quarta-feira, setembro 21, 2016

07 dicas para evangelizar um amigo não cristão



Volta e meia alguém me pergunta qual a melhor maneira de evangelizar um amigo, colega de trabalho ou familiar? Geralmente sou indagado sobre a melhor forma de proclamar o evangelho sem que seja considerado chato por aqueles que me ouvem. 

Pois bem, pensando em ajudar àqueles que possuem dúvidas quanto ao assunto, gostaria de trazer sete dicas para evangelizar um amigo não cristão.

1- Ore e interceda a Deus por aquele que você pretende evangelizar.  Peça ao Senhor que trabalhe no coração do seu amigo, mesmo porque,  uma pessoa só pode receber a mensagem de bom grado se o Espírito Santo convence-la do pecado, do juízo e da justiça. (João 16:08)

2- Fundamente seus argumentos nas Escrituras. É importante que a pessoa que você esteja evangelizando entenda que o fundamento da sua fé não é o "achismo" de alguém que descobriu uma nova religião, mas, sim a Palavra de Deus que nos revela  quem somos, nossos pecados, suas consequências e a salvação por meio de Jesus.

3- Não tente ser politicamente correto. Essa é uma tentação que geralmente caímos visando  ser bem aceito por aqueles que nos ouvem. Na verdade, o evangelho quando pregado, poderá gerar em alguns revolta, mesmo porque, a verdade de que o homem é pecador e que se encontra morto em delitos e transgressões, ofende todo àquele que ama o pecado e deseja viver na prática dele.

4- Seja doce e firme na proclamação do evangelho. Se um por um lado não podemos abrir mão da verdade, adequando o evangelho ao ouvinte, por outro, somos chamados a pregar Cristo e as boas novas com doçura e brandura. Equilíbrio nesse caso é fundamental.

5- Pregue também pelo exemplo. Não basta você falar de Cristo se o seu comportamento, atos e atitudes não demonstrarem que Cristo o transformou. Nossas ações tem o poder de produzir um GRANDE impacto entre aqueles que nos conhecem antes mesmo da nossa conversão. Uma pessoa que lhe conhecia antes de Cristo, e testemunha sua transformação, será deveras impactado pelo poder transformador do evangelho.

6- Saiba o tempo certo e adequado para pregar o evangelho aos seus amigos. Não é sábio pregar o evangelho de forma intermitente. Sem sombra de dúvidas existe um "time" adequado para proclamar as boas novas da salvação, para tanto, você precisa rogar ao Senhor que lhe conceda discernimento, como também lhe proporcione situações e circunstâncias onde com ousadia e intrepidez você poderá pregar o evangelho àqueles que você se relacionam.

7-  Crie oportunidades relacionais.  Convide seus amigos para visitar sua casa ou visite a casa deles. Façam algumas programações juntos, joguem bola, visitem um cinema, teatro, restaurantes e faça destes momentos oportunidades para proclamar o evangelho. Particularmente penso que a amizade é uma excelente maneira para pregarmos o evangelho. Aliás, tenho plena convicção que através dos relacionamentos, Deus proporciona oportunidades para que Cristo  seja pregado. Isto posto, aproveite e pregue o evangelho,  fazendo-se presente,  orando  com e por seus amigos, abraçando-os, ajudando-os assim a verem o amor de Jesus através de sua vida, entendendo que Jesus é o caminho, a verdade e vida e que fora dele não existe salvação. (João 14:06; Atos 4:12)


Pense nisso!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only