segunda-feira, novembro 09, 2015

A "imbecilização" da Igreja brasileira

Por Renato Vargens



Se por um lado tornou-se comum encontrar nas igrejas pastores que cheiram a Bíblia, que se vestem de pano de saco, que mergulham em lama, que  descem em poços, que e que fazem atos proféticos imbecilizados, por outro,  também é possível encontramos "crentes em Jesus" felizes porque a igreja do Senhor se transformou num picadeiro. 

Ora, antes que alguém me apedreje preciso afirmar que é claro que sei a igreja invisível não se encaixa nesse perfil. Na verdade, não é sobre ela que escrevo e sim sobre parte da igreja brasileira que em nome de um evangelho antropocêntrico idiotizou a fé. 

Caro leitor, definitivamente vivemos dias complicados onde as verdades do Cristianismo foram trocadas por conceitos de auto-ajuda e satisfação pessoal. Lamentavelmente, os palhaços que tem  pregado nesse picadeiro chamado "igreja" anunciam um cristianismo bufão, onde o que importa é que o cliente seja atendido em todas as suas necessidades. Nessa perspectiva os adeptos deste tipo de igreja tem promovido  um tipo de "stand up gospel" onde a proposta final é divertir o cliente. O pior disso tudo é que devido a "imbecilização" da igreja brasileira, os crentes tem vibrado com esse pseudo-evangelho, chamando de fariseu e religioso todos aqueles que a eles se opõem.  

Pois é, quando vejo pastores caricaturados, anunciando um evangelho desprovido de inteligência, graça, e sabedoria pergunto: 

O que será que tornou parte da igreja brasileira imbecilizada? Quais serão de fatos os motivos que levaram parte dos evangélicos a viverem um cristianismo idiotizado? 

Na minha opinião o problema se deve ao abandono das Escrituras, a relativização da Palavra de Deus, bem como a troca do evangelho pelo pragmatismo. 

Termino esse texto lembrando do grande Spurgeon que dizia: 

"Chegará um dia que em vez de pastores alimentando ovelhas, haverá palhaços entretendo bodes." 

Para nossa tristeza e lamento esse dia chegou!

Que Deus tenha misericórdia do seu povo e nos leve de volta aos valores da reforma.

Com a alma angustiada, 

Renato Vargens
PB. João Eduardo Silva disse...

Paz de Cristo! Pura verdade, é por isso que infelizmente o evangelho está tão banalizado em nosso país. Pastor não é possível compartilhar seus textos nas redes sociais? Seria interessante essa possibilidade de alcançarmos mais pessoas com seus belos escritos.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - Assembléia de Deus.

Tiago disse...

Amém!

Anderson Victor da Silva disse...

Se me permite. Para compartilhar é só copiar e colar o link na page da rede social e então aparece a descrição e autor.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only