sábado, julho 27, 2013

Por que os evangélicos estão se surpreendendo tanto com o Papa Francisco?

Por Renato Vargens

Antes de qualquer coisa preciso afirmar que não sou católico e que respeito a opção de fé de quem quer que seja. Afirmo também que possuo sérias divergências com o Catolicismo Romano quanto a aspectos doutrinários e teológicos os quais considero fundamentais. Discordo da veneração dos "Santos", da "mariolatria", da infabilidade papal, do ecumenismo, de sua soteriologia universalista, bem como de sua cristologia miscigenada.

Isto posto, vamos ao artigo:

A vinda do Papa Francisco ao Brasil tem despertado não somente a atenção da população em geral, como também dos evangélicos que  não se cansam de elogiar o bispo de Roma. Basta olharmos as mídias sociais que constataremos isso. Na verdade , tornou-se comum encontramos evangélicos enaltecendo publicamente a postura simples do Papa.

Diante disto resta-nos indagar o por que de tal comportamento, visto que o protestantismo possui inúmeras divergências teológicas com o catolicismo romano.

Na minha opinião a valorização do Papa se deve em parte a insatisfação que os evangélicos tem feito quanto ao comportamento de alguns dos seus líderes, senão vejamos:

1- O papa passa uma imagem de simplicidade, enquanto os "apóstolos" tupiniquins ostentam riquezas.

2- O papa demonstra gostar de gente e de se relacionar com o povo, já os "apóstolos" tupiniquins preferem a ostentação de títulos eclesiásticos, além é claro da nítida e clara separação do restante do povo.

3- Ainda que tenha MUITO dinheiro, mesmo porque a Igreja Católica Romana é milionária, O Papa Francisco ostenta uma vida simples, sem muitas riquezas que se reflete na forma com que vive; já os "apóstolos" tupiniquins, fazem questão de ostentar riqueza, poder e glória.

4- O Papa Francisco demonstrou simplicidade em voar num avião comercial, em carregar sua própria mala, em dormir num mosteiro numa cama de solteiro, em andar em carro comum, em se relacionar com o povo sem protocolos, pompa ou exigências. Já os "Apóstolos" tupiniquins andam de avião particular, exigem hotéis cinco estrelas, além é claro de exigirem uma série de obrigações a todos àqueles que os convidam para pregar o Evangelho de Cristo.

5- O Papa tem falado de Cristo,  os "apóstolos" tupiniquins só falam em dinheiro.

Caro leitor, a falta de compostura por parte de alguns dos líderes evangélicos, além é claro das heresias propagadas por "apóstolos" fraudulentos que teimam em contrapor-se aos ensinos das Escrituras, tem levado aos cristãos protestantes desse imenso país a valorizar pessoas como Francisco, que mesmo tendo uma fé diferente do protestantismo histórico, comporta-se (pelo menos aparentemente) como homens de Deus deveriam se comportar.

Pense nisso!

Renato Vargens

Anônimo disse...

Sou um desses que admira as atitudes do papa. Mesmo sabendo das divergências históricas entre Protestantes e Católicas, hoje vejo no papa uma posição de humildade, compaixão e justiça. Qualidades que estão em falta no meio evangélico atual. Com exceção de alguns pastores, a maioria está inundada com a teologia da prosperidade e seus frutos podres, andando em carros de luxo, cada vez mais montando igrejas em barros de alto nível. Sem falar é claro nos artistas desse meio.

A postura deste papa realmente me surpreendeu! Vejo nele bastantes características de Cristo e dos apóstolos, lógico que alguns resquícios da tradicionalidade romana continuem, a figura humilde que ele está passando supera isto.

Não conheço o passado do papa, prefiro me omitir de alguns assuntos sobre como ditadura, crimes e etc, por não ter um nível de conhecimento bom! Minha admiração ao Papa, é resultado das suas ações em poucos meses de liderança da igreja.

Abraços, Uma Dose de Amor e Crítica.

Unknown disse...

,
Mano, mais um texto admirável.

É exatamente isso! O contraste choca!

Vivemos hoje nas griffes evangélicas as indulgências e simonias contra as quais os defensores da fé do séc. XVI lutaram arduamente.

Mas há uma diferença: dentro do movimento protestante há os que cortam na carne. No Vaticanismo, os problemas, que hoje são outros, vão para debaixo do tapete.

Abçs.

Anônimo disse...

Devemos ter cuidado com as posturas em nome do amor, pois por causa desse atributo endeusado há ecumenismo e elogios por ações humanas e muito liberalismo. Depravação total não isenta o papado de suas mazelas e a religião católica é uma fé não-bíblica. E como a fé na bíblia diz respeito a salvação eterna, não podemos deixar a Soteriologia na periferia do assunto. A fé católica romana leva ao céu ou ao inferno? Ao inferno. Sola Fide.

DIRLEY DOS SANTOS disse...

Só vejo nesta atitude do Papa uma estratégia da Igreja Romana de recuperar seus fies que tem perdido durante os séculos.

Na verdade, esta postura do Papa é uma falsa piedade, pois quem ab-roga para si, ser sumo-pontífice, Bispo Universal, Vicário filho de Deus, quem ab-roga ser sucessor de Pedro, acreditando assim na sucessão apostólica, não tem nada de humilde. Protestantes nunca esqueçam SOLUS CRISTOS, SOLI DEO GLORY.

A igreja Romana está em uma campanha pesada em busca daqueles milhares que perdeu, e que continua perdendo.

Não me admiro alguns "protestantes" elogiar a postura do Papa, pode ter certeza que a grande maioria destes, são dos movimentos Neopentecostais, que infelizmente em sua grande maioria são totalmente destituído de conhecimento histórico e doutrinário e que diante disto acabam se iludindo com tal postura.

A igreja Católica é sagaz e tá se utilizando de estratégias maquiavélicas para recuperar seus fies, a cúria romana sabe que as grandes críticas com relação a igreja católica é relacionado a sua riqueza, e não é atoa que o Papa Bergólio adotou o Nome de Francisco, fazendo jus a São Francisco de Assis que assumiu uma postura de pobreza na idade média, toda esta postura é estratégica, a Igreja Romana está agindo com malícia como sempre, em sua campanha de recuperar aqueles que abandonaram o romanismo.

Qualquer um que tenta roubar a glória do Cristo é réu de Juízo e não me venham dizer que o Papa não quer fazer isso, pois só em aceitar tal posição já está fazendo.

Cristãos Protestantes, nunca esqueçam o SLOGAN DA REFORMA. SOLA FIDE, SOLA GRACIA, SOLA ESCRIPTURA, SOLUS CRISTOS, SOLI DEO GLORY.

Anônimo disse...

A Soteriologia reformada não pode ser obscurecida e tratada como assunto periférico nas questões atuais em nome do atributo endeusado chamado "amor". O amor não pode ser conceituado com bases extra-bíblicas, pois será mal aplicado em diversos assuntos.

Ivair J Lehm disse...

A Paz

Penso que vivemos um momento onde seria de muita valia avaliarmos ou reavaliarmos a nossa lideranca, pois ninguem aguenta mais tanta ostentacao destes apostolos de meia tigela aqui no Brasil...chega de tanto faz de conta na igreja evangelica brasileira.

Em Cristo

Unknown disse...

Não sou católico apostólico romano. Sou cristão evangélico batista. Não comungo com a teologia católica, a sotereologia católica, a estrutura hierárquica católica, a fácil tramitação da estrutura católica do cumprimento de seus ritos e liturgias para uma posição ambigua onde ritos do espiritismo, da macumba, do candomblé, se tornam aceitáveis e muitos afirmam ter uma dupla filiação religiosa. Também tenho dúvidas da sinceridade da Igreja na eleição do papa Francisco. Me parece mais uma urgência ante a perda sensível de fieis. Uma posição de marketing religioso. Mas que ele, o papa, é muito mais transparente em suas posições, não há dúvida alguma. É mariolatra, defende a doutrina de que é um representante de JESUS CRISTO na terra. Mas vai na ferida da nossa sociedade corrompida e carente de valores e princípios. É simpático. Isto nem a mídia ou o marketing podem mudar. O anterior era claramente elitista. Deixa-nos envergonhado com o Cristianismo destes apóstolos, bispos, patriarcas e outras figurinhas do neo-pentecotalismo que só se servem de suas posições para enganar e arrancar, se possivel, os últimos centavos dos que ainda acreditam nestes senhores. De outros tantos que se confundem com a política só para levarem vantagens, cargos, honras passageiras. Continuo sendo cristão evangélico batista. Não aceito o ecumenismo. Não aceito nenhuma ligação orgânica com o catolicismo. Mas no campo da ética e da moral. No campo da defesa de princípios como a família e uma clara posição contra o aborto, o casamento homossexual e outras idéias profundamente anti-cristãs, só tenho que aplaudir o senhor papa. Na verdade tem áreas específicas que n´so os evangélicos deveriamos andar junto com os católicos.Nestas áreas de justiça social. De defesa intransigente da estrutura familiar - um homem e uma mulher e seus filhos, formando uma família.

Missionário de Cristo disse...

aleluia enfim um irmao que pensa q estuda, e nao é manipulado, o papa só é um bom markteiro e mas nada, imagine quando o anticristo aparecer no cenario, a palavra diz q se possivel enganaria até os escolhidos, só o papa ja ta enganando um monte de irmao meu DEUS nos ajude a andar no espirito e discernir as coisas espiritualmente,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Suyene Carvalho disse...

Eu também gosto do papa Chico apesar de não ser mais católica exatamente por não me identificar com a veneração aos "santos" e o culto a Maria. Só não entendi o que I senhor quis dizer com "cristologia miscigenada"??????

Unknown disse...

Boa tarde! Sou Católico e peço a Deus que continue te abençoando e iluminando sempre a sua vida. Parabéns pelo excelente texto acima.

“Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá. Nada vos será impossível.” (Mt 17,20)
A cada dia que passa devemos renovar nossa fé e dirigirmos para alguém que sabemos que pode resolver os nossos problemas, esse alguém que sabe tornar possível as coisas impossíveis tem um nome: É Jesus!
Abçs
José Antonio Rizzo - Cachoeiro de Itapemirim/ES

ieadi.jc disse...

