sexta-feira, julho 30, 2021

POR QUE TENHO PROBLEMAS COM A MÚSICA "BAILE DA FAVELA?"



A ginasta Rebeca Andrade, 22 anos conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio.  Na verdade a ginasta brasileira conquistou a primeira medalha do Brasil na história da ginástica feminina, o que diga-se de passagem é um feito extraordinário. Contudo, apesar da brilhante vitória de Rebeca, a música por ela escolhida tem uma péssima mensagem. 


Lançada em 2015, a música "Baile de Favela", composta e interpretada pelo paulista MC João, foi um sucesso na época e um dos hits do Ano Novo de 2016. O funk acabou voltando a receber holofotes, após mixado com a composição Toccata and Fugue, do alemão Johann Sebastian Bach, por ter sido a trilha que embalou a conquista da medalha de prata por Rebeca. Entretanto, "Baile da Favela" possui uma letra absorta em imoralidade, isso em contar que a música induz ao estupro, trata a mulher como lixo e escória, banaliza o sexo e incentiva o sexo entre menores. 


Ah! Dirão alguns: Mas a versão usada pela ginasta não foi essa. A esses respondo: Não é isso que a imprensa e boa parte da população pensa. Ouso afirmar que o mundo inteiro ouviu uma melodia cuja letra desvaloriza a mulher, banaliza o sexo, e incentiva a promiscuidade. 


Agora, interessante é perceber que a imprensa e pasmem, boa parte dos evangélicos ovacionaram a música tocada na apresentação da ginasta. Ora, não me surpreende o fato de que a imprensa, cujo viés, é a antítese dos valores cristãos celebre a letra em si, minha surpresa está com parte dos evangélicos, que talvez por ignorância, tenham aplaudido essa aberração.


Parabéns a Rebeca pela medalha, todavia, não dá para aplaudir a música por ela usada.


É o que penso, é o que digo!


Renato Vargens 



favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only