terça-feira, janeiro 26, 2010

Eu desejo o avivamento das antigas doutrinas.

Por Renato Vargens

Volta e meia eu recebo emails de pessoas dizendo que estão experimentando um avivamento em suas igrejas. Segundo estes, os sinais que confirmam o derramamento do Espírito Santo são sobrenaturais, como sapateado, profecias, revelações, dentes de ouro, e muito mais. Infelizmente em nome de espiritualidade saudável muitos têm cometido verdadeiras aberrações. Sei da história de gente que urinou nos quatros cantos da cidade, derramou de um helicóptero óleo ungido em uma favela do Rio de Janeiro, fez voto de nazireu raspando a cabeça, enterrou bíblias nos extremos do Brasil, além de cometer inúmeros atos de loucura espiritual.

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Isso é não é avivamento nem aqui nem na China. Isso não passa de atos descabidos de pessoas que vivenciam um cristianismo estereotipado e ensandecido.

Ora, avivamento do ponto de visto bíblico é o resgate de uma vida piedosa onde oração e o estudo da palavra se fazem presentes. O famoso pregador Charlles Spurgeon costumava dizer:

"Necessitamos urgentemente de um avivamento da devoção pessoal. Este é, sem dúvida, o segredo do progresso da igreja. Se os crentes perdem a sua firmeza, a igreja é arremessada de um lado para o outro. Quando eles permanecem firmes na fé, a igreja continua fiel ao seu Senhor. O futuro da igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Oh! que o Senhor levante mais homens genuinamente piedosos, vivificados pelo Espírito Santo, consagrados ao Senhor e santificados pela verdade! Irmãos, cada um de nós precisa viver, para que a igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos. Homens consagrados tornam-se o sal da sociedade e os salvadores da raça humana."


Além disso, Spurgeon ansiava pelo avivamento de antigas doutrinas:

"Queremos um avivamento das antigas doutrinas. Não conhecemos uma doutrina bíblica que, no presente, não tenha sido cuidadosamente prejudicada por aqueles que deveriam defendê-la. Há muitas doutrinas preciosas às nossas almas que têm sido negadas por aqueles cujo ofício é proclamá-las. Para mim é evidente que necessitamos de um avivamento da antiga pregação do evangelho, tal como a de Whitefield e de Wesley. As Escrituras têm de se tornar o infalível alicerce de todo o ensino da igreja; a queda, a redenção e a regeneração dos homens precisam ser apresentadas em termos inconfundíveis."


Caro amigo, se desejarmos vivenciar um avivamento em terras tupiniquins mais do que nunca necessitamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim conseguiremos corrigir as distorções evangélicas que tanto nos tem feito ruborizar.

Pense nisso!

Renato Vargens
André Sanchez disse...

Faço coro contigo nesse desejo...Precisamos desesperadamente voltar as antigas doutrinas. Elas são as verdadeiras fontes de vida.

Aqui em Ribeirão Preto vi uma faixa numa igreja anunciando um congresso de "milagres" onde mencionava dentes de ouro, unção do riso e pasmem: emagrecimento na hora.

Um absurdo completo e sem tamanho

André Sanchez
http://esbocandoideias.com

Micheline Gomes disse...

Tenho acompanhado seu blog e suas postagens inspiradas.
Defendo a volta da pregações onde o calvário é apontado! Onde o arrependimento, justificação e regeneração nos remete a vivermos piedosamente em santidade. Deus te abençoe prezado pastor!

www.michelineblogs.blogspot.com

Pr. Jesiel Freitas disse...

Paz Prezado Pr. Renato!

Tenho dito que nossos pastores precisam voltar à ensinar Doutrinas Fundamentais em suas igrejas, com a mesma paixão com que defendem seus filhos de quaisquer ameaças!

Pena que muitos tem substituído a Palavra genuína de Deus, por programações banais e apenas emotivas, resultando num "fogo de palha" e numa derrocada espiritual sem precedentes...

Mas creio que despertarão e através deles Deus ainda fará grandes obras, trazendo o VERDADEIRO AVIVAMENTO à sua casa!

Abraço fraterno.

No mais... Paz!

Jonis disse...

Infelizmente, vivemos a época da aparência. Basta parecer evangélico - que é o mesmo que ser gospel - e pronto!
Tem muita gente com o corpo na igreja e o espírito no inferno por causa dessas modas góspeis.

Cícero disse...

Pr Renato

Anseio por este avivamento em minha própria vida. Tive duas experiências este fim de semana passado ao apregoar o Evangelho de Cristo, pautado na queda do homem e no chamado ao arrependimento e justificação pela fé em Cristo Jesus. Vidas se dobraram ao Senhor. Outra coisa que tenho aprendido é não há nenhuma necessidade de corromper o Evangelho para que milagres aconteçam, pois Deus mesmo estende Sua gentil mão e age em conformidade com Sua Soberania.
Mas, toda esta apostasia tem de se cumprir... resta a nós não permitimos que o nosso amor esfrie...

Que Deus nos guarde e resgate alguns da lama...

Thiago Rodrigo disse...

Certo dia escrevi sobre esse tal "avivamento" vem vem acontecendo em muitas igrejas. As pessoas, por desconhecimento da Palavra, acabam por acreditar que pulos, sapateados, e outras coisas mais demonstram o Avivamento Espiritual.

Certa vez escrevi um texto sobre isso, se quiserem dar uma olhadinha.

Chamei o artigo de O "Avivamento" fantástico. Fazendo referência ao filme "O Quarteto Fantástico". Afinal, os "super crentes" têm tudo a ver com os super-heróis dos quadrinhos.

Abraços, que Deus abençoe a todos.

Thiago Rodrigo disse...

Esqueci de colocar o link sobre o artigo que eu citei na mensagem anterior:

http://cacholacrista.blogspot.com/2008/03/o-avivamento-fantstico.html

Abraços!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only