A idéia de promover o ecumenismo entre as igrejas não é uma proposta nova. Muitos tem tentado fazer isto e lhes afirmo que este propósito é antes de mais nada, no mínimo contraditório. Como um grupo de pessoas que tem sua fé baseada na salvação pela fé em Cristo e abomina a idolatria aos santos ou qualquer outra coisa, aceita a imposição da liturgia e a tradição sobrepondo a bíblia? Na minha ótica a única coisa que o ecumenismo entre católicos e evangélicos pode trazer é a continuação da contaminação que se espalha já há muitos anos entre nós. A contaminação dos princípios cristãos que tanto são minados pelo o evangelho falso da prosperidade e da saúde. Será que vamos simplesmente esquecer tudo que Lutero e os demais reformadores sofreram sob o jugo da igreja católica e vamos agora levantar a bandeira da "Unidade acima da Verdade"?

www.oevangelhoemdebate.blogspot.com.br

DEDECA disse...

Ele está na contramão do mundo "esperto e materialista", porém não esqueçamos que o Brasil até então é considerado a maior potência católica mundial e tem perdido fiéis anualmente. Isso, com certeza é uma estratégia para causar boa impressão e que os católicos é o POVO MELHOR DO MUNDO! Cuidemos!

renato vargens disse...

Suyene,

A cristologia é uma parte da teologia cristã que estuda Jesus. Ela se ocupa de diversos aspectos, dentre os quais poderíamos sublinhar a natureza de Cristo, sua humanidade e divindade, o seu papel na redenção do homem como também sua relação com o Pai e o Espírito Santo. Uma cristologia miscigenada aponta para a mistura entre estes aspectos com falsas percepções de Cristo, cujo papel na redenção é compartilhado com Maria, que é considera pelos católicos co-redentora e medianeira entre Deus e os homens.

Abraços,

Renato Vargens

Geovani Silva disse...

De fato entendi o propósito deste post, no entanto concordo com um dos comentários acima que fala qual o exato propósito desta postura de Francisco I, confundir os incautos e recuperar fiés que estão nas igrejas evangélicas ou sem religião. Não humildade alguma em entitular-se como Papa (Pai), Santo Padre, Sumo Pontífice ou outro título cabível apenas as pessoas da Santíssima Trindade. O texto é uma ótima crítica aos falsos pastores de nossa era, mas se os elogios são sinceros, o pastor parece muito inocente.

Graça e paz!

Visite meu blog também: geovanibarreto.blogspot.com

congregação Diamantina Juracy Palhano disse...

É uma triste realidade no meio evangélico (reformados), muitos líderes desprezam as ovelhas que nada podem lhes oferecer, disputam vaidosamente entre si os seus carrões.
E cada vez mais distantes de suas ovelhas, tornam-se animadores de palco no domingo.
Que DEUS tenha misericórdia da igreja brasileira.

Jony disse...

Gente, o pr. Renato Vargens em momento nenhum defendeu a teologia Católica. O cerne do post é criticar os lideres neopentecostais brasileiros, só isso. E se o comportamento do Papa é com outro interesse, isso pouco importa, o problema maior esta no povo se diz ter a verdade passa longe de vivê-la como é o caso dos "apostolos" brasileiros.

Gerson Moura Jr. disse...

Concordaria contigo, se não fosse o passado do Papa, pois o que ele é hoje, já o era no passado, no início da sua carreira... pesquise e reflita sobre isso...

Abs.

renato vargens disse...

Jony,

O pessoal não entendeu nada.Você está certo.

Abraços,

Renato Vargens

Unknown disse...

Ótimo artigo. Só discordo das suas 3 últimas considerações, pois são frutos de senso comum ou da piedade popular católica. Soteriologia católica é extremamente fechada mesmo q o Vaticano II tenha acatado muito de relance a tese de Rahner sobre os cristãos anônimos. A cristologia católica é extremamente ortodoxa, só não vê quem não quer ler teologia católica. E o ecumenismo não nasceu na teologia católica (q alias nem sequer usa essa terminologia) mas nasceu no movimento missionário evangélico, a partir da conferência de Edimburgo em 1910. Além do q a ICAR nem participa do dito liberal CMI. Então faça com o resto da teologia católica como vc fez no seu texto .dê nome.aos bois pra poder ser mais claro e honesto
Abraço

OH ! GLÓRIA. disse...

Vejo crentes se convertendo ao Papa, é claro que sua postura é positiva,mas Chico Xavier também tinha e talvez mais simples ainda, o problema é que o protestantismo não tem a unidade do evangelho, são tantos galhos de uma árvore que teve uma única raiz, a cada minuto abre-se uma nova denominação e em maior parte são pessoas que receberam consagração pastoral por imposição de mãos mas sem conhecimento teológico nenhum, muitos querem sobreviver da obra sem lembra que o maior dos Apóstolos sabia montar tenda, e com isso o povo adora uma festa, só que sem responsabilidade pois acabou a festa acabou o compromisso e disposição, boa tarde.

renato vargens disse...

Gilbert,

Em parte concordo consigo. Só não entendo o que diz sobre o maior apóstolo saber fazer tendas. Uma pergunta, você acha ERRADO o pastor trabalhar em tempo integral na igreja? Vale a pena lembrar de Paulo, o fazedor de tendas que dizia:

"Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino."

Concordo que muitas estão abrindo igrejas completamente despreparados. O que não entendo é sua relação com os fazedores de tenda.

Sugiro a você a leitura deste texto:

http://renatovargens.blogspot.com.br/2010/01/e-licito-o-pastor-ganhar-salario.html

NEle,

Pr. Renato Vargens

OH ! GLÓRIA. disse...

Eu disse em relação aos que inauguram uma placa para maliciosamente viver da obra, aos que se dedicam integralmente a igreja e as ovelhas que tenham seu salário sim pois como viveria sua família ?; por outro lado se um pastor tem uma vida profissional paralela lá na frente na velhice terá os benefícios da lei quanto aposentadoria e a preocupação no dia a dia tiraria um peso das costas quanto a sua vida pessoal e familiar, a não ser que seja assembleiano que chega aos 100 anos e continua como presidente da igreja,kkkkkkkkk, mas até padres tem salário, abraços.

renato vargens disse...

Entendi Gilbert, mas, a igreja pode e deveria pagar o INSS do seu pastor por exemplo, o que seria justo, não é verdade? Alias, justiça seja feita: Existem milhares de igrejas no Brasil que fazem isso. Sei de muitas que por amor ao seu pastor, pagam para ele o INSS, o que lhe garante uma aposentadoria.

Abraços,

Renato Vargens

Sorveteiro disse...

Ainda bem que ninguém é salvo ou deixa de ser salvo por ser simpático, simples e humilde. Essa cara de piedade do Papa só engana quem acha que alguém é salvo por ser um "bondoso". Ora, ter essas características que o Francisco I tem, qualquer líder de outras religiões pode ter. Espíritas por exemplo, na sua maioria são gentis, humildes, e até mais caridosos do que os cristãos. O que interessa de verdade em um líder que quer ser porta-voz de Cristo é saber se esse alguém prega o evangelho legítimo. E isso nós sabemos que Papa nenhum fez, nem fará. O Francisco I é apenas mais um mariólatra com carinha de bom samaritano. Se parece muito com o João Paulo II, que tinha uma combinação perfeita de características úteis para enganar as multidões.

O ecumenismo vem aí, que Deus nos proteja.

Barbara Mendes disse...

Concordo. Só acho que a postura humilde do papa não deveria ser algo novo ou ressaltado, deveria ser pré-requisito dos papas

David Palazzo disse...

Penso que Deus não tem nada a ver com religião, que Ele olha para o coração e sabe quem é sincero na sua fé, Nele. Penso que Deus está absolutamente acima de qualquer cultura religiosa, de qualquer teologia, e penso mesmo que Ele não se importa com nada disso, mas sim com a alma de cada um de nós. Ele sabe que isso tudo é vã criação do homem para tentar se achegar mais próximo Dele. Feliz é aquele que descobre que pode ter relação com Deus diretamente via Jesus (que é Deus) sem precisar de mais nada para intermediar essa comunhão. Admiro todo aquele que busca agir como a Jesus, portanto, estou admirando o Francisco naquilo que ele se assemelha a Jesus.

David Palazzo disse...

Desculpe-me ir entrando sem pedir licença, mas gostaria também de deixar minha opinião. Talvez possa contribuir. Sou filho de pastor e meu pai conhecia (já está na glória, amém!) esta minha opinião e concordava. Penso que o pastor deve ter o seu sustento através de emprego ou de seu próprio negócio, porem, se ele atua como pastor integral, então penso que é merecido que tenha a sua carteira de trabalho assinada lhe assegurando todos os direitos legais e receba um salário digno que lhe permita prover a sua família assumindo todas as responsabilidades que um trabalhador comum. Não concordo que a igreja pague para o pastor água, luz, telefone, carro, aluguel, INSS ou qualquer outro benefício, fora do salário. Se a igreja pagar um salário digno, o próprio pastor terá como pagar todas as suas despesas, assim como qualquer trabalhador. O pastor não precisa do favor da instituição, mas precisa ser remunerado com dignidade. Se a igreja não tem condições de proporcionar isso, então que não exija do pastor tempo integral. Assim ele poderá buscar o seu sustento em outro lugar que não seja a igreja. É muito degradante ouvir em conselho de igreja que o pastor está consumindo muita água, muita luz, telefone, etc. Os "irmãos" querem controlar até a vida financeira do seu pastor. Se a igreja paga salário, o pastor faz com ele o que quiser, e ninguém tem que se meter nisso. É o que penso.

Unknown disse...

Realmente, alguns dos que se auto-denominam apóstolos em nosso país são uns picaretas.

Unknown disse...

Genial

Olá! Eu sou a Sâmia! disse...

