quarta-feira, agosto 12, 2020

PEDOFILIA: UM CRIME QUE AFRONTA A PALAVRA DE DEUS


Um dos crimes mais hediondos que conhecemos é o abuso sexual de crianças. A pedofilia é um acinte, um disparate, visto que viola a integridade física e emocional de uma pessoa indefesa, como fere também a santidade de Deus. 

A Palavra pedofilia vem da junção de dois termos gregos: pedo = infância + filia = amar ou gostar, isto é, pedofilia aponta para um adulto que gosta de se relacionar sexualmente com crianças.

Infelizmente a pedofilia tem sido um ato comum aos povos desde a antiguidade. Quando olhamos para a Palavra de Deus e vemos como as nações lidavam com as crianças sacrificando-as por exemplo a Moloque, não é de se espantar do fato de que os pequeninos sofriam abuso sexual.  Na cultura grega antiga, a pedofilia era considerada tão normal, que homens adultos tinham rapazes como seus "discípulos" ensinando-os a prática do sexo. 

Quanto ao  mundo atual o que vemos é que a pedofilia continua sendo praticada por pais, parentes e responsáveis que de forma escancarada ou velada abusam de meninos e meninas. Para piorar a situação, existe um movimento atual, liderado por grupos privados e ONGs, que têm tentado busca aprovar leis que tratem da descriminalização da pedofilia afirmando que quem comete esse ato hediondo não o faz por maldade e sim por doença. Na verdade, a tese defendida por esse pessoal é a de que o pedófilo não é um criminoso, mas alguém que sofre de uma enfermidade psíquica. Segundo esse raciocínio, o abusador de crianças não pode ser alvo de punição criminal, mas de cuidados psicológicos. Nessa perspectiva então o abusador deixa de ser culpado, tornando-se vítima, visto que sofre de um mal que está para além de suas forças. 

Ora, pedofilia não é uma doença, mas, sim pecado e crime que deve ser punido segundo o rigor da lei. As Escrituras por exemplo não tratam em nenhum momento como normal a relação sexual entre adultos e crianças. Ademais, não vemos na Bíblia a aprovação de comportamentos onde adultos molestam crianças indefesas. Jesus por exemplo nos mostra que crianças precisam ser tratadas de forma distinta. A atitude de chamá-las para junto de si, abençoando e curando, aponta para o fato de que esse deve ser o nosso comportamento quanto a um pequenino e não de abuso. 

Isto  posto, penso não dá para ficar calado diante um absurdo desse quilate. Sem a menor sombra de dúvida a Igreja de Cristo não pode se omitir diante de tamanho descalabro. Ao contrário de alguns, acredito piamente que, aqueles que acobertam os que cometem atos de pedofilia pecam contra o Senhor além, é claro, de consentir de forma velada, com a dor daquele que foi violentado sexualmente. Ademais, na minha perspectiva, penso que a pedofilia é um dos crimes mais hediondos que alguém pode cometer e que aqueles que cometem essa aberração precisam ser presos e punidos com o rigor da lei.

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only