quinta-feira, julho 23, 2020

TEM ALGUM PROBLEMA UMA IGREJA TER AS SUAS PAREDES PINTADAS DE PRETO?


Ultimamente muitas igrejas tem pintado as paredes de seus salões de reunião de preto, o que tem despertado uma grande polêmica em torno do fato. Eu particularmente tenho recebido indagações de irmãos queridos quanto a prática. Na verdade, não são poucos aqueles que questionam se é bíblico ou não, o fato de uma igreja ter as suas paredes pintadas de preto. 

Ora, claro que as Escrituras não nos trazem regras ou modelos de cor de parede, mesmo porque, a forma ou a decoração de um salão de reunião, bem como seus móveis e utensílios, está relacionado ao tempo e a cultura. Há 60 anos atrás, por exemplo, seria impossível encontrarmos igrejas com cadeiras, visto que naquela época, todas as comunidades cristãs tinham em seus espaços de culto, bancos. Contudo, hoje, a maioria das igrejas não usam bancos e sim cadeiras. A mesma coisa pode-se se dizer quanto as janelas, púlpitos e decoração, que eram bem diferentes do que vemos hoje. 

Quanto as paredes pretas eu sigo o mesmo padrão, até porque, entendo que isso se relaciona a cultura e subcultura de uma cidade. Nos EUA por exemplo, uma grande parte das Igrejas possui paredes pretas, incluindo as igrejas históricas e conservadoras que entendem que assim dialogam melhor com a cidade. Ademais, o fundo preto colabora com a melhora da qualidade de transmissão do culto pela internet.

A Igreja que eu pastoreio em Niterói não possui paredes pretas, mas, eu conheço igrejas sérias no Brasil, conservadoras na teologia e firmes na doutrina que usam em seus locais de reunião o preto em suas paredes o que não as desqualifica em nada. Na verdade, penso que isso não é um assunto fundamental e que não deveria gerar tanta polêmica. 

Quer dizer então que já que a Bíblia não normatiza a cor de paredes eu posso pintar a igreja de qualquer cor?  

Então, antes de mudar as cores da parede da sua igreja acho que vale a pena responder as seguintes perguntas:

1. A proposta da mudança da cor da parede motiva-se no fato de que o culto que você pretende ter é um culto que coloca o homem no centro em detrimento a Cristo e seu evangelho?

2. A proposta da mudança de cor da parede se deve ao modismo gospel que nos últimos anos tem imprimido inclusive uma mudança na liturgia das reuniões?

3. A proposta da mudança de cor da parede é desejo de se tornar uma igreja fashion e politicamente correta?

4. A proposta da mudança de cor da parede além de dialogar com a cidade visa a glória de Deus?

Pois é, as respostas a essas perguntas poderão lhe dizer muita coisa quanto as suas motivações.

Pense nisso!

Renato Vargens 


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only