Eu também me surpreendi com a postura do novo papa. Ele realmente é uma figura simpática. Achar a pessoa simpática e carismática não me faz católica, nem simpatizante da fé católica e tampouco apreciadora dos dogmas, liturgias da ICAR. É apenas uma constatação, que foi o que o Pr. fez no artigo. E concordo com o pr. Renato, nós só estamos tão surpresos por que vivemos tempos estranhos na igreja evangélica brasileira. Quanto ao marketing, as emissoras brasileiras estão dando uma mão e tanto para a igreja católica: na Globo desde que o papa chegou só dá ele, chega a ser enfadonho ver o jornal da noite, pois essa semana a notícia foi a mesma, o que o papa fez, por onde ele andou,etc. Minha surpresa foi ver a cobertura que a Record deu, achei que eles fossem só apresentar uma nota, mas tb estão com uma cobertura bem extensa. Estranho, né? Não é uma emissora evangélica?

Ruth Rossini disse...

Muito bem escrito..Bem Dito!!!

Ruth Rossini disse...

Apoiado Dyrlei..Como cristãos protestantes devemos ter a postura de tal que somos!! Qual seria apostura de Lutero?Calvino?E tantos outros diante da ICAR e suas apostasias ?
Certtamente não seria de frouxidão e mornissse ...

Ruth Rossini

Ruth Rossini disse...

Certissimo!!!!

Sola Scriptura!!!

Ruth Rossini disse...

Muito boa explanação!!!

Ruth Rossini disse...

Será que vamos simplesmente esquecer tudo que Lutero e os demais reformadores sofreram sob o jugo da igreja católica e vamos agora levantar a bandeira da "Unidade acima da Verdade"?

SERA???
Ruth Rossini

renato vargens disse...

Pelos comentários percebo que muitos não entenderam o post.

Pr. Renato Vargens

Ruth Rossini disse...

Tanto os "falsos pastores" pregadores de heresias (falsas doutrinas ) estão
errados como a ICAR e seu representante Francisco estão,
Eu não adulo o comportamento nem de um nem de outro....

"Tenhamos força e acima de tudo, coragem para rejeitarmos completamente qualquer ensinamento que não procede do Espírito Santo e permaneçamos firmes, alicerçados na Palavra de Deus: “Santifiquemo-nos na verdade; a Palavra de Deus é a verdade!”

Que Deus nos abençoe!

SOLI DEO GLORIA!!!!"

http://www.monergismo.com/textos/sermoes/2joao1-13_alan_renne.htm

Ruth Rossini

Ruth Rossini disse...

Muito bem :)

Tenhamos força e acima de tudo, coragem para rejeitarmos completamente qualquer ensinamento que não procede do Espírito Santo e permaneçamos firmes, alicerçados na Palavra de Deus: “Santifiquemo-nos na verdade; a Palavra de Deus é a verdade!”
Que Deus nos abençoe!
SOLI DEO GLORIA!!!! (ALAN RENNÊ ALEXANDRINO LIMA)

Ruth Rossini

Paulo Henrique disse...

Religião, Religião, Religião, Religião, Religião e Religião!!

Essa ea maior Pedra que o Maligno colocou no Longo caminho da Fé do Homens!

Anônimo disse...

Não podemos nos esquecer que o anti-cristo enganará, cristãos e não-cristãos, será uma pessoa politicamente boa, nada contra o papa Francisco, só um lembrete.

Pr. Divino Félix disse...

Vamos ter cuidado! o Papa tem obrigação de ser quem ele diz que é: representante de Cristo. Lembremos que suas atitudes não mudam em nada o perfil da instituição que ele representa. Quero ver se ele tem coragem de mexer nas tradições antibíblicas da Igreja. Ninguém merece louvor por apenas fazer sua obrigação.

Anônimo disse...

Reflexão excelente! Espero muito que seja de coração e verdade a postura desse papa.

Mas infelizmente, muitas pessoas seguem as religiões por causa de seus líderes e não por causa do LÍDER Jesus. O homem erra, falha e tudo o mais. Infelizmente as pessoas preferem acreditar em tudo no que se fala, sem constatar se é de fato, tudo verdade, conferindo nas escrituras.

Essa vinda do Papa, me faz lembrar de quando os religiosos da Roma Antiga amavam se amostrar puros, limpos e praticantes da lei, mas no oculto, maquinavam planos para matar todos os que viam tirá-los de suas zonas de conforto. Foi assim com os profetas, foi assim com Jesus, foi assim com Lutero e hoje, é assim com a ajuda da mídia pra piorar.

Espero de coração que esse Papa seja pelo menos, 10% do que tem se mostrado. Porque é muito fácil criar uma imagem em público altruísta e por trás das câmeras, esconder o que realmente é. Temo isso, mas fazer o que? Orar!

Espero que ele seja um bom homem, será bom pra ele e para muitos, mas com o histórico da igreja romana, é um olho no peixe e o outro no gato e assim vai caminhando algumas igrejas “evangélicas hoje, infelizmente.

Abraços para ti Renato, belo texto!

Unknown disse...

Quando o papa acabar com a idolatria na igreja católica ele irá subir no meu conceito.

Servo do Senhor disse...

Graça e paz a todos ninguem esta entendo o sentido do post ...que isso
será que é o mesmo com a biblia....
O Pr esta sendo mau entendido não é isso . que isso .....

Unknown disse...

Não sabem interpretar um post, imagine a Bíblia!

Unknown disse...

Não sabem interpretar um post... imagine a Bíblia!

Le e Vitor disse...

Texto muito simples e claro!
E concordo em tudo...assim como os católicos estavam desanimados com seu antigo lider religioso, os protestantes (pelo menos eu digo por mim) estão decepcionados com os lideres religiosos deles.
Bastou vir alguem realmente mostrando uma distancia menor entre o que se prega no púlpito e o que se pratica no dia a dia que os catalicos reanimaram sua vontade de frequentar as igrejas...e os protestantes estão carentes de um exemplo de lider assim, que fale menos e pratique mais os ensinamentos de cristo.

Unknown disse...

O grande problema na verdade, não são ao apóstolos ou líderes tupiniquins que se fartam de dinheiro dos fiéis ostentando riquezas. O cerne da questão e a raiz de tudo é a leniência do fiel que não lê as Escrituras. Este vai ao culto e come nas mãos dos pastores qualquer doutrina ministrada sem ao menos ver se tem embasamento bíblico, entende? Em Oséias 4:6 está escrito: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.Oséias 4:6. Em atos 17:30 é demonstrado como o fiel deveria fazer para não ser enganado, ou seja, tudo o que se ouvir, ateste sua veracidade na Palavra. Então, meus amigos, o principal culpado é o próprio povo que é preguiçoso. Alguns até mesmo falam que tais apóstolos são homens de Deus por causa dos "milagres" que acontecem em seus cultos, todavia, A Bíblia nos alerta que nem todos os milagres vem de Deus como vemos em Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.Mateus 7:21-23 - Em fim, é pelos frutos que conhecemos a árvore e com certeza, a maldita teologia da prosperidade não vem de Deus. Uma coisa importante, o que escrevi serve também para o papa porque apesar de todos estes atos que ele demonstra ainda assim, pela idolatria e não uso da Palavra corretamente, não o admiro. A propósito - Para em latim quer dizer pai e este chamamento é condenável nas Escrituras, dentre, outras coisas, a saber: E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.Mateus 23:9-10

FÁTIMA GOMES disse...

Detesto este tipo de coisa, mas, não consigo deixar passar em branco o post do Pr. Renato Vargens. Diz no post abaixo " Que RESPEITA a opção de fé de quem quer que seja. "
logo abaixo solta essa pérola

Discordo da "mariolatria", da infabilidade papal, do ecumenismo, de sua soteriologia universalista, bem como de sua cristologia miscigenada.

1º infalibilidade Papal não é sinônimo de Impecabilidade Papal. Dizer que o Papa não erra quando ensina sobre Fé e Moral a toda Igreja, não é dizer que ele não peca. Ele também é humano, para isso pediu que rezássemos por ele.

2º - Tenha RESPEITO a Maria, porque ela é a MÃE de JESUS.

3º - Várias Igrejas Evangélicas sérias participam de diversos eventos ecumênicos, que tive o prazer de participar.

4º - Quanto a soteriologia universalista católica (salvação no catolicismo) acho deve ser igual a todas (vou pesquisar).

5º Cristologia miscigenada, vou ficar te devendo...

Da próxima vez, seja só um pouquinho humilde e post um texto que todas as suas ovelhas também possam entender.

Acredito no " Não julgues para não seres julgado" mas, agora me reservo o direito de lhe o que não concordo no protestantismo.

No protestantismo existem mais de 50.000 doutrinas diferentes, todos se dizendo guiados pelo Espírito Santo, com a mesma Bíblia incompleta e ninguém se entende. Cada denominação protestante tem sua própria doutrina, contrariando a característica da Verdadeira Igreja: "Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,3-5).

No protestantismo, cada crente é seu próprio mestre da Fé. Cada crente é infalível, pois crê que lendo a Escritura a entende perfeitamente. Ora, se há tantos infalíveis no protestantismo, porque não concordam nas questões mais simples? Por quê cada denominação protestante tem sua própria doutrina totalmente diversa de outra denominação?

Ora, uma igreja que suporta vários “infalíveis” que não se entendem, não possui “um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5); nem pode ser “coluna e fundamento da verdade” (cf. 1Tm 3,15).

David Palazzo disse...

Discutir religião não nos leva a lugar nenhum. Precisamos viver o Evangelho. Viver o Evangelho é amar ao próximo. Amar ao próximo é cuidar do outro como gostamos de ser cuidados. É isso que Jesus espera de nós. É isso que "deveríamos" fazer. O mais... é só lucubração com quase nenhuma serventia pra vida.

Unknown disse...

Ótima crítica na parte final Fátima! Nós evangélicos temos dificuldades em aceitar críticas e não percebemos que aquilo que criticamos é também aquilo que nos condena. Se há "erros" ou melhor, problemas na teologia católica, igualmente há na nossa teologia evangélica. Que ambos tenhamos humildade pra reconhecer nossas falhas diante do Senhor e buscar a Ele e somente a Ele como suficiente salvador, Senhor da Igreja, guia na Verdade em amor. Abraço

MAGNO RIBEIRO disse...

