quarta-feira, maio 20, 2020

05 COISAS QUE O CONFINAMENTO NÃO DEVERIAM FAZER A UM CRISTÃO


O confinamento ou isolamento social tornou-se uma triste realidade em todo território nacional. Visando achatar a curva do vírus, o Estado brasileiro através dos municípios e estados determinou que os cidadãos deveriam ficar em suas casas até que o poder público providenciasse condições de atendimento àqueles que contraíssem o COVID 19.

A questão é que isso já dura quase 70 dias, e segundo alguns deve perdurar ainda mais. O problema é que o isolamento tem produzido inúmeros males, que vai desde a quebra da economia ao adoecimento emocional de boa parte da população. Senão bastasse isso, o confinamento tem proporcionado aos cristãos alguns sentimentos e atitudes absolutamente antagônicos àquilo que é ensinado pelas Escrituras. Na verdade, digo mais, o denominado isolamento social tem levado aos discípulos de Cristo a desenvolverem pelo menos cinco atitudes equivocadas, senão vejamos:

1- O isolamento social tem esfriado a fé dos cristãos.  Particularmente eu tenho visto muitos irmãos fragilizados, desanimados, como tomados de um sentimento de fraqueza e impotência, achando que Deus os abandonou e que em virtude disse resta-lhes somente esperar a morte. 

2- O isolamento social tem tornando os cristãos mais egoístas. O ditado popular "farinha pouco meu pirão primeiro." parece que se tornou o mote que tem guiado parte da igreja de Cristo que com medo da crise e do desemprego tornou-se egoísta e ensimesmada. 

3- O isolamento social tem tornado os cristãos mais solitários e menos solidários. Impressiona a quantidade de pessoas indispostas a ajudar o próximo. Na verdade, muitos com medo do que virá pela frente tornaram-se solitários, individualistas sendo incapazes de dividir o pão, socorrer o mais pobre, simplesmente pelo fato de que o medo o impôs sobre suas vidas a necessidade de construir uma bolha marcada e caracterizada pela preocupação exagerada consigo mesmo.

4- O isolamento social tem tornado os cristãos mais pessimistas.  Parece que muitos cristãos deixaram de confiar no Senhor. A impressão que tenho é que os crentes em Jesus estão achando que o vírus é quem reina e governa sobre o mundo e não o Deus de Israel. Nessa perspectiva, muitos tem sido vencidos pelo pessimismo nutrindo na alma sentimentos depressivos os quais tem feito com que muitos adoeçam emocionalmente. 

5- O isolamento social tem feito com que cristãos se afastem dos seus pais e familiares. Claro que os mais idosos são mais vulneráveis ao COVID 19, e que devido a isso devem sofrer um um tipo especial de confinamento, contudo, muitos tem exagerado no isolamento, deixando de lado pais e avós, levando-os a um sentimento de solidão. 

Caro leitor, sem sombra de dúvidas vivemos tempos complicados, e como sabemos o COVID 19 pode ser letal, contudo, como cristãos, precisamos tirar os nossos olhos da "tempestade" que sacode os "nossos barcos"  e olhar para Cristo com a certeza de que o Senhor continua reinando e governando sobre todas as coisas, e que me diante a sua Palavra o mar, o vento e as tempestades se acalmam.

Creia nisso e olhe para Cristo!

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only