sábado, maio 22, 2021

O QUE ESTÁ POR TRAS DA IDEIA "TUDO TEM UM JEITINHO" ?

 



O brasileiro gosta de "se dar bem", e, talvez por isso sempre pensa em dar um jeito a fim de resolver o seu problema. Aliás, aliado a "lei de Gérson" que molda o inconsciente do cidadão tupiniquim, o brasileiro entende que o que importa é levar vantagem, ainda que com isso, leis sejam quebradas, ou mesmo princípios violados.


Alguns afirmam que aquilo que está por trás disso é a nossa colonização lusitana, outros a influência indígena-africana. Contudo, ainda que entenda que razões culturais possam corroborar com isso, entendo, à luz da Palavra de Deus que o problema é mais complexo que influências culturais. Na verdade, o problema do homem está na insatisfação e falta de contentamento. 


Nossa sociedade é hedonista, ensimesmada e extremamente egoísta, o que faz com que as pessoas busquem em todo tempo prazer e satisfação. Nessa perspectiva, o casamento está em crise? Dá-se um jeitinho arrumando outra; Não está satisfeito com o sexo biológico e com sua sexualidade? Muda-se, afinal de contas pode se dar um jeitinho para tudo, afirmam os adeptos desta premissa.


Caro leitor, a falta de contentamento e satisfação com a vida só é possível ser suprida em Cristo. Ouço afirmar que o uso do "jeitinho" é uma maneira, (em boa parte das vezes), de encontrar satisfação em coisas e não em Cristo. 


Lembre-se que o engodo disseminado neste mundo absorto em pecado é tentar fazer que acreditemos que a plenitude de nossos desejos e afeições pode ser suprida ou alcançada à parte de um relacionamento real e profundo com Deus, o que não é verdade, mesmo porque, Cristo é tudo. Digo mais: o jeitinho é a "circuncisão" do descontentamento o qual aponta de forma nítida e claro para nossa idolatria.


Pense nisso! 


Renato Vargens 


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only