Parabenizo o Renato pela felicidade na interpretação do que a vinda do papa despertou nos brasileiros e, sobremodo, nos evangélicos, mormente quando a comparação é feita tendo como parâmetro a grande maioria dos "nossos" maiores líderes. Digo nossos entre aspas, porque muito embora seja eu um cristão evangélico Batista, não me sinto representado por alguns líderes encontrados no cenário nacional. E para aqueles que acham ser o papa apenas um marketeiro, fato é que suas virtudes encontradas já eram manifestadas ainda quando ocupava outro cargo no clero, na Argentina. Logo, não se pode dizer ser tão somente uma ação 'marketeira' para recuperar a fidelização da igreja. Mas ainda que seja, e talvez tenha um pouco disso mesmo, verdade é que o marketing levado a efeito pelos líderes evangélicos (não todos, por óbvio), é dado as inversas. Pregam muito mais sobre uma tal prosperidade do que sobre um evangelho que salva e que liberta. Que não dá prata e nem ouro, mas dá a cura para as enfermidades da alma e do corpo e que não se amolda ao tempo presente. Ao assistir o papa numa entrevista exclusiva à Globo, verifiquei que ele se manteve na contramão de uma prosperidade que se consolida apenas através de bens, de dinheiro. Prosperidade fundada no é dando que se recebe. Penso que Cristo veio para conceder outro tipo de prosperidade, ou seja, aquela que recupera vidas, que refaz laços rompidos, restaura casamentos, salva as famílias do abismo, das drogas e de tantos outros males que nos afligem. Isto é a verdadeira prosperidade que traz a cruz de Cristo. E neste cenário o Francisco (marketeiro ou não), está se mantendo mais próximo de que muitos pastores. Daí o espanto de muitos evangélicos que acabam se identificando com o comportamento papal. É bem verdade que não dá para fingir que não existe no Catolicismo Romano, o que já mencionara o Renato em seu louvável artigo, no tocante as divergências doutrinárias e teológicos, tais como 'a veneração dos "Santos", da "mariolatria", da infabilidade papal, do ecumenismo, de sua soteriologia universalista, bem como de sua cristologia miscigenada', entre outras. No entanto, se teria também uma série de divergências doutrinárias e teológicas para serem relacionadas em relação a nossa cristologia miscigenada, não em função de Maria e de outros "santos", mas substituída por "bispos", "apóstolos" e outras "celebridades". De tudo resta a esperança de que haja um despertar para um evangelho autêntico, e que anda esquecido em boa parte de nossos templos. De que adianta sermos mais de 40% da população se o país em nada mudou por causa disto [em alguns aspectos até piorou]? Oremos pelo papa, oremos pelos nossos pastores e oremos para que o evangelho [somente o evangelho] seja pregado em sua essência a toda criatura.

Unknown disse...

protestantes seguram uma imagem dos seus pastores de santinhos será errado buscar fiéis para as igrejas?,não. dá mesma forma que vcs buscam nós buscamos melhor ter fiéis protestantes e católicos do que ter drogados e bandidos nas ruas.
briga besta entre religião, muitos dizem deus está voltando ai pergunto se ele voltar de qual religião ele vai ser? acredito que ele poderia voltar um dia em que existisse um bem comum uma só igreja sem intrigas pois muitos falam em deus mais julga igreja a ou b isso é certo?
protestantes da universal tenta botar edir macedo do céu para cima e não viu ele mandando vender óleo soya por óleo santo e pensando só em dinheiro e poder, esses sim são os falsos profetas que a biblia diz, enquanto muitos não tem o que comer ele sobe na casa dele de elevador panoramico, manda ele fazer igual ao papa se doar e viver uma vida mais simples.

Unknown disse...

muitos evangelicos falam do papa mais não ver seus pastores o que faz edir macedo por exemplo mandando vender oleo soya por oleo santo, construindo mansão com dinheiro dos fiéis,mandando buscar material fora do brasil porque o daqui não são bons,será que não são bons ou é porque é igual politico que brinca com o dinheiro do povo.
enquanto muitos passam necessidade eles pensam em riqueza e nos lucros hoje nos cultos da tv o que mais se ver é propaganda compre isso aquilo doe tanto etc.
muitos dizem deus está voltando ai pergunto se ele vim ele vai ser de que religião? acredito que ele poderia ate vim se exiistisse uma unificação das igrejas em busca do bem comum em busca de pregar com humildade com o povo.
hoje muitas igrejas pegam dinheiro de doações fazem grandes igrejas e já vi pessoas que doaram precisando de ajuda e a igreja pedir aos outros fiéis para ajudar enquanto ela nada pode dar.
para que pedir valores fixos dizimos fixos? se também nãoo pode ajudar pessoas quando precisam.
unificação já.

Anônimo disse...

EU PARTICULARMENTE NÃO ESTOU SURPRESO NENHUM POUCO COM A POSTURA DO LÍDER CATÓLICO, POIS SEI QUE SE TRATA TAMBÉM DE UMA ESTRATÉGIA, AFIM DE REAVER OS "FIÉIS" IMIGRANTES. O PARA EM ENTREVISTA A GLOBO NEWS FALOU DO QUE PRA ELE, SERIA O MOTIVO DA DEBANDADA. SEGUNDO ELE OUVIU RELATO DE UMA "FIEL" ARGENTINA QUE ESTAVA FREQUENTANDO UMA IGREJA EVANGÉLICA POR OS PADRES HAVIAM ABANDONADO A COMUNIDADE EM QUE ELA MORAVA. ISSO É UMA VERDADE, POIS JÁ TRABALHEI EM COMUNIDADES EM QUE HÁ IGREJA CATÓLICA PASSA MAIS DE UM MÊS FECHADA. ALERTA AOS PASTORES, POIS ALGUMAS IGREJAS EVANGÉLICAS, MESMO ABERTAS TODOS OS DIAS, TÊM ABANDONADO AS OVELHAS AO RELENTO, NÃO PROCURANDO CONHECER O VERDADEIRO SEU ESTADO ESPIRITUAL. FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA.

UMA COISA NÃO VEMOS NO MEIO DO CLERO. DISPUTAS PELO PODER, MUITO EMBORA SE SAIBA QUE ISSO ACONTECE. PELO MENOS OS RUMORES SÃO TÍMIDOS. DIFERENTEMENTE DAS IGREJA EVANGÉLICAS, CUJA DISPUTA POR ESPAÇO E PODER OCORRE DE MANEIRA ABERTA E SÓRDIDA, CAUSANDO ESCÂNDALOS.

DEIXO AQUI UMA INDAGAÇÃO: O QUE ESTAMOS FAZENDO COM OS ENSINAMENTOS DE JESUS? QUE MORAL CERTOS LÍDERES EVANGÉLICOS TÊM PARA EXORTAR O REBANHO DE DEUS?

SOU EVANGÉLICO A MAIS DE 23 ANOS E ACHO QUE A IGREJA PROTESTANTE, SE É QUE AINDA PODEMOS CHAMA-LA ASSIM, NECESSITA URGENTEMENTE DE UMA REFORMA.

AFINAL, JESUS ESTÁ ÀS PORTAS!

PENSEM NISSO!

casa das ervas disse...

Meu nome é LOURIVAL FERREIRA DANTAS FILHO e tenho conta no FACEBOOK.
Quero parabenizar a você pela resposta, lamentar por matéria sem sabedoria e salientar alguns pontos :
1 - A ¨sua santidade (o papa) ¨é um homem de carne e osso.
2 - A ¨sua santidade¨ é um idólatra.
3 - Pobreza não tem nada a ver com Humildade
4 - Investiram R$ 350 milhões para trazerem ¨sua santidade¨ até o nosso país . Dinheiro esse que ¨sua santidade¨ poderia ter pedido para investir nos serviços públicos básicos
5 - ¨sua santidade¨ não conhece o texto de ATOS 10.24-26 e nem ISAÍAS 45.20
6 - O povo se impressionou fácil com o ¨pobrezinho de sua santidade¨ , imagine se ele começa a operar milagres.
7 - Deus é quem vai julgar Pastor Silas. RR Soares, Edir Macedo e Valdemiro Santiago, isso não cabe ao homem, pois todos os homens são igualmente réus.
E finalizando :
8 - Se cada um olhasse para seus próprios erros, ( como já fiz isso ), e enxergasse alguma qualidade nos outros, aí sim, começaríamos a saber o que é humildade.

Suyene Carvalho disse...

Obrigada pela atenção Pr. Renato. Entendi o que é cristologia e a miscigenação seria igualar Maria a Jesus, esse foi um dos motivos de eu ter deixado de ser católica inclusive. Sempre admirei Maria como uma das mulheres mais corajosas e de fé na Bíblia, como mãe, eu não sei se suportaria passar por um décimo da dor que ela deve ter passado em ver um filho morrer daquele jeito e não perder a fé em Deus. Mas paro por aí, a vejo como mais uma, entre tantas, personagens bíblicas admiráveis mas nunca como uma intercessora entre o Pai e a humanidade. Uma pena que a ICAR, que não posso falar mal haja vista cresci nela e meus valores e princípios morais foram forjados pela minha família católica, tenha essa fixação por santos e por Maria. Mas meu compromisso é com Deus e ir em busca de sua Verdade e a ICAR tem muita doutrina anti-bíblica, por isso saí!!!

jorge.jungle disse...

No inicio do texto fica claro a postura contra as doutrinas e ensino da fe catolica . Otimo texto (y)

renato vargens disse...

As vezes eu tenho a impressão que boa parte dos evangélicos sofrem de analfabetismo funcional. Gente, em NENHUM momento no texto eu fiz apologia ao Papa e as doutrinas católicas romanas. Será que isso não está claro? O que fiz foi contrapor o comportamento de Francisco com o dos apóstolos. Nada além disso!

Pr. Renato Vargens

Unknown disse...

h, a quanto tempo espero um post como esse.

