quarta-feira, agosto 26, 2015

A Igreja Adventista e os seus falsos ensinos

Por Renato Vargens

A igreja brasileira volta e meia se deixa levar por conceitos e ensinos espúrios. Nessa perspectiva eu tenho visto alguns considerando os Testemunhas de Jeová como cristãos, os Mórmons como evangélicos e  Adventistas como crentes em Jesus. 

Ora, eu bem sei que muitos  pensam assim por ignorância, até porque, se conhecessem os ensinamentos destas seitas, pensariam duas vezes em cantar suas canções, ou até mesmo de chamá-los de cristãos. Aliás, é impressionante como as igrejas evangélicas tem cantado em seus cultos e congressos, canções adventistas. Sinceramente fico a pensar na incoerência evangélica em pregar o Evangelho da graça desprovido de legalismo e ao mesmo tempo entoar canções adventistas cujas doutrinas ferem  as verdades fundamentais das Escrituras.

O apologista Joaquim de Andrade do CREIA, é um especialista em seitas e heresias. Com propriedade ele tem desconstruído os ensinos equivocados das mais variadas matizes religiosas. Veja por exemplo uma rápida explicação de Joaquim sobre as principais heresias do Adventismo. 

Doutrina da natureza de Cristo -  Os ASD ensinam que Cristo, ao vir à terra, tomou sobre si a natureza pecaminosa do homem: “Em sua humanidade, Cristo participou de nossa natureza pecaminosa, caída. Senão, não seria então ‘em tudo semelhante aos irmãos’ , não seria como nós em tudo.... De sua parte humana, Cristo herdou exatamente o que herda todo filho de Adão - uma natureza pecaminosa “ (Estudos Bíblicos, pp. 140-141). - Compare com Lucas 1:35; João 8:46; 14:30; 1ª Coríntios 15:45; Colossenses 2:9; Hebreus 4:15; 7:26.  

Juízo Investigativo -  Segundo a teologia de Ellen Gould White a expiação não foi concluída na cruz do calvário (O Conflito dos Séculos, pp. 420-421). Ao terminarem as 2300 tardes e manhãs, Jesus entrou no lugar santíssimo para efetuar a última parte da sua solene obra - Purificar o santuário (Compare com Hebreus 6:19-20; 8:1; 10:19, 20; Levítico 16:2; Números 7:89; 1º Samuel 4:4; 2º Reis 19:15 e Êxodo 26:33). Veja ainda Hebreu 1:3. 

O lugar de Satanás na Expiação -  A doutrina da expiação da Igreja Cristã tem defendido que Cristo é o único expiador, sendo que Satanás não tem nenhuma parte na expiação. Com base em Levítico 16:5-10, alegando que o bode emissário tipifica Satanás, os ASD defendem que Satanás não somente levará o peso e castigo de seus próprios pecados, mas também os pecados da hoste dos remidos, os quais foram colocados sobre ele. - Veja Isaías 53:4-6, 11, 12 e compare com Mateus 8:16-17; João 1:29; 1ª Pedro 2:24; 3:18. 

A mortalidade ou sono da alma -  O livro Subtilezas do Erro, p. 249, diz “O que o homem possui é o “fôlego da vida” ou “vida” (o que dá animação ao corpo), que lhe é retirado por Deus quando expira. E o fôlego é reintegrado no ar, por Deus. Mas não é entidade consciente ou o homem real como querem os imortalistas”. A Bíblia desmente tal doutrina - o dormir refere-se ao corpo - Mateus 27:52 e Deuteronômio 34:5-6, comparados com Mateus 17:1-3. 

Os adventistas do sétimo dia e os dois concertos  - Insistem os ASD em dizer que o decálogo é obrigatório, e assim, vivem no Antigo Concerto, afirmando que todos os não-sabatistas são transgressores da lei. O Antigo Concerto, porém, foi dado a Israel, que não o cumpriu. Veio Jesus, cumpriu a lei e realizou um Novo Concerto, sob o qual estamos. - Veja Hebreus 8:6, 7, 10, 11, 13; Colossenses 2:16, 17; Hebreus 12:18-24 e Gálatas 4:21-26. 

