Daqui pra frente tudo pode ser diferente!

Renato Vargens

Como dizia Carlos Drummond de Andrade, “quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.” Isto porque, segundo o poeta, “doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente...”

À meia noite do dia 31 de dezembro deve ser muito mais do que o fim de um ano e inicio de outro. Na verdade, ao adentrar em 2009, eu e você, o devemos fazer na perspectiva da mudança. Sonhos, metas e objetivos devem fazer parte de nossos projetos e expectativas. No entanto, é indispensável que neste momento da vida cada um de nós se preocupe com aquilo que Deus diz e pensa a respeito da gente.

Na verdade, o final de ano é uma oportunidade impar que Deus nos dá para refletirmos sobre nossas ações, atitudes e caminhos percorridos no ano em que se encerra. Em momentos como estes, a oração de Davi é absolutamente propicia:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho Eterno”. Salmos 139:23-24

Bem sei que geralmente as pessoas estão muito mais preocupadas com o que poderão conquistar no novo ano, do que pedir a Deus que perscrute as profundezas do ser. Davi, ao compor este salmo preocupava-se em descortinar sua vida diante do Senhor, até porque, ele sabia que pra ser bem sucedido na vida é indispensável andar nos caminhos do criador.

E você, tem orado ao Senhor, pedindo que ele o sonde? Tem aberto o seu coração para o Espírito Santo permitindo assim que ele o ensine no caminho que se deve andar? Não perca esta oportunidade, ouça a voz de Deus, deixe que ele o corrija e convença de seus maus caminhos, aproveite a ocasião e deixe na divisa do tempo condutas e comportamentos que prejudicam sua saúde espiritual. Deixe em 2008 a amargura, mágoa, inveja, ciúme, maus hábitos, mau humor, a fofoca, a rabugice e tantas outras coisas , e entre em 2009 disposto a viver a vida numa dimensão santa, pura e reta diante do Senhor.

Faça do novo ano um ano diferente!

Renato vargens

5 comentários:

Cada ano que vai e cada ano que chega deve ser o ponto x para refletirmos a nossa trajetória, nossas investidas, nossos fracassos, nossas vitórias e nossos projetos para o que desejamos alcançar, sejamos práticos e realistas tenhamos sempre lembrança da lei da semeadura.
Que DEUS nos abençõe, Gilbert Raposo um aprendiz em Cristo Jesus.

GILBERT RAPOSO
27 de dezembro de 2008 17:33 comment-delete

NOVO ANO NÃO SIGNIFICA NOVA VIDA NOVAS ATITUDES SIGNIFICAM NOVA VIDA, SE QUEREMOS UMA VIDA DIFERENTE DEVEMOS FALAR DIFERENTE, PENSSAR DIFERENTE E AGIR DIFERENTE, OU ENTÃO ESQUEÇA A MUDANÇA.
por JOSÉ RENI ARAUJO DA GAMA (ITABAIANA-SE) em 31/12/2008 14:56:26

Anônimo
1 de janeiro de 2009 11:58 comment-delete

É, sabemos que na vida as lutas, os vales fazem parte de nosso crescimento e na maioria das vezes queremos ver tão somente as benesses. Deus é bom, ajuda, faz prosseguir, faz alinhar as coisas, mas devemos estar precipuamente ligados à sua vontade. Que Ele nos ajude a crescer um pouco mais e descansar nos seus braços. Que 2009 seja um ano de intimidade com o Senhor nosso Deus. Que Ele tenha misericórdia de todos e ajude o mundo a entrar nos eixos.
por Benedito Mendces (Uberlândia/MG) em 31/12/2008 14:45:54

Anônimo
1 de janeiro de 2009 11:58 comment-delete

Eu creio que Deus tem reservado para nos um ano repleto de mudanças eu quero ser mais neste ano mais fiel a Deus mais crente mais temente para ser menos menos insensivel a voz do espirito menos infiel ao senhor para conquistar tudo que ele me prometeu.
por MARIZA (RIO Verde -goias ) em 31/12/2008 07:56:39

Anônimo
1 de janeiro de 2009 11:58 comment-delete

lindo... Tudo há de ser diferente... Com fé, com amor a DEUS e ao próximo. Há tempo para tudo, e não há nada neste mundo que passe em branco aos olhos do Senhor nosso Deus. Tempo para plantar, para colher, para dar frutos, e para multiplicá-los e voltar ao estado original. Aproveitemos essa oportunidade que o Senhor hoje nos dá para sermos felizes e termos um verdadeiro encontro com ELE. lOUVADO SEJA DEUS
por FÁTIMA PORTELA (RIO DE JANEIRO) em 31/12/2008 00:37:40

Anônimo
1 de janeiro de 2009 11:59 comment-delete