sábado, julho 12, 2008

Histórias de Charles Haddon Spurgeon - Parte III

O grande senso de humor de Spurgeon

Muitos evangélicos conhecem bem o lado austero de C.H. Spurgeon e sua séria busca de uma vida santa. Certamente, sua firmeza quanto às causas corretas, e o confronto com erros doutrinários são freqüentemente relatados. Muitos leitores podem não saber que ele era um homem com grande sensor de humor. Spurgeon conhecia o valor da risada e da diversão. Ele virtualmente colocou em seu coração a palavra de Provérbios 17.22: “O coração alegre é remédio eficiente”.

Spurgeon ria tanto quanto podia. Ele ria das ironias da vida, ria dos incidentes cômicos, ria de elementos engraçados da natureza. Ele ria algumas vezes de seus críticos. Ele adorava dividir suas piadas com os amigos e colegas de ministério. Ele era conhecido por contar histórias engraçadas do púlpito. William Williams, um pastor amigo que fazia companhia a ele, era um amigo próximo e querido nos últimos anos da vida de Spurgeon. Ele escreveu:

Que efervescente fonte de humor o Sr. Spurgeon tinha! Eu ri mais, realmente acredito, quando estive em sua companhia do que durante todo o resto de minha vida. Ele tinha o mais fascinante dom do riso... e ele tinha também uma habilidade ainda maior de fazer todos os seus ouvintes rirem com ele. Quando alguém o condenava por dizer coisas engraçadas em seus sermões, ele dizia ‘ele não me condenaria se ele apenas soubesse quantas delas eu escondi'

Spurgeon considerava o humor como uma parte tão integral em seu ministério que um capítulo inteiro de sua autobiografia é dedicado a isto. Humor permeava os seus sermões e escritos, freqüentemente costurados nos tecidos das suas mensagens. Esta é uma razão entre muitas do por que ele ainda é tão agradável de ler hoje em dia.

A terapia do riso

Spurgeon conhecia a bênção do tratamento de humor. Ele freqüentemente falava de sua doença em termos humorísticos: “Estou tendo dores fortes”, ele escreveu a um amigo, “mas estou me recuperando. Apenas minhas costas estão quebradas, e preciso de uma nova vértebra” . Uma vez, quando estava sentindo-se deprimido, ele falou do remédio do riso:

Outra tarde, eu estava caminhando para casa depois de um dia duro de trabalho. Eu me senti exausto e dolorosamente deprimido, quando de repente este texto veio a mim, ‘Minha graça é suficiente para ti'. Eu cheguei em casa e olhei no original, e finalmente isto veio a mim desta forma. ‘Minha graça é suficiente para TI'. E então eu disse ‘devo pensar que é, Senhor', e comecei a rir. Eu nunca entendi o que a risada santa de Abraão era até então. Pareceu tornar a incredulidade tão absurda... Oh irmãos, sejam grandes crentes. A pequena fé levará suas almas ao céu, mas a grande fé trará o céu às suas almas”

Algumas vezes o humor de Spurgeon quase chegou ao cinismo – como na época em que estava envolvido na controvérsia da regeneração batismal. Quando lidou com os clérigos da Igreja da Inglaterra por causa da crença deles na regeneração batismal, Spurgeon instalou uma fonte batismal como um bebedouro para pássaros em seu quintal. Ele referiu-se a isso como “os espólios da guerra”. Embora o grande “Príncipe dos Pregadores” possa ter passado dos limites com esta, na maioria das vezes seu humor era equilibrado e apropriado.

Riso: uma atividade necessária

Rir é uma atividade importante na vida de um líder. É uma terapia muito necessária para cargos que são frequentemente atacados com o stress e as dificuldades do dia-a-dia. Certamente existe uma hora para ser sério, quando encaramos muitas situações duras em nossas vidas e ministérios. Porém, precisamos aprender como experimentar o alívio do riso. Parte do problema é que muitos de nós nos levamos muitíssimo a sério. Quando esquecemos que Deus tem um senso de humor, precisamos fazer com um líder sugeriu – dar uma olhada no espelho!

Spurgeon conhecia o valor do riso e do humor. Em tempos duros e tempos de doença, o humor era um meio de ele tratar com sua situação. Era um mecanismo eficiente para ele. Sempre existirão épocas de tristeza e alegria para o líder consciente. Porém, o líder que aprende a equilibrar os dois aprenderá a disciplina de empregar o riso e a alegria em sua vida. Isto pode fazer uma diferença muito grande no cumprimento e propósitos do seu serviço ao Senhor.

http://www.monergismo.com/textos/chspurgeon/medicina_riso_spurgeon.htm

.ELIAS disse...

sorriso doce soriso,ele estimula os musculos do rosto e combate flacides. mais é mais importante ainda para nosso corpo como em um todo, como já fiz saber a todos que leem meus comentario tenho uma vida muito marcada por fatalidades, eu sempre fui de sorrir muito e falar de mais , isto ja me custou até o apelido de homem da cobra'aqueles ambulantes que dizem vender remedios naturais e falam ter uma cobra na mala e nunca mostram'acho que por causa da depressão profunda que eu vivia dezenvolvi este habito para desviar minha mente desta realidade de minha vida. ate piadas engraçadas eu criei ao meu respeito e chegou a tornarsse base para pregaçoes gloriosas; vou contar uma não riam de mim por favor.{quando eu era criança tinha um amigo que se chamava Jesus. este amigo mudou fiquei muitos anos sem ve-lo.certo dia esta em um sitio de meu tio e nosso sitio ficava do outro lado da estrada estava indo para casa etinha um capim alto para mim que era criança não dava para ver a estrada, mais minha tia que nos acompanhava via a estrada então ela viu este amigo vindo pela estrada, e começou a dizer olhem Jesus esta vindo, Jesus esta voltado.eu comecei a olhar para o ceu e chorar muito desesperado por que sabia dos palavrões que falava das brigas e outras coisa que meus pais diziam que era pecado e eu fazia . em minha cabecinha na quela epoca eu ira ficar e todos iriam subir para gloria.
chorei muito não havia nada que me consolasse}. rs..rs..rs..rs..,aleluias ..foi a primeira vez que senti umas chamada do Espirito Santo de Deus

bom acho que entre choros e risos temos que estar pronto para esta hora, minha tia clamou que nosso amigo estava chegando, mais hoje o clamor é mair o Senhor jesus Cristo esta para chegar.rs..rs..rs..rs..rs..rs..rs..rs..rs..rs..rs.. a coisa é seria.

um gande abraço a todos.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only