terça-feira, abril 28, 2009

Síndrome de Dick Vigarista

Renato Vargens

Quando criança gostava de assistir “A Corrida maluca”, desenho animado produzido por Hanna Barbera. Nele, o personagem Dick Vigarista juntamente com o seu companheiro de mutretas Muttley, tentavam a todo o custo vencer as corridas, sem contudo, alcançarem êxito. Em cada episódio, Dick Vigarista tentava passar a perna em alguém, elaborando estratégias desonestas ou criando atalhos espúrios aonde através de uma conduta ilícita visava-se à vitória.
A simples lembrança deste desenho animado me faz pensar na existência de algumas pessoas que não desejam vencer na vida de forma honesta. Infelizmente, parte da sociedade brasileira, se caracteriza por um estilo de vida absolutamente censurável, onde o que importa, é chegar em primeiro na corrida da vida. O comportamento em questão encontra-se presente em todas as esferas da sociedade, (principalmente no Congresso Nacional), cujos protagonistas possuem por lema e filosofia a "espetacular" idéia de que o “esperto” sempre leva vantagem sobre o “otário”.
Pois é, as vezes tenho a nítida impressão que somos um país de otários, onde a corrupção além de edêmica, tornou-se génerica. Para piorar a coisa, os evangélicos que deveriam lutar em favor da ética e da moral, definitivamente romperam com a decência e os bons costumes. Um exemplo claro disto é a quantidade impressionante de "irmãos" que vendem, compram e comercializam produtos piratas. Nas grandes cidades é absolutamente percepitvel encontrarmos nossos "irmaozinhos" ganhando a vida vendendo nas esquinas CD´s e DVD´s falsificados, até porque, para estes, os fins sempre justificam os meios.
A sociedade brasileira está cansada de tanta pilantragem, de tantos "Dicks Vigaristas" , de tantos sem-vergonhas, de tantas desculpas esfarrapadas, de tanta podridão.
Caro leitor, infelizmente no mundo real, ao contrário do que acontecia na "corrida maluca", Dick Vigarista, tem vencido muitas corridas, ensinando a esta geração que "custe o que custar" o que importa é ganhar.

Que Deus tenha misericordia deste país.

Renato Vargens
Anônimo disse...

Esse é um personagem que se repete a cada eleição. Talvez a grande diferença entre o Dick e os nossos políticos é que ele se dava mal no final, levando-nos a sentir uma sensação de que o bem sempre vence. Já os nossos políticos além de conseguirem alcançar seus objetivos sórdidos ainda nos deixam a ver navios, por que, por mais que sejam descobertos, o dinheiro nunca volta para os cofres de onde nunca deveriam ter saído, enfim, a pizza e garantida no final.
Resumindo, Dick vigarista é um "santo" se comparado a esses seres que ocupam os primeiros lugares no Congresso Nacional.
Grande abraço brother

Anônimo disse...

Infelizmente a população está mais preocupada com a novela das oito ou com as compras de fim de ano, do que com com a situação de nossa decomposta sociedade.
Basta lembrar que é o próprio povo que elege os nossos Dick vigaristas.
Um abraço

Cristiano Nascimento disse...

Hoje escrevi um artigo com o título: A IGREJA CLAMA POR MELHORES PASTORES - http://cristisantana.blogspot.com/2009/04/igreja-clama-por-melhores-pastores.html

Foi o mais extenso artigo que já escrevi e, talvez, o mais importante assunto que abordei.

Desculpe estar usando o seu blog dessa maneira. Não é meu costume.

Ficaria agradecido se você pudesse comentar o que eu escrevi.

Grato

Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com

Gilbert Raposo disse...

O povo merece respeito, porém o povo não sabe votar, no entanto qualquer um sabe que pegar o que não lhe pertence é errado, antigamente caráter era uma caracteristica sólida, hoje em dia não.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Augusto Elias disse...

Há alguns dias, venho pensando muito sobre o retorno e reeleição de muitos pilantras.Cheguei a conclusão de que um dos fatores que torna possível mais um mandadato popular são os fãs incondicionais desses atores em Brasília e em outros lugares, igualzinho na tv,tal pai , tal filho,ou seja,as oligarquias sempre presente,sempre querendo chegar na frente através de maracutais.Aquele que foi tomado pelo evangelho de Cristo e que recebeu a essência do Espírito Santo, saberá conduzir os passos com sabedoria.A palavra do Senhor muda a trajetória, o modo de pensar,consequentemente o agir também, refletindo na ética e na moral,nos livrando de qualquer pensamento como o desenho citado pelo senhor.Abraços!

Carlos Gomes disse...

Concordo com tudo o que foi dito, inclusive os comentários.
Porém, com relação "pirataria", a coisa já está tão inserida na economia e no mercado que fica muito difícil falar para uma pessoa deixar de lidar com isso, se é a única coisa que ela consegue fazer para sustentar sua família. Além de não poder esquecer o fato de que só existe a pirataria neste caso porque artistas seculares e "artistas" evangélicos, inclusive alguns pastores, cobrarem valores abusivos por suas "obras". Lembram da obsoleta fita cassete? Quem daquela época nunca fez uma cópia de sua música favorita do rádio? Isso também é errado.

renato vargens disse...

Gomes,

Mesmo assim eu pergunto: Será que os fins justificam os meios? Será que pelo fato dos chamados cantores evangélicos comercializarem seus cds em alto preço justifica a pirataria? Não seria o caso do consumidor não comprar o pruduto forçando assim a redução de preços?

Abraços,

Dougllas Knnor disse...

É verdade isso já acontece desde muito tempo muitas pessoas usam meios sujos para subir na vida ate matam se for necessário, e na política como foi citado, e culpa do povo pq. somos-nos que os colocamos no poder para administrar essa nação, por isso pagamos o pato por essa maracutáias de dicks vigaristas da vida real.
E a questão da pirataria, acha que o pastor disse a pura verdade as empresas que trabalham na parte musical e entretenimento, querem ficar milionários com presos absurdos, ai que a pirataria entra pq. o povo já vem de berço comprando pirataria e já acha normal. E não pensam dessa forma que se não comprar vão abaixar o preço, depende muito da cultura da pessoa para pensar desta forma! Abraço a todos

jalmir disse...

Olha pastor eu digo sinceramente que quando eu cheguei na igreja cristã da aliança , eu era um desinformado sobre o mundo atual , graças a deus eu agora tenho uma visão mas ampla sobre a vida , e principalmente quando se fala em evangelho , no inicio minha cabeça deu um nó, pelo choque teológico.E que é um pouco diferente, e muitas colocações são mais cultas o que me obrigou a retificar o meu português , tudo isso foi e está sendo muito bom para mim .continue essa benção que você é !!! Esse alerta é muito bom porque resgata em nossa vida os valores da conduta cristã realmente é inegável que o Brasil é o berço da corrupção .Como dizem só existem malandros onde há otários !!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only