Nos últimos anos se instalou uma guerra entre católicos e evangélicos. Ultimamente, porém, as ofensas partem muito mais do lado evangélico. Minha própria noiva se irrita absurdamente quando falo que católicos são nossos irmãos em Cristo e que também são servos do senhor. Falar isso já é briga, afinal, para ela servos são apenas evangélicos. Não concordo com muitas práticas católicas, porém respeito muito as pessoas e sua fé. E acredito também que somos irmãos que devem lutar juntos contra o verdadeiro inimigo. Este sim, quer semear a discórdia e a guerra.

Se formos apontar erros da igreja católica, vamos também apontar os erros da igreja evangélica? Vamos passar um tempão falando disso. Vamos passar um tempão falando de coisas que não edificam em nada nossa vida. Gente, o importante é reconhecer Jesus Cristo como salvador e não ficar apontando erros alheios.

Quanto ao papa Francisco, posso dizer que ele é cativante. A cada dia mais admiro-o não como papa, mas como pessoa. E por incrível que pareça, conheço ATEUS que foram cativados por ele, por suas ações e palavras. Existe maravilha melhor que essa? Fazer com que as pessoas deixem Cristo entrar em seus lares não apenas através do que você fala, mas sim também baseado em seu comportamento? Para mim, não há coisa melhor do que salvar almas, independente de religião, mas que todos reconheçam Jesus como seu salvador.

Meu sonho é que um dia católicos e evangélicos, apesar de suas grandes diferenças, se respeitem e amem uns aos outros, por que, até onde sei, a religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1:27).

Unknown disse...

Na verdade vejo que muitos procuram elogiar sempre alguém que está em posição de destaque. Continuam a levantar ídolos nos seus corações.
O Papa realmente tem postura humilde, mas isso é o que todos nós que nos dizemos cristãos devemos ter! Quando eu procuro alguém pra contemplar e dizer esse é digno de elogio não olho pra nenhum idolatra não, olho para pessoas como David Brainerd, que não amaram suas vidas e escolheram fazer a obra de Deus! Que por amor as almas pregava a realidade do inferno.
Entendi tudo o que foi dito no texto e também nos comentários. Minha intenção aqui foi mostrar que não tenho que admirar uma pessoa que demonstra um lado positivo dentre vários aspectos negativos. Afinal ninguém tão mal quanto poderia ser. Se é que existe um mal pior do que alienar as pessoas a viveram um cristianismo nominal!

Rafael disse...

Cara Fátima

A Icar concorda em todos os aspectos?Você tem certeza?
Vale lembrar que se voltarmos na história veremos que existia divisões no meio católico sobre o papado de Pedro,só pra dicar nesse exemplo.
Outra coisa que sempre é dita pelos católicos sobre as milharea de denominações que ensinam doutrinas diversas e que não seriam uma unidade.
Vale ressaltar que o que noa divergem são pontos secundários,como forma de louvor,vestimenta e não doutrinas primárias(te aconselho a buscar uma entrevista do pastor augusto nicodemos no programa vejam só).
Com todo respeito mais não vou me alongar aqui pois seus argumentos são tão batidos como dizer que existe uma unidade na Igreja Católica.

Pr. Paulo Costa disse...

PALAVRAS DO PAPA EM ENTREVISTA EXIBIDA NO FANTÁSTICO ONTEM: “Sobre isso, penso que temos que dar testemunho de certa simplicidade. Eu diria, inclusive, de pobreza. Nosso povo exige a pobreza de nossos sacerdotes. Exige no bom sentido, não pede isso.” - OBEDEÇAMOS AO POVO... OBEDEÇAMOS AO PAPA!

Celtic disse...

A postura do Papa é hj como era antes, desdo seu início. Vc não pode simplesmente falar o que está falando só pq ele não é protestante.

Rafael disse...

Vou responder de forma direta e reta:

1- A universal não pode ser considerada uma Igreja Evangélica (pesquise o posicionamento de outras igrejas e até mesmo desse site).
2-A teologia da prosperidade é considerada anti-bíblica pelas igrejas genuinamente evangélicas.
3-Nunca haverá ecumenismo entre igreja protestante com a Icar pelo simples fato de que para que exista isso uma religião vai ter quw abdicar de uma doutrina que a outra não aceite.Qual faria isso?
4-Pessoas que dão dízimo querendo algo em troca seria a mesma coisa que barganhar com Deus,estes agem de forma erronea e se não arrependerem Deus as castigará.
5-Sobre os dizimos te aconselho a pesquisar no site do Solano Portela que explica muito bem se os dízimos são bíblicos ou não.

Ps:Agora é piada você enchergar isso só nas denominações "evangélicas".Na icar não se observa isso não?Você acredita em papai noel?
Vale lembrar que a origem da teologia da proaperidade veio da Icar pela venda das indulgências.

Celtic disse...

Vc tem que entender que o catolicismo nunca igualou Maria a Jesus. Que ela faz, é manter Maria em uma posição de pessoa santa e pura.

Samuel disse...

batistas homofóbicos como sempre!... os "puros", "seletos",... não passam de preconceituosos horrendos (alguém conhece algum pobre que frenquenta alguma Primeira Igreja Batista?) Ah, os pobres estão nas congregações... sei! Católicos e Protestantes: farinha do mesmo saco!

Rafael disse...

Raphael


Me desculpa mais esse papo de que ambas possuem erros é de uma ignorância e mostro o pq:

1-Erros de pastores que roubam,que são idolatrados não sâo erros das doutrinas que seguimos mais sim erros extra-bíblicos.Se nossa única regra de fé é a bíblia e ela é contrária a isso,quais seriam os erros da igreja evangélica?
2-Agora vejamos a Icar:Purgatório,santas,Imaculada Conceição,Bíblia não é unica regra de fé.Veja isso são erros de doutrinas que sâo totalmente diferentes de erros humanos que não existem na igreja evangélica.

Resumindo:Vc pode encontrar erros Ad hominen nas igrejas evangélicas mais nâo encontra erros doutrinários como na Icar.

Samuel disse...

batistas homofóbicos e arcaicos com visão distorcida do que é família como sempre...
quer dizer q pra concordar com o puritanismo cristão pode unir papa/pastores né?!
logo batista... os mais "santos, mais "puros"... ah, a propósito: alguém aí conhece algum pobre que frenquenta alguma Primeira Igreja Batista? não né... eles estão nas congregações periféricas das cidades...

Unknown disse...

No inicio do texto fica claro a postura contra as doutrinas e ensino da fe catolica . Otimo texto (2)

Unknown disse...

Mas aonde neste texto o pr Renato Vargens fala sobre soteriologia? Em qual parte ele aprova a dogmática católica, seja ela qual for?

O tônus do texto é exatamente mostrar que, APESAR DAS DISCORDÂNCIAS EVIDENTES, a pessoa do Papa mostrou, em vários momentos, atitudes que os "papas" góspeis deveriam ter, e não tem. O que foi mostrado foi o contraste!

Ao invés de rechaçar o que não foi escrito, procure meditar sobre o texto. Não há nada de ecumênico no texto do autor. Somente constatações que o protestantismo brasileiro se afastou de coisas simples.

Sola Gratia!

Unknown disse...

.
Luciana, o Evangelho é regido pelo amor, sim. Amor até mesmo pelos nossos inimigos.

Convido vc a reler o texto do pr Vargens. O texto não endeusa o Papa, muito menos propõe ecumenismo. Tampouco concorda com a dogmática católica romana.

Porém, esta hostilidade que alguns demonstram é lamentável, pois é uma oportunidade de nós, cristãos evangelicos e PROTESTANTES, nos lembrarmos dos fundamentos do Evangelho.

Deus a abençoe.

Unknown disse...

fiquei na duvida se puxo o saco ou se falo a verdade kkkkk alguns preferem o primeiro.
Eu fui enganado por muitos anos pelo doce simpatico amoroso bondoso pregador amigo de pobres e pecadores xico xavier e fiquei muito irritado no dia em que descobri que tudo aquilo era demagogia pois a biblia ensinada outra coisa. E agora vemos novamente este filme.
Faça me o favor trocar um trono e beijar um bebe para quem tem todo o poder nas mãos e mora em cima de um pais de ouro é muito facil e os defensores do evangelho ja foram mais inteligentes.

Unknown disse...

.
Mas vcs estão comentando este artigo, ou outro??? Em que parte é falado sobre ecumenismo?

Releiam o texto, por favor. Talvez então compreendam o que o autor quis dizer. Logo no início do texto ele deixa bem claro sua posição antagônica à teologia romana. Portanto, deixa implícito que não é ecumenista.

Abçs.

Unknown disse...

Este rafael so faltou desenhar kkk parabens

Unknown disse...

.
Jony, vc foi perfeito em sua explanação.

É só ler o texto, só isso, para se perceber o que vc falou.

abçs.

Unknown disse...

,
Mano,

Pelos comentários, eu penso que muitos só leram o título! Se lessem pelo menos uma vez, pausadamente, o artigo não comentariam assuntos que não existem no texto.

Pode até ser que alguns tenham lido e não tenham compreendido. Mas, com os seus comentários e outros, de gente que conhece vc e entende o que vc pensa e o que quis dizer (que está claro, diga-se de passagem!) não há como não entender.

Abçs, mano, e siga em frente!!!! Vc faz diferença no ambiente virtual. Ponderado, e bíblico!

.

Unknown disse...

.
Prezado irmão "casa das ervas":

1) Vc leu o artigo?

2) Veja o que vc diz: "Deus é quem vai julgar Pastor Silas. RR Soares, Edir Macedo e Valdemiro Santiago, isso não cabe ao homem, pois todos os homens são igualmente réus." Também não é o mesmo Deus que vai julgar os católicos, hindus, islamicos, etc?

Vc reclama que os pastores que causam escândalo e mentem são julgados, mas julga o Papa? Julga o Vargens?

Antes que vc pense errado, não estou sacralizando o Papa, não. Assim como o pr Vargens, eu "antes de qualquer coisa preciso afirmar que não sou católico e que respeito a opção de fé de quem quer que seja. Afirmo também que possuo sérias divergências com o Catolicismo Romano quanto a aspectos doutrinários e teológicos os quais considero fundamentais. Discordo da veneração dos "Santos", da "mariolatria", da infabilidade papal, do ecumenismo, de sua soteriologia universalista, bem como de sua cristologia miscigenada."

