sábado, agosto 22, 2009

Uma palavra aos casados e aos que querem casar!

Por Renato Vargens

"Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
Quando me via contrariado
Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!”
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade"

Parece que alguns homens ainda vivem em plena década de 50, quando Ataulfo Alves e Mario Lago compuseram Amélia. Segundo os famosos compositores, aquela era a mulher de verdade, até porque, achava bonito não comer e nenhuma tinha nenhuma vaidade.

Pois é, Infelizmente ainda existem homens que se consideram superiores as suas mulheres e que as tratam quase como escravas. Para estes, o mais importante é roupa lavada, almoço bem feito e casa arrumada.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Family Issue os homens tendem a fazer menos tarefas domésticas depois que se casam. O The Times, que teve acesso ao estudo, afirmou que os homens gastam em média 9,41 horas por semana com tarefas domésticas - menos do que a metade do tempo gasto pelas mulheres: 21,13 horas.

Costumo dizer que este país varonil possui um número incontável de machões e pouquíssimos machos, isto porque, tais criaturas em virtude de uma cultura chauvinista, abominam a possibilidade de terem que ajudar suas esposas nas tarefas domésticas.

Por incrível que pareça existem homens que são incapazes de cozinhar para esposa, arrumar a cama, ou até mesmo organizar a bagunça da casa. Para piorar a situação, alguns deles nem a comida no prato colocam, deixando o “árduo” serviço para a escrava da mulher.

Caro leitor, do ponto de vista cristão, os homens não são melhores do que as mulheres. Na verdade, macho é fêmea são iguais perante o Criador. Cabe portanto aos maridos tratar suas esposas com respeito e dignidade, entendendo que no Senhor ainda que tenhamos papeis diferentes somos todos iguais.

Pense nisso!

Renato Vargens

Anônimo disse...

Pastor,

Infelizmente, o que o senhor diz nesta mensagem é mais pura verdade, a grande maioria dos homens esquecem que a mulher foi lhes dada por adjuntora, compamheira, e não escrava, serva.
Esquecem da lição de nosso SENHOR que nos disse que quem quiser ser senhor seja Servo de todos.

augusto elias disse...

Antes de tudo,Mário Lago foi preso com o meu avô,que era contra as ordens do senhor Getúlio,na mesma ocasião Ataulfo também,a letra foi feita nessa época.Pois bem,acho bacana o homem ajudar a mulher,por que não!Só sei de uma coisa, quando eu casar estarei safo na cozinha.Isso faz parte da comunhão entre os casais.Estarem juntos em todos os momentos da vida é bacana!O companheirismo começa em casa,com intimidade,ou seja,lavar roupas juntos,cozinhar,como eu disse juntos,se possível pagar as contas juntos etc...
QUE O SENHOR POSSA NOS ABENÇOAR DE ACORDO COM A VONTADE DELE

CARLOS GOMES disse...

É verdade pastor. Fui criado vendo minha mãe ser tratada como uma empregada. Quando casei não quis repetir esse ciclo e estou aprendendo ainda a ajudar minha esposa em algumas coisas da casa. Infelizmente cozinhar não sei, mas posso ajudar em outras tarefas.

Maria Madalena disse...

Isso é uma pura realidade.
Eu estou namorando e já conversei sobre isso com o meu namorado.
Ele mesmo acha isso um absurdo .

Parabens por escrever a verdade e alertam aqueles que não tem noção desta realidade.

Dayane disse...

Ola Pr Renato, tudo bem?
Legal o senhor ter abordado esse assunto! Esses dias li no jornal Folha Universal uma coluna onde uma moça (não me recordo o nome e nem tenho o jornal mais)dava "dicas" de como ser feliz no casamento, isso baseada em um livro me parece de 40 dicas para um casamento feliz, algo assim. Enfim, nessas dicas por 3 edições que li ela sempre fala a respeito do marido que trabalha e a esposa que esta em casa, o fato da mulher ficar chateada porque o marido nao se dispoe nem pra lavar um prato engraçado que ela fez uma colocação tipo assim: "O seu marido trabalha o dia todo e vc esta em casa, vc acha justo ele ter que lavar a louça? Ele esta cansado, eu acho um absurdo a mulher ficar irritada porque o marido nao quer lavar a louça pra ela! Quando eu trabalhava fora, quando meu marido e eu chegavamos eu ia fazer tudo e nao reclamava! Ela falando né?!.
Bom, onde eu quero chegar?! O senhor fala dos homens machistas, mas tenho o desprazer em te contar que existem mulheres tao machistas quanto, não acho que o marido alem de trabalhar fora tenha que lavar, passar e cozinhar, mas não vejo mal algum em dar uma força com as crianças, na cozinha ou em qualquer outra tarefa domestica. Em uma outra edição ela tb dizia assim: "As mulheres ficam iradas em verem seu marido sentado no sofá enquanto elas trabalham na cozinham, mas e se fosse Jesus? Vc ficaria irada em preparar o jantar dele? Achei a colocação no minimo absurda mas...
Gostaria de saber o que o senhor acha, eu ñ trabalho fora, mas o serviço de casa e cansativo e nunca acaba, meu marido tem feito o minimo, isso pra nao dizer quase nada, o senhor acha que é culpa minha dele estar ficando assim?

Aguardo... obrigada!

Dayane

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only