A divisão da Lei: Lei de Deus e Lei de Moisés -  O folheto Leis em Contraste, pp. 2-3, diz: “A Lei Moral, os Dez Mandamentos, chamados Lei de Deus” “O mesmo não se dá com a Lei Cerimonial, freqüentemente chamada de Lei de Moisés”. Entretanto “lei de Deus” e “lei de Moisés” são expressões sinônimas na Bíblia - Romanos 6:11-17; Gálatas 5:18-21; 2ª Coríntios 3:6-11.  

A Guarda do Sábado - Ellen White em O Conflito dos Séculos, p. 611, diz: “O sábado será a pedra de toque da lealdade... traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não O servem”. Afirmam ainda que “o selo de Deus na vida do cristão é a guarda do sábado” Veja Oséias 2:11; Colossenses 2:16-17; Isaías 1:13-14; Gálatas 4:9-10.   

A Guarda do Domingo  - Dizem os adventistas que a guarda do domingo é de origem pagã. Citam, no folheto Por que se Guarda o Domingo?, O dicionário Webster’s, que reza: “chama-se assim [Sunday] (dia do sol), porque era antigamente dedicado ao Sol ou ao seu culto”. Por esta lógica, a guarda do sábado também é de origem pagã, pois Saturday (sábado, em inglês) era o dia do deus Saturno, celebrado com orgias.  

É a guarda do domingo o sinal da besta (666)? Para os ASD o selo de Deus na vida do cristão é a guarda do sábado; logo, afirmam que todos os que não guardarem o sábado receberão o sinal da besta - Veja Efésios 1:13; 2ª Timóteo 2:19; 2ª Coríntios 6:17; Romanos 4:25 e Apocalipse 1:10.  

Diante do exposto é fácil concluir que os ensinos adventistas não são ortodoxos e que em virtude disso devemos rejeitá-los, o que implica em até mesmo não entoarmos suas canções em nossos cultos, congressos, conferências e ajuntamentos.  

Pense nisso! 

Renato Vargens 

Obs: Os que desejarem conhecer mais sobre o tema sugiro que assistam um vídeo extremamente elucidativo do evangelista Luciano Sena  publicado pelo Voltemos ao Evangelho (aqui). Vejam também as considerações do Prof. Franklin Ferreira sobre a doutrina da expiação adventista (aqui
Josenir Castro dos Santos disse...

Bom dia Renato.
excelente o texto, e eu como ADVENTISTA DA PROMESSA concordo em muitos termos com os quais voce usa no seu texto.
Apenas peço a voce que tenha mais cuidado em colocar os "Adventistas" dentro do mesmo "saco", como fez no titulo do seu texto.
Conheça melhor www.iapro.com.br antes de julgar-nos como os ASD.

Fique na paz !!!

JOSENIR CASTRO DOS SANTOS
RONDONOPOLIS - MATO GROSSO
josenirqi.2707@gmail.com

Unknown disse...

Olá, Renato. Li seu texto e resolvi postar um texto falando sobre o mesmo tema. É uma opinião contrária, porém respeitosa. Um abraço.

https://medium.com/@rodger/uma-resposta-a-um-texto-sobre-os-adventistas-7d14a4978f19

Unknown disse...

Fiquei chocado quando um ASD me disse que Deus só recebe adoração no sábado, e que os outros dias da semana Deus não recebe culto. Ainda não come carnes consideradas impuras. O mais interessante que o mesmo disse que não contribui financeiramente na congregação pois" jezuis" disse que bastava sacrifícios. Na época eu tinha sofrido um acidente de trânsito, o mesmo disse que jezuis permitiu porque eu estava em pecado. É mole? Estes são os frutos dos ASD? Como diz o Renato Vargens, "Com lágrimas nos olhos"

Unknown disse...

"Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.(Colossenses 2:16)

Luciano Sena disse...

Olá Rev. Renato Vergens

Um prazer falar com o sr.

Gostaria que me desse a honra, se possível, de examinar um estudo que disponibilizei no meu blog a respeito da doutrina da Trindade adventista. É uma postagem grande, mas necessária. Ficarei profundamento grato caso, me dê essa honra de sua avaliação. Como já estou por ter colocado o link da minha palestra no JMC. Na verdade gostaria muito que outros Teólogos no Brasil atentasse a esse fato na doutrina trinitariana adventista. Veja:

http://mcapologetico.blogspot.com.br/2016/03/avaliacao-teologica-do-neo.html

Abraço

Unknown disse...

Preciso q me mande queria saber mais sobre essa seita.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only