quarta-feira, abril 03, 2019

"VOCÊ NÃO É O CENTRO DO CORAÇÃO DE DEUS". UMA REFUTAÇÃO A DEIVE LEONARDO

Por Renato Vargens

Qual o seu problema com coaches? Alguém me perguntou. A este eu respondi nenhum, desde que eles desenvolvam seu trabalho no mercado, treinando profissionais, esportistas e outros mais, não vejo problema algum. Meu problema é quando os vejo trazendo para igreja valores humanistas, antropocêntricos e absolutamente contrários as Escrituras. 

A prova disso são as falas e preleções que tem acontecido Brasil à fora. Veja o que disse por exemplo Deive Leonardo: 

Leonardo é pastor e trabalha com jovens, contudo suas mensagens focam efetivamente em autoajuda. Anteriormente ele já havia dito que "quando se trata de você, você é o ponto fraco de Deus." Como é que é? Ponto fraco de Deus? Humanismo puro, não é mesmo? Desde quando Deus tem ponto fraco? Ou em que parte das Escrituras encontramos essa ênfase antropocêntrica defendida por ele? Há pouco, o moço numa de suas palestras, veio a público dizer que do "coração de Jesus você é o centro." Ora, como assim? Não existe base bíblica para isso.  As Escrituras nos mostram que devido ao pecado de Adão, o homem tornou-se mau, depravado e plenamente pecador. (Efésios 2:1-10) Ademais, não encontramos nas Escrituras nada que nos leve a entender que Deus gira em torno do homem. Deus não precisa do homem para ser "feliz", ele é pleno em si mesmo. Doutra feita li um artigo de um coach americano dizendo que Deus criou o homem porque se sentia solitário. Que absurdo é esse? Desde quando o Soberano Deus precisa do homem para ser pleno e feliz? Veja bem, o homem não é a glória e a alegria, ou até mesmo a razão de existir  de Deus e criatura alguma está no centro do "seu coração". Isso é humanismo, desprovido de Bíblia e de conceitos básicos de teologia, mesmo porque não existe ninguém mais importante do que o trino Deus.




À luz dessas premissas posso afirmar que o evangelho da autoajuda e o agora o evangelho do coaching, substituem a glória de Deus pela glória do homem, o que é um erro grave.

Infelizmente o que mais se tem ouvido em nossos púlpitos são frases do tipo você vai obter vitória, Você é um vencedor, tome posse da bênção, você é ouro de ofir, você é a pessoa mais importante da face da terra e etc. 

A questão é que  os“pregadores de autoajuda" 
além de serem desprovidos de boa teologia pregam aquilo que o povo quer ouvir e não o que precisa ouvir, tirando, portanto, Cristo do centro da mensagem. Na verdade, o  foco central das pregações deste tipo de mensagem é a satisfação humana.

Sinto-me profundamente entristecido em ver que homens de Deus têm abandonado a suficiência das Escrituras em detrimento aos ensinamentos humanistas. Ora, sem a menor sombra de dúvidas a Bíblia é fonte inesgotável, incomparável, insubstituível, indispensável, inequívoca, indiscutível de sabedoria. As Escrituras Sagradas contém remédio para a psique. A Santa Palavra de Deus é o nosso maior e melhor manual de aconselhamento e com certeza ela não coloca o homem no centro.



“Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.” Romanos 11:36

Pense nisso!

Renato Vargens 
Unknown disse...

Parabéns Pastor, concordo eu tudo que o sr. disse acima, eu sinto ânsia de ouvir essas autoajuda.

Só Cristo Salva disse...

Só li verdades!! Muito bom.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Vocês são muitos ignorantes, é como dizem mesmo, " Mil acertos, um aplauso, um erro, mil condenações".

Kalango SA disse...

Basta ler Romano 3:12 e vermos que o homem não o centro de Jesus coisa nenhuma!!! São todos inúteis ...

Unknown disse...

Acredito eu, que o rapaz em questão, no afã de dizer o quanto Jesus nos ama, se precipitou em sua colocação, sem fundamento Bíblico, errou! Mas o que mais me assusta é o comentário dos "crentes" por todas as redes em que o assunto em questão é abordado. Comparando o jovem pastor ao Filho do diabo, pastor de bodes e por ai vai. Devemos pregar a verdade Bíblica com veemência, mas sempre com o exercício da misericórdia. Eu não acompanho esse pastor em suas pregações, para uma análise mais justa da minha parte, eu deveria conhecê-lo melhor eem suas pregações.

Saron disse...

Eu acredito que sejamos sim o centro do coração de Deus porque o velho testamento aponta a vinda de Cristo, o Novo testamento Cristo veio. Mas por qual razão Deus fez esse projeto mesmo? Ah tá porque o homem falhou, e ele abriu mão do que ele tinha de mais precioso pra criar uma ponte de retorno entre Deus e o homem. Se o homem foi o único objetivo de Jesus ter sido humilhado e morto, ressuscitado e vencedor, acredito que seja prova viva de que temos uma importância muito grande pra Deus. Ou ele teve outra razão para isso? Se não existe outra razão em que parte do coração de Deus nós estamos? É uma figura de linguagem maravilhosa, estamos sim no centro do coração de Deus simboliza que somos extremamente importantes para ele. Se analizarmos, toda a Bíblia é um livro de auto ajuda, afinal ela tem resposta pra tudo, não existe remédio melhor para as aflições do que conhecer a verdade escrita através da palavra de Deus.

Bom opinião não é crime!!
Essa é a minha

Unknown disse...

Mais uma novidade no circo gospel, o cara vem com conversa boa distorcendo (como o diabo fez com Jesus) a Palavra de Deus e é aplaudido e adorado pelos crentes sem discernimento. Confundem amor e misericórdia divinos com supremacia humana. Seria patético se não fosse triste.

Unknown disse...

7. O homem, contudo, não deve cobrir a cabeça, visto que ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
(1 Coríntios, 11)

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only