segunda-feira, maio 11, 2009

A árdua e difícil tarefa de ser pastor.

Renato Vargens

Servir a Cristo é um enorme privilégio. Servi-lo como pastor muito mais.

Algumas pessoas pensam que exercer o ministério pastoral é fácil. Talvez elas não entendam a complexidade do cumprimento de tão árdua tarefa. Como bem escreveu o meu amigo Wagner de Araújo, pastor da Igreja Batista Boas Novas de Osasco, “ser pastor é muito mais que ser um pregador... Ser pastor é sentir paixão pelas almas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que nos leve à atitude solidária de repartir as boas-novas com ele... Ser pastor é chorar com os que choram, unindo-nos ao enlutado que perdeu um ente querido, é dar o ombro para o entristecido pela perda de um amor, é ser a companhia do solitário, é ouvir a mesma história uma porção de vezes por parte do carente. Chorar com a família necessitada, com o pai de um drogado, com a mãe da prostituta, com a família do traficante, com o irmão desprezado. Ser pastor é não ter outro interesse senão o pregar a Cristo. É não se envolver nos negócios deste mundo, buscando riquezas, fama e posição. É saber dizer não quando o coração disser sim. É não ir à casa dos ricos em detrimento dos pobres. É não dar atenção demasiada para uns, esquecendo-se dos outros. É não ficar do lado dos jovens, em detrimento dos adultos e vice-versa. Ser pastor é não envolver-se em demasia com as pessoas, ao ponto de se perder a linha divisória do amor e do respeito, do carinho e da disciplina.”

Ser pastor é visitar quando necessário asilos, presídios, orfanatos, hospitais. Ser pastor é vestir-se de um espírito abnegado, dividir o pão, compartilhar o amor, admoestar os insubmissos, confrontar os rebeldes, consolar os que sofrem. Ser pastor é esmerar-se na Palavra, dedicando tempo precioso a preparação de estudos e sermões. Ser pastor é defender a sã doutrina protegendo-a dos ensinamentos dos falsos mestres e profetas. Ser pastor é chorar pela injustiça e defender injustiçados. Ser pastor é pregar TODO conselho de Deus, em todo tempo, a todo momento atráves de palavras, atitudes e comportamento.

Ser pastor é saber lidar com elogios e pedradas, afagos e injustiças, beijos e descasos. Ser pastor é rir pelas bênçãos conquistadas pelos irmãos, como chorar pelas perdas irreparáveis dos que conosco convivem. Ser pastor é saber celebrar a vida e a morte, é ter palavras de conforto e consolo em meio ao caos. Ser pastor é ouvir pacientemente as lamúrias dos que gemem, é aconselhar sabiamente os que se encontram em confusão. Ser pastor é ser amigo, próximo, companheiro.

Ser pastor é uma bênção, mas com certeza não é nada fácil!
Pense nisso!

Renato Vargens
Gilbert Raposo disse...

E com um bom pastor, a boa ovelha não berra.
Glórias a DEUS !!!!!!!

Unknown disse...

Com certeza preciso orar mais pelos Pastores amigos e de um modo geral que eu conheço.Suas vidas são mais duras do que eu imaginava.
Antonio Oscar.

Cristiano Nascimento disse...

Linda mensagem

Essa figura do verdadeiro pastor torna-se, cada vez mais, uma idealização carente de efetividade no mundo real, isto por dois motivos principais:

1) A maior parte daqueles que aspiram ao episcopado têm como fim a obtenção de privilégios terrenos: honra, dinheiro, poder, etc.

2) Aqueles candidatos ao episcopado que realmente têm o sonho de ajudar no aperfeiçoamento espiritual dos santos, através de um serviço verdadeiramente abnegado e em conformidade com a Palavra de Deus, geralmente já cortados por um "sistema" eclesiástico corrupto, já no início de suas carreiras. Embora tenham a vocação são impedidos de exercê-la. Em algums igrejas, para se chegar à posição de pastor é precisa vender a própria alma, abandonar as próprias convicções e tornar-se um escravo dos homens.

Abraços


Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com

Pastor Mizael Profeta disse...

Que Deus continue nos ajudando e dando graça a frente dessa chamada tao linda e ardua que é ser Pastor , a todos os Ministros do Evangelho meu sincero abraço. Para refletir: Josué 1.v.09

Augusto Elias disse...

É uma importante atribuição Divina.Graças ao Senhor Jesus tive ha alguns meses uma nova experiência em minha vida que foi acompanhar somente um pouco desse trabalho delicado bem de perto,afinal mexe com vidas de muitas famílias de várias classes sociais.Irmãos,digo uma coisa:Tem que ser aguerrido,pois entre tantas outras coisas,é necessário dividir tempo para família,estudo,atenção para os ministérios dentro da própia congregação,sem levar em conta as receitas para a manutenção do trabalho e em muitas da vezes, em diversos lugares.Penso que não são muitas pessoas esclarecidas sobre essa missão para poucas pessoas agraciadas pelo Senhor.Os pastores precisam estar cobertos por oração,como a família de cada um,pois a família indo bem em todos os sentidos,esses homens com o compromisso de divulgar as boas novas,estarão indo bem em todos os sentidos também.

Anônimo disse...

Excelente!
MAry

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS QUE AINDA TEMOS ALGUNS POUCOS PASTORES QUE VIVEN NO EVANGELHO, TEM AMOR COM SUAS OVELHAS.
MAS CONHEÇO PASTORES QUE VIVEWM SOMENTE PARA SEU BEL PREZER E SUAS FAMILIA. TEM PASTOR, NÃO TO NUMERANDO PASTOR DE ESSAS GRANDES IGREJAS, MAS SIM PEQUENA . ESSES PASTORES O DESEJO DELES É SOMENTE TIRAR A LÃ DAS SUAS OVELHA, NÃO IMPORTA SE ELAS ESTÃO COM FRIO OU FOME, ELES QUEREM APENAS AS SUAS LÃ. CONHEÇO AQUI EM MINHA CIDADE POSTOR QUE SÓ QUER CARRO DE ÚLTIMO MODELO, NÃO PRESTA CONTA DEMOCRATICRAMENTE, ESCONDE TUDO DAS SUAS OVELHA., SÃO UNS VERDADEIROS LOBOS FAMINTO, NÃO DA PALAVRA DE DEUS, MAS SIM DE SEU BEL PRAZER

Roberto Lopes disse...

Ufa ...! E como tem gente ai brincando de ser Pastor . Quer trabalho pegue no arado ...
Parabéns PAstor Renato .

Anônimo disse...

Sou o pastor Dhéo. do templo lugar de adoração ao senhor.
Realmente a obra é ardua e espinhosa.
É tudo o que foi postado no tópico acima, por renato.
PARABENS RENATO.
Eu nunca quis ser pastor; mas não foi o meu querer que prevaleceu.
Com tudo hoje sou grato ao Senhor.
A PAZ.
PR.DHÉO

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only