sábado, maio 23, 2009

Uma cidade de gente sofrida...

São Gonçalo, rascunho da miséria.
Renato vargens

Morando em São Gonçalo você sabe como é...

Pois é, como bem disse Seu Jorge, quando a ponte engarrafa, São Gonçalo pára.

São Gonçalo fica há apenas quarenta quilômetros da capital fluminense. Seu IDH é apenas o 22º do estado, cujo ranking é liderado por Niterói, que possui também a terceira melhor posição do país.

Suas ruas são completamente esburacadas, sua educação e saúde são inexistentes, além de possuir uma enorme desorganização nos equipamentos públicos. O transporte coletivo é confuso, o trânsito caótico, cujos motoristas que nela dirigem se comportam como se estivessem dirigindo numa terra sem leis e ordem.

Quanto ao lixo, São Gonçalo vive imersa em todo tipo sujeira. Suas ruas são imundas, seus córregos e riachos extremamente poluídos. Esta semana o Instituto Trava Brasil, divulgou o ranking de saneamento das 79 maiores cidades do Brasil. Infelizmente, a cidade de Gonçalo cuja população ultrapassa um milhão de habitantes, encontra-se na ultima colocação, proporcionando aos seus moradores a possibilidade de absorção das mais variadas doenças. (1)

Senão bastasse isso, São Gonçalo possui 106,9 mil cidadãos em situação de miséria, de acordo com dados do IBGE. São pessoas que chegam a ganhar menos de um quarto de salário mínimo por mês. O número de indigentes em São Gonçalo, bem como os que vivem abaixo da linha da pobreza segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chega a 130 mil”. (2 ) Além disso, boa parte desta população só fazem duas refeições completas por semana.

Para piorar a situação, este combalido município ao longo das últimas décadas tem sofrido com o descaso do poder público que de forma de forma descompromissada tem tratado dos dramas e dilemas de uma população que sofre caladamente.

O que nos entristece é que mesmo tendo uma prefeita evangélica, vereadores e secretários cristãos, quase nada de positivo tem acontecido a essa combalida cidade. Apesar de ser também o município com a maior concentração de igrejas evangélicas por metro quadrado do Brasil, infelizmente os valores do reino ainda não chegaram por lá.

Confesso que não consigo entender como uma cidade vizinha a Niterói, com tantas riquezas e belezas, vivencia tanta miséria!

Minha oração é que o Deus Todo-poderoso tenha misericórdia desse povo tão sofrido, transformando a história deste município, como também julgando com justiça aqueles que têm espoliado tão brava gente.

Renato Vargens


1- http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/?id=6771
2- Jornal O Fluminense em 27/06/2005
Unknown disse...

conheço são gonçalo há mais de 25 anos... (pois me casei com alguém da cidade). morando na zona de sul de SAMPA, desde pequena, qdo a visitei (são gonçalo) fiquei chocada com a realidade...

há 25 anos a rua da minha sogra, em mutuá, é do mesmo jeito. qdo chove ninguém passa, no calor o pó toma conta!! nada foi feito até hoje e consta na prefeitura que a mesma é asfaltada!!!

o que vejo tbém é que ninguém está nem ae pro bairro. não há interesse dos moradores em que se resolva nada. ninguém se une prá nada! é um povo extremamente acomodado... pessoas que vivem a síndrome de gabriela: "eu masci assim, eu cresci assim e vou morrer assim". infelizmente!

parabéns pelo blog e pelos textos.

um abraço.

rubenita, de SAMPA

renato vargens disse...

Prezada Rubenita,

Pode até ser que parte dos moradores de São Gonçalo se comportem assim. Entretanto, vale a pena ressaltar que o comodismo se tornou marca inerente do cidadão brasileiro. Por acaso, você já percebeu que o nosso povo perdeu o salutar hábito de protestar? Pois é, infelizmente não existe mais por parte do povo nenhum tipo de participação popular.

Abraços,

Renato Vargens

Augusto Elias disse...

Os números que o senhor nos mostra é assustador,detalhe,a capital do Estado,onde tudo acontece,como as parcerias entre os órgãos públicos fica logo ali,pois os 106,9 mil cidadãos que estão mergulhados na miséria,vivem como se estivessem a milhares de kilômetros dessa metrópole tão importante para a vida social e política do Brasil.Aliás,os políticos fazem todo tipo de parceria para se reeleger ou entrar pela primeira vez nas "tetas da vaca gorda',mas não adicionam com o povo,ou seja, a parceria própiamente dita com a massa sofrida.O que é difícil de aceitar,são os que se dizem evangélicos ocupando os cargos mais importantes do Município e até mesmo do Estado ,influentes no país.Ha alguns dias,o meu pai descobriu um irmão dele, meu tio vivendo em estado de miséria e de loucura e outras situações precárias.O município de São Gonçalo pediu para que o levassem para Niterói porque não teria estrutura para tratá-lo.Graças a Deus foi resolvido. Bom, para os políticos o mais importantes é não fazer nada para o bem estar do povo,neste caso, o de São Gonçalo por exemplo, e por sinal, muito sofrido.Eles querem,ao assumirem, tratarem logo daqueles que os ajudaram para garantir a próxima vitória e vão fazendo o "feijão com arroz" ao longo dos 4 anos.Agora,em se trando da nossa cidade fizinha,que mais parece um veradeiro buraco negro,a para garantirem a prefeitura mais uma vez e cadeiras na câmara municipal, os que se dizem evangélicos foram para a tv e palanque , sabe a primeira coisa que eles falavam?Sou evangélico...povo de Deus....irmãos na fé....e outras coisas em vão, como o própio nome de Desu.São Gonçalo, para mim, está parecendo casa de prostituta governada por sacanas!!!Os seus representantes,em sua infinita maldade contribuiu,de certa forma, para o povo não mais lutar pelos seu interesses.Posso estar enganado, mais o descaso daquela cidadae,falta de respeito da prefeita e os seus companheiros do legislativo municipal, assim como em alguns lugares, mexeram com o pisíquico das pessoas ,refletindo no físico e na mente,o povo fica inerti apartir daí,veja bem, é uma opinião minha, que para as autoridades de um modo geral,se não tiver protesto,é bom sempre,pra eles.Que Deus guarde aquela cidadae importante na história do Rio de Janeiro.

Dougllas Knnor disse...

Eu acho que esse descaso com SG esta ligado muito à corrupção dos politíicos desse município, que escolhidos por nos não cumprem o que prometem e pior esses que se dizem evangélicos esquecem dos princípios cristãos, o pastor Renato tinha que convida-los a assistir a Escola de Discípulos da nossa igreja por coincidência foi hj o estudo dos 10 mandamentos “não furtaras” abraço a todos.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only