Mas tb tenho coragem de "cortar na própria carne", e dizer que, tão desviados da Palavra quanto o Papa estão aqueles que praticam as indulgências e a simonia, práticas que levaram Lutero e outros reformadores a dizer NÃO.

A diferença é que naquela época, os vendedores de indulgência iam a cavalo, de cidade em cidade. Hoje, a maioria deles está na televisão, sendo bajulados por crentes que não conhecem a Palavra.

Abçs.

Unknown disse...

,
Sim, mano.

Foi isso mesmo que vc escreveu. Mas as pessoas tem dificuldade em interpretação de textos.

Imagine lendo as Escrituras!

Abçs.

Pr. Paulo Costa disse...

É isso aí Suede Santos. Antes o Povo Evangélico tinha a Bíblia. Agora acho que tem o Papa. E o pior de tudo é vermos pastores, cheios da grana, pastoreando igrejas que lhes pagam seus mais de 20 salários mínimos mensais, concordando com uma baboseira dessas.

rodrigo barros disse...

SOU CATÓLICO E NÃO JULGO NENHUMA RELIGIÃO, MAS FOI LINDO VER UM IRMÃO EM CRISTO DIZER: SOU EVANGÉLICO. MAS EU TE AMO PAPA FRANCISCO TU ÉS PEDRO!!!

"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18).

E FOI EM PEDRO QUE CRISTO EDIFICOU A SUA IGREJA!!!

LEMBRAM DA FALTA DE RESPEITO DO NOSSO IRMÃO BISPO DA IGREJA EVANGÉLICA QUE EM 95 CHUTOU A IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA? HOJE É DEVOTO CATÓLICO!!! PEÇO QUE PESQUISEM ANTES DE JULGAR! E LEMBRANDO SOU CATÓLICO MAS JAMAIS ME NEGAREI A CONHECER OUTRAS RELIGIÕES. MAS SE QUEREM RESPEITO, RESPEITEM TAMBÉM NOSSAS DOUTRINAS!!!!!

A PAZ DO SENHOR E A MÃE DE MARIA!!!!

Unknown disse...

Pelo amor de Deus!! Isso nao e motivo para os evangelicos ficarem deslumbrados com o papa. Isso nao passa de cegueira espiritual e falta de conhecimento biblico!

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Me lembrei de uma coisa engraçada lendo este post.
Existe uma teoria de que JESUS não porá os pés nesta terra ao regressar, porque senão, ele será crucificado novamente, eletrocutado, fuzilado, esquartejado, queimado, e o que sobrar do corpo dele será jogado aos cachorros.

Errado.

Ele, JESUS, não tornará a pisar esta terra ao regressar, porque, se Ele assim o fizer, terá que conversar com aqueles que se dizem cristãos - eu incluído - na língua do "P". P de pescotapas, socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas, cabeçadas, rabos-de-arraia, tesouras voadoras, mata-leões, chaves-de-braço, chaves-de-pescoço, e telefones.

VAMOS NOS CONVERTER!!!!

Vai se converter, papa Francisco. JESUS te ama.

AP Brunildo Oliveira disse...

AH !!!! VOCE GOSTA DE POBREZA, ENTAO EU VOU DESEJAR O ATENDIMENTO DO SUS, PRA VOCE QUE FEZ O ARTIGO VOU DESEJAR QUE VOCE MORE EM UMA FAVELA JUNTAMENTE COM SUA FAMILIA, VOU DESEJAR QUE VOCE SEJA TÃO POBRE TÃO POBRE QUE NÃO TENHA DINHEIRO PRA COMPRAR COMIDA PRA SUA FAMILIA, VOU DESEJAR QUE VOCE NAO POSSA PAGAR O COLEGIO PARTICULAR PRA SEUS FILHOS... QUER MAIS JA QUE A POBREZA (FARSANTE) DIVULGADA PELO PAPA É UMA COISA BOA QUE TAL TODOS SEREM POBRES, AH ! VAMOS DEIXAR DE PAPO FURADO QUE NINGUEM GOSTA DE POBREZA, NEM MESMO O PAPA, MANDE ELE DA AS RIQUEZAS DO VATICANO PROS POBRES ! QUE TAL? É UMA BOA IDEIA. E VOCE DA A SUA TAMBEM !

renato vargens disse...

Brunildo, Recuso-me a chama-lo de apóstolo.

Sua teologia é espúria, suas doutrinas heréticas. Por favor, abandone esse falso ensino e regresse as Escrituras.

Lamento lhe informar mas essa doutrina de maldição ensinada e propagada por vcs "apóstolos" não é bíblica, portanto, em nada me amedronta.

Rogo ao Eterno que lhe abra os olhos fazendo-o entender que os caminhos por anda anda, são caminhos de perdição.

Paz sobre sua vida!


Renato Vargens

Paulo disse...

Macumba Gospel, agente vê por aqui ...

Ariadene Rebelo disse...

Até responderia, mas quando li que "se considera" Apóstolo... desisti. Ou é idoso demais (viu Jesus? Conviveu com ele?) ou é apenas seguidor dos que não se conformam e continuam criando para si funções que não existem mais em busca de parecer maior... Irmão, creio que Jesus pode curar qualquer coisa, mas enquanto o milagre não vem..........favor manter o rivotril em dia.

Letícia Sales disse...

Se diz "apóstolo", mas deseja o mal de alguém?

Nem merece resposta.

E por favor, desligue o CAPS LOCK da próxima vez"

Unknown disse...

Caramba... É só ver mesmo as palavras dos "grandes apóstolos" neo-pentencostais pra rapidamente perceber que o evangelho esta muito longe da vida deles...

Inacreditável o que acabo de ler... Lamentável... Os caras estão cego...
Deve ser da turma do Paipostolo...

Olha ai como tudo lá é apostasia pura: http://www.genizahvirtual.com/2010/11/uma-sobrevivente-da-visao-celular-de.html

Unknown disse...

,
Prezado,

Obrigado por ter demonstrado o perfil dos após-tolos e bispos gospelentos dos quais o artigo do pr Renato trata.

Sua forma de comentar, suas afrontas, suas maldições só mostram que o artigo do pr Renato está correto.

Sim, o Papa está rodeado de heresias, com as quais o pr Renato, eu e muitos, leigos ou não, refutamos.

Porém, suas palavras demonstram que o seu lamaçal só tem cor diferente... mas é o mesmo, pois heresia é heresia, e pecado é pecado.

Deixo-lhe dois versículos bíblicos, que acho que vc não conhece:

1) "Como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega." (Provérbios 26:2) --> ou seja: macumba gospel não pega...rsrsr

2) "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.(1 Coríntios 15:19).

Que o Senhor te abençoe.

Unknown disse...

Cara ainda dá tempo de voltar e acertar a casa...
Seu discurso esta longe, mas muito longe de estar próximo do que é o evangelho.

Se você cre mesmo que quem te salvou é Jesus, alguém que foi um simples carpinteiro, esta longe de como discípulo se parecer com Ele.

Seu discurso é tosco e vazio... Mas mesmo assim, minha é oração é que volte para os braços do pai.

Se a prosperidade e a riqueza são coisas que tem feito de nós pessoas mornas, "igreja de Laodicéia", é hora de colocar a casa em ordem enquanto há tempo... Apocalipse 3:17

Apocalipse 3:19 - "Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se."

Professor Adriano disse...

Apóstolo????? Que perigo..huahahuuhauhahauha...

Unknown disse...

muito boa essa colocação , colocou nas mãos do Senhor Jesus todo o controle, isso significa que estamos vivendo e viveremos tempo de Reforma ,nas igrejas.
Creio que se todos tivesse esta visão sobre JESUS, TODOS teriam acesso e teriam experiencias com um Deus vivo e com a verdade ,meus parabens admiro um catolico com tanta sabedoria.
Sou evangelica e amo muito meu Jesus,Sou teologa pos graduada, mas nada disso ensina e representa o significado de um amor puro limpo como o do Senhor Jesus.
Todos teremos oportunidade de conhecer o que realmente importa para um Deus de amor, esse Deus não pune,mas cura, e com a cura vem a dor.
Somos todos um pouco preconceituosos, não admitimos sempre mas somos.
sou muito fã rsrsrsrs desde Papa, falou do amor com propriedade.
e conseguiu fazer muitos crentes reconhecer que tudo e que todos podem mudar.
abraços

Unknown disse...

,
É da turma do "patriarca", sim. É dolze no Ceará. Talvez por isso goste tanto de dinheiro.

Brunildo Oliveira – Apóstolo do Ministério Internacional da Renovação (MIRE), fundado em 2001, anteriormente Igreja Batista da Renovação, em Maranguape/CE. Casado com a Apóstola Mariana Oliveira, tem dois filhos. Receberam a unção apostólica em 19 de junho de 2011, no 14º Congresso Internacional da Visão Celular em Manaus. Fazem parte da Equipe M12 dos Aps. Terra Nova no Ceará. Twitter do Apóstolo: @Apbrunildo

fonte: http://www.ministeriocesar.com/2011/07/apostolos-apostolos-no-brasil-10.html

WebPCamaral disse...

Glorias a Deus Pr Renato Vargens. Excelente texto. Deus o abençoe cada vez mais em seu ministério.

Bruno Chamado disse...

Olha posso te afirmar que não sou um dos afortunados da nação brasileira. Mas te garanto que sou membro da Primeira igreja Batista de Belo Horizonte e sou tratado com igualdade por meus irmãos. Claro que tenho um grande incentivo de minha igreja para melhorar de vida. Antes de conseguir minha bolsa do PROUNI irmãos e pastores do ministério me ajudaram muito a me preparar para as provas. No mesmo ano que eu passei no ENEM consegui com minha nota concluir o ensino médio e uma bolsa de 100% no curso de direito da PUC Minas. Soli Deo Gloria

augusto elias disse...

