalmente errado orou ao SENHOR:" Sinho, tamo aqui para ouvi fala do DEUS, e pur favo para de chove ", e nesta simplicidade foi atendido, o seu coração alcançou ao SENHOR, é isso que nosso criador quer sinceridade com simplicidade.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Josafá disse...

É Benção Demaaaiss!!!!!
Parabéns por este abençoado trabalho, que os frutos sejam a 100 por um, obrigado por este salmo 23 nesta língua abençoada, sou de lá, e podemos nos esforçar mais pra falar a língua do povo,e assim anunciarmos o evangelho a toda criatura, como nos recomendou JESUS, aleluia.
Um abraço do irmão Josafá.

Célio R. disse...

Aqui no berlandia véi de guerra nunca tinha ouvido o salmo desse jeito, achei engraçado demais, um jeito muito humorado para falar de coisa seria, que Deus abençoe o irmão.

GILBERT RAPOSO disse...

QUERO APROVEITAR AQUI PARA MANDAR UM ABRAÇO PARA TODOS OS MINEIROS, SÃO UM POVO BOM,SOLICITO, SIMPATICO, TENHO AMIGOS EM: UBÁ, LEOPOLDINA, RIO BRANCO, CARATINGA, PIRAPITINGA, VIÇOSA, PORTO NOVO DO CUNHA, CEL. FABRICIANO, TIMOTEO,LAMBARI, ÁGUAS CLARAS, GOV. VALADARES, IPATINGA, GENTE BOA ESSE POVO MINEIRO, QUE DEUS OS ABENÇÕE.
GILBERT RAPOSO, UM APRENDIZ EM CRISTO JESUS.

Jonara disse...

rs,rs - Inda bem ki eu sô minera involuida i num falu di ansim, dessi geitu!
Paizi i benças, pastor Renato!(rs,rs)

Balla disse...

Olá Renato...
Esse realmente foi uma tacada de mestre, quer dizer: do Mestre.
Concordo sobre o que dizes a respeito da comunicação... Valeuuuuu!

N.finha disse...

paz do senhor a todos..

Neiva ungida disse...

A pazzzzzzzzzzzzzz..

Neiva ungida disse...

Queridos a palavra de DEus e clara quando diz,PODE DE UMA MESMA FONTE JORRAR AGUA DOCE E SALGADA?nAO EXISTE ISSO DE EU SOOOU PROFISSIONAL TRABALHO NISSO ,Deus ja deu o don e a tua palavra diz tudo que tem folego louve ao senhor,acho enadimissivel aguem dizer que serve ao Senhor e nao obedece ao teu pai que filho e esse ,os rebeldes nao erdarao o reino de DEUS,eles prescisam ler a palavra do senhor isso sim se lessem mais a biblia veria o terrivel erro que estao cometendo,olha o que diz em TIAGO 1 2-5.
SEJAM PRATICANTES DA PALAVRA DE DEUS,NAO APENAS OUVINTES.ENGANANDO-SE A SI MESMOS.AQUELE QUE OUVE A PALAVRA MAIS NAO PONHE EM PRATICA E SEMELHANTE A UM HOMEM QUE OLHA TUA FACE NO ESPELHO EDEPOSI DE OLHAR PARA SI MESMO SAI E LOGO ESQUECE A SUA APARENCIA, e disso que eles estao prescisando de uma porcao em grande abundancia da palavra do nosso salvador JESUS CRISTO ...
A paz estejam com todos amados irmaos,e parabens ao RENATO VARGENS PELO BLOG TA LINDO...

cley disse...

Através da Bíblia Sagrada percebemos a simplicidade do Grande e Eterno Deus em interagir com os mais simples e indoutos, aliás, Ele deu graças por isso.


Assim que me foi enviado o Salmo do Matuto, o decorei e em visita à casa da irmã Tereza ( viúva dedicada ao evangelho) declamei-o estando todos à mesa para um saboroso, como sempre, café da tarde.

Acreditem, por gentileza: Lágrimas vieram aos nossos olhos!

Obrigada por essa pérola.


Aproveito para passar um fato, dentre muitos, que enriquecem o nosso escritório de advocacia( militamos há 28 anos em nosso Estado MS):

Uma certa irmã da Igreja Universal nos contratou um serviço. O Juiz da causa encaminhou os autos para o MP para manifestação e no escritório eu comuniquei a querida irmã cliente que o Promotor havia manifestado no processo. Pra que eu disse isso: a irmã arregalou os olhos, deu um pulo e falou: Doutora, pelo amor de Deus... e daí??? a senhora conseguiu expulsar os demônios? meu Jesus...como advogado sofre...tem até promotor manifestando!

Expliquei a irmã o significado de "manifestação" no autos, mas... por incrível que pareça, ela demorou muito para entender e acredito que até agora não está convencida, pois esparramou para alguns irmãos que eu sou uma grande advogada, expulsei os demônios do promotor e ganhei a causa.

Isso é para passar aos colaboradores de profícuo Blog que simplicidade existe e jamais ousaria eu, chamar de ignorância.

Afinal, Deus abençoou e ganhamos o feito.

Cley Mongenot - serva do Senhor Jesus.

favourite category

...
test section describtion

Whatsapp Button works on Mobile Device only