Buno Oliveira, quem te deu esse título pra ti cara? Apóstolo? Onde cara? Volte o mais rápido para as escrituras que são as verdades para que possamos andar conforme o nosso criador quer rapaz? Lamento.Faço uma pergunta a você mesmo; e Jesus desejaria isso tudo você que escreveu para o próximo?
Bem como foi falado especialmente pra você BRUNO, que Deus lhe abra os olhos. Repito,volte para as escrituras. Só estou te passando um pouquinho que sei. Não é assim, as coisas boas que Deus nos dá não temos que passar para aqueles que estão na escuridão?

Unknown disse...

Pr Renato, que teologia nada... Estes caras tem aversão a teologia... Basta conversa um pouco com eles e membros pra saber o que pensam de estudo teológico...

Pr. Itamar Brandão disse...

Essa foi boa teologia da maldição herética, analfabetária só sendo....

martinha disse...

Concordo com Dirley dos Santos, pois nas últimas décadas a igreja católica romana perdeu mtos, fiéis que cansados da falta de espiritualidade da igreja, recheada de idolatria, qdo o cristianismo prega Não a idolatria. Tem buscado outras opções de se voltar para Deus. O Brasil preocupa pois tanto espiritualmente (celeiro do mundo, se tratando da evangelização do restante do mundo. A igreja católica romana, se vc. pesquisar sobre a historia da igreja irá ver que ainda é um império romano, disfarçado, haja visto toda aquelas pompas, cheias de simbolismo maçons, etc... Espero que os olhos dos fiéis sejam abertos, para a verdade, pois somente a verdade é que liberta. Cristo é a verdade plena, sem acrescimos. Falei...

Alexandre Valle disse...

Lamentavel a postura desse tal "apostolo" qual o problema de se usar o sus ou morar em alguma comunidade? Por que as escrituras ensina que e mas facil um camelo passar por uma fenda de uma agulha do que entrar no reino dos ceus

Landim disse...

Apóstolo?! KKKKKK. Meu amigo, aceite um conselho, vá vender chiclete no sinal que é mais digno.

solvieira disse...

Brunildo ou Bruxildo ?????
Na vida do Pr Renato Vargens nem em nenhuma nós existe encantamento,tudo que nos acontece é permissão de DEUS, soberano e real.
Mais eu vou orar por ti, pra que suas escamas caiam e você tenha um verdadeiro encontro com o eterno e saia desta ignorancia.
JESUS manda amar uns aos outros e sempre fazer o bem, até quando vc diz bem feito é pecado ,vc sabia ,Bruxildo ?
Que Deus tenha misericordia de ti e de nós.

Prof W disse...

Legal o texto, dá um direcionamento para a resposta, entretanto acho prudente dizer também que o tal Chico está em plena campanha para recuperar "ovelhas perdidas" e deseja inclusive a inclusão dos jovens, coisa que as evangélicas fazem há muuuuuiito tempo, ou seja, mais uma vez a igreja romana copia iniciativas evangélicas.

nas asas da liberdade. disse...

Somente desejo expor uma pergunta: O ser eterno, ou Jesus criaram alguma religiões?
Outro absurdo que li,foi alguém dizer que a bíblia não é da igreja católica.
procure ler o concilio de Niceia ano 325 D.C.
Atualmente estou vendo que estão tentando criar um péssimo fundamentalismo com a introdução do chamado NEO PENTECOSTAL, em nosso país.
Pai este que atualmente possui cerca de 78% do chamados evangélicos que não possuem o ensino básico, que expôs os fatos foi o IBOPE!
Um povo sem educação, cultura, ética, disciplina, são pessoas fáceis de manipuladas.
Encerro dizendo: O império Romano caiu alguns séculos, mas um dos seus lemas continuam.
VAMOS DÁ PÃES E CIRCOS AO POVÃO!
O pães e circos continuam.
Vivemos em um séculos onde grandes telescópios nos mostram incontáveis galaxias, vias lácteas, infindáveis planetas, todos sendo habitados por raças muitas das vezes anos luzes há nossa frente seja na educação, ética, disciplina, por fim nestes planetas não existem estas discussões sobre qual é a verdadeira religião, uma vez, que os seus habitantes vivem a essência prima do amor que é o AMOR UNIVERSAL.
Amor este que Jesus veio trazer a terra, mas os habitantes ocidentais até o momento não compreenderam suas belas, e aparente parábolas.
Repito. É deprimente ver absurdos debates sobre religiões!
Será que o Jesus que vocês dizem que seguem, estará satisfeito em ver toda essas querelas inúteis?
Sinceramente eu não sigo nenhuma religião, mas fico pasmo em ver refregas que não levara há lugar algum, somente poderá levar nossa nação em direção de lutas religiosas, como acontecem no oriente entre Sunitas, Curdos, Chitas, que seguem o mesmo livro o corão, e nesse meio está os judeus!
Os ocidentais tem o dever saber que o ser chamado Jesus, ele somente e "salvador" aqui no ocidente!
Sincero abraço fraterno!

Parar de querer parar!!! disse...

Porque o 'evangélico' de verdade não é inimigo de ninguém, são a favor do bem, a favor da fé, a favor de Deus!! Sou evangélica e admiro imensamente o papa e espero não ser ignorada por tal ato. Não vivo de religião, vivo Deus. Da mesma forma que um católico pode gostar de um pastor, um evangélico pode gostar também de um PAPA que se mostrou um verdadeiro homem de fé. Fé e Paz...
há 6 horas · Curtir · 2

Santana disse...

Sempre tem que ter uns idiotas, bom mesmo é os pastores, quando alguém ´e diferente é maqueteiro , não dá pra entender se o papa ostenta riqueza é criticado , se ostenta pobreza também é criticado, que falta de opinião própria, sempre com os mesmo argumentos estapafúrdios sobre idolatria , sou católico tem respeito pelos santos por serem boas pessoas e só, não idolatro ninguém e nem por isso deixo de seguir a minha religião que tem um monte de defeitos , assim como a dos evangélicos , então deixem de asneira e admirem o bom, eu sempre admiro evangélicos quando fazem coisas boas. Não é quem eu sou e sim o que faço pelo meu irmão , vocês que estão criticando quando foi a última vez que fizeram alguma coisa de útil para seus irmão ?

Lília disse...

Jesus veio anunciar o Reino dos Ceus, veio salvar pessoas, nao veio fundar uma religiao. A Igreja eh o meio, nao o fim... Qto a Igreja Catolica, a igreja condena a adoracao a qualquer pessoa q nao seja o Senhor, a idolatria eh pecado, claro. Mas existem outros pecados, nao eh so a idolatria... um evangelico pode nao ser idolatra, mas pode errar de outras formas... Quem pode dizer qual pecado Deus abomina mais?

Acho mais valido avaliar o comportamento das pessoas, pois os frutos eh q definem a arvore...

Lília disse...

Vc deve ser muito jovem... a vida vai te ensinar muita coisa. Onde foi q Jesus pregou esse evangelho do qual vc fala, da riqueza e ostentacao? Vc eh muito pobre de espirito.

Anônimo disse...

KKKKKKKK... Só rindo pastor.
Gente, o texto não é de difícil entendimento... é só ler com atenção!!! Aliás, nem precisa de muita atenção.
Como já postaram, "Está complicado p entender esse texto pequeno, imaginem a bíblia"...
Misericórdia!

Anônimo disse...

Antonio Silva,
você deu a ficha quase completa do camarada, só faltou o tipo sanguíneo e a maternidade que ele nasceu. rsrs

Unknown disse...

Cleber, sou amigo do Obama!!! kkkkkkkkk

É só digitar o nome do rapaz, que se vê:

- o twitter, e sua apologia ao herege Terranova: https://twitter.com/Apbrunildo
- o face, e suas bizarrices judaizantes: https://www.facebook.com/carlosbrunildo
- a candidatura dele a Vereador, em 2008: http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2008/vereador/01101977-carlos-brunildo.jhtm

Só não descobri (ainda) duas coisas:
1) A faculdade de teologia que ele frequentou (se frequentou, claro!), para NÃO recomendar.
2) A marca do óleo ungido de peroba que o cabra usa...rsrsr

Abçs.

Wallinson Leandro disse...

Pastor Renato, corre pra mundial meu caro!!!!

Unknown disse...

Tanto esses ditos "evangélicos" q admiram o Papa e os católicos são pessoas que ADORAM O HOMEM AO INVÉS DE ADORAR A DEUS!!! Simples assim!!

Unknown disse...

Sou Evangélico, não quero nem entrar em qualquer outra questão, mas apenas para dizer que quem conhece um pouco da espiritualidade jesuíta; que leu alguma coisa a respeito, vai saber que esse é o jeito que eles vivem mesmo. Das ordens católicas, são provavelmente aqueles que levam mais sério uma espiritualidade equilibrada: oração e ação. Eles de fato se importam com as pessoas, levam muito a sério o voto de pobreza e têm por princípio não almejar o poder. Foi exatamente isso que surpreendeu a própria Igreja católica, pois ninguém imaginava um papa jesuíta.
Gostei do papa, por que gosto de coerência. E acho que ele é coerente! Um bom desafio para todos nós. Abraço.

Unknown disse...

Nossa um apóstolo que diz isso,deve ser um homem de Deus!!!!!!
Esse apóstolo deveria falar mesmo é do tipo de teologia que ele prega pois a teologia da prosperidade deveria se chamar teologia da prosperidade no alheio pois enriquecem gerando miséria com o tudo do outro.Se quer discutiu ideias só fez o que sabe fazer amaldiçoar , ele deveria mesmo é se converter.

Devocionais de Fabio Campos disse...

Gostei do artigo, faço minhas palavras a do irmão Pr. Renato.

Quanto ao apóstolo se ratifica aquilo que disse Jesus: "Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus".

Abusando o espaço aqui exposto, e caso o irmão Renato queira apagar, isto tem a liberdade, fica aqui uma reflexão:

http://www.fabiocamposdevocionais.org/2013/03/francisco-os-teologos-da-prosperidade-e.html

O pregador disse...

Irmão,
Tenhamos paciência com esse NEÓFITO.
... Ou nos acautelar com esse Réprobo.
Sem mais para o momento.

Unknown disse...

Arrasou queridoo!! Eu quase achei que você lia pentes pq vc escreveu tudo o que penso a respeito.
Deus lhe abençoe!

disse...

Sabe... o mal do protestantismo é achar que é dono de toda razão e verdade que existe.
Tô de saco cheio dessa gente imoral, que prega uma coisa no púlpito e faz absurdos fora dele. Ninguém é santo!


Mateus 7:1-5

"1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão."

Unknown disse...

1 Corintios 3.1-3 "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?"

É triste como coisas (comentários, polêmicas) tão pequenas revelam coisas (caráter, ódio, raiva) dentro das pessoas...

Deus nos abençoe e ajude-nos a posicionarmos de maneira exemplar.

Pr Alyson Meira

Unknown disse...

1 Coríntios 3.1-3. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis; 3porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?"

É triste como 'coisas' (comentários e polêmicas) tão pequenas revelam 'coisas' (caráter, desiquilíbrio emocional) ocultas dentro de tantas pessoas que deveriam estar servindo de exemplos...

Que o Senhor nos abençoe e ajude-nos a melhorar nossa conduta de seguidores de Cristo...

Maranata!!!!

Pr Alyson Meira

Unknown disse...

Essa é a parte complicada de Escrever aqui na internet. As pessoas adoram ler os textos e tirar conclusões nunca ditas, são desonestas mesmo!!!

Se vocês costumassem ler o que é escrito nesse blog interpretando honestamente, jamais entenderiam o que foi escrito como uma proposta ao ecumenismo.

Unknown disse...

Nem Deus agradou a todos,vc é mais uma bolinha de merda apregado no rabo de jumento.ipocrita.

Unknown disse...

Cara sinceramente, a internet muitas vezes me deixa triste. Gosto muito de passar por aqui e ler as reflexões de várias pessoas, muitas dessas Cristãs, outras não. Entendo que Deus decide nos ensinar em muitas situações, mas é muito doloroso chegar em um blog como esse, ler textos tão claros como esse e perceber as pessoas Cristãs, pagãs ou seja lá o que forem, simplesmente desdenharem do sentido real dos textos. Algumas dessas pessoas se gabam de terem lido grandes teólogos e apologetas como; C.S.Lewis e suas literaturas fantásticas, A.W.Tozer, John Piper, Paul Washer, Francis Schaeffer, O grande John stott, Augustos nicodemos, outros nem tão bom assim. Afirmam ler com frequência a Bíblia, e por muitas vezes recorrerem ao Criador para compreenderem melhor as Palavras de Vida Eterna. Sinceramente, não consigo entender como conseguem ser tão desonestos nas impressões que retiram de um texto de linhas tão claras. Fico aqui imaginando o que essas pessoas conseguem entender em textos tão profundos como os que muitas vezes Renato Vargens escreve e tantos outros que apontei acima.

O que essas pessoas entendem das palavras na Bíblia?
Eu sinto uma intensa angústia dessa nossa realidade.
Que Cristo nos abençoe e volte logo, a nos livrar desse triste mundo.

JJunior disse...

Oh Samuel só porque a opinião do camarada e diferente da sua ele é homofóbico? Vc sabe o que é homofobia ou está como papagaio de pirata repetindo o que ouviu? Os evangélicos sempre foram minoria sofreram perseguição, preconceito são alvos de chacotas pela TV nas novelas etc...e nem por isso jamais rotularam os contrários a suas crenças de evangelicofóbicos. Ou vocês acham que são tão superiores que não merecem críticas ou serem reprovados em suas ações ou opiniões? E finalizando o Papa é 10, merece nosso respeito por ser um grande líder da igreja Católica.

JJunior disse...

O asas da liberdade fala onde você encontrou este telescópico que viu planetas habitados, A NASA precisa saber disso bem como os cientistas que estudam o Universo, isso tem que ir para discovery Channel

JJunior disse...

Oh Samuel só porque a opinião do camarada e diferente da sua ele é homofóbico? Vc sabe o que é homofobia ou está como papagaio de pirata repetindo o que ouviu? Os evangélicos sempre foram minoria sofreram perseguição, preconceito são alvos de chacotas pela TV nas novelas etc...e nem por isso jamais rotularam os contrários a suas crenças de evangelicofóbicos. Ou vocês acham que são tão superiores que não merecem críticas ou serem reprovados em suas ações ou opiniões? E finalizando o Papa é 10, merece nosso respeito por ser um grande líder da igreja Católica.

Unknown disse...

resumindo: em meio a verdades cobriu o papa de elogios... mas de que vale um homem 'ostentar' uma 1/2 pobreza demagógica e ao mesmo tempo uma religiosidade de mentiras e abominações anti-bíblicas?!!

Unknown disse...

resumindo: em meio a verdades cobriu o papa de elogios... mas de que vale um homem 'ostentar' uma 1/2 pobreza demagógica e ao mesmo tempo uma religiosidade de mentiras e abominações anti-bíblicas?!!

Unknown disse...

Eles nao igualam Maria a Jesus. Maria esta acima de Jesus na igreja catolica!

Luciana G. G. dos Santos disse...

obrigado Sr David Palazzo, pois suas palavras vibraram em min'alma.

Só JESUS reponde... ao meu coração

Unknown disse...

Rafael,

Logicamente a ICAR apresenta erros em sua doutrina. Gostaria que mudasse, sim gostaria, mas está tão enraizado que acho que é impossível. Mas que eu saiba, erro é erro.

Vai me dizer que os falsos profetas que temos aos montes em igrejas evangélicas não é errado? Ah, está certo, é um erro extra-bíblico. São apenas enganadores querendo se passar por servos de Deus. É verdade, todos os nossos erros são extra-bíblicos, porém eles também não nos levam ao principal objetivo, a nossa salvação.

Paz do senhor.

Marcos disse...

Concordando coma realidade do triste quadro atual de boa parte das igrejas ditas evangélicas brasileiras, a visita do papa não passou de uma excelente manobra marqueteira.
Também tenho em meu coração um sentimento de advertência: Voltemos ao Evangelho puro e simples, e aos pilares da Reforma Protestante:

Sola fide (somente a fé)
Sola scriptura (somente a Escritura)
Solus Christus (somente Cristo)
Sola gratia (somente a graça)
Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Fabiano Nascimento disse...

Excelente texto. Assisti a entrevista do papa à Globo ontem devo dizer que gostei de praticamente tudo que ele disse. Foi sincero, pelo menos pareceu. Não teve medo de dizer que não sabia sobre um assunto. Parabéns pela postagem.

Anonimo disse...

Muito Bom Texto Dirley dos Santos, eu sabia que iria ler algo realmente claro e correto aqui nos comentários feito ao texto do meu irmão Renato. Sua colocação é obvia só não enxerga aqueles que não são espirituais, como esta escrito só quem é espiritual entende as coisas espirituais. Que Deus continue lhe dando discernimento e lhe abençoando a cada dia. Abraços

oliprest disse...

A maioria dos líderes evangélicos ficaram calados diante da popularidade do chefe da ig. católica. Parece que não tem mesmo o que dizer, ou preferiram não mexer e acabar sendo alvos de retaliações, já que a postura dos líderes evangélicos não é de homens de Deus, mas sim de mercenários.

Teologia Entre Amigos disse...

Prezado Rev. Renato Vargens!

Uma coisa que percebi e fiquei pensando nesta vinda do Papa Francisco ao Brasil:

A quantidade imensa de jovens nas ruas, emocionados e emocionando a muitos. Policias federais que fizeram a segurança do Papa, disseram, em entrevista ao Fantástico, que a impressão que tiveram era que "o amor estava no ar". A jornalista Ana Maria Tahan, Editora - Chefe do Jornal do Brasil, no Programa do Jô Soares, e moradora no Rio de Janeiro, disse que, ao presenciar os jovens, em vigílias, na areia de Copacabana, dormindo, aos montes, em barracas, cantando, rezando, se emocionou, fazendo-a lembrar de uma fé que, pensara, não mais existir.

Diante disso algumas lições, nós, protestantes brasileiros devemos tirar:

1- A Juventude anda carente de bons modelos e referências. Perceba o que o Papa, um homem com mais de 70 anos de idade, despertou nos jovens. Onde estão os cristãos protestantes que podem inspirar toda uma sociedade, como fez agora o Papa? Houve tempos que o mundo protestante tinha um Willian Wilberforce, Blaise Pascal, ou Martyn Luther King, homens que falavam para dentro e fora das igrejas e a sociedade os ouvia. Onde eles estão?

2- Um mito contemporâneo ficou relativizado: o do jovem ou da sociedade sem noção de transcendência. O que mais se viu foram jornalistas da grande mídia, autoridades públicas, e toda uma população tocada pelas mensagens de esperança e valores eternos emitidas pelo Papa. O mundo realmente está cético, como dizem os teóricos da pós-modernidade? Talvez o relativismo pós-moderno não esteja já à caminho da exaustão?

3- Não se pode subestimar a força da Igreja Católica. Os evangélicos nos últimos anos, quase que em tom de deboche vinha falando do declínio da Igreja Católica. Ela ainda é a religião majoritária do Brasil. Ainda é o segmento mais importante da cristandade em todo o mundo. É de sua responsabilidade algumas das mais importantes instituições de ensino no Brasil e no mundo (as PUCs) e é ela, e não as igrejas evangélicas, que patrocinam um dos mais respeitosos programas mundiais de erradicação da mortalidade infantil : A Pastoral Infantil - que fora durante anos liderada pela saudosa Zilda Arns ( irmã do Arcebisbo Emérito de São Paulo - Dom Paulo Evaristo Arns), que morreu no Haiti (naquele terrível terremoto que assolou o pais), enquanto ministrava uma palestra para um grupo de pessoas, ensinado-as a salvar suas crianças.

Sou cristão protestante e congregacional. Não concordo com muito da teologia católica, especialmente no que tange sua soteriologia e o abominável culto à Maria. Mas, preciso reconhecer, que, entre muitos cultos barulhentos e que nada dizem ao intelecto e ao coração dos que os assistem, aos pronunciamentos do Papa e ao silêncio absurdamente reverente que se fez enquanto ele falava, levando em conta, inclusive, ao conteúdo de sua mensagem, falando da necessidade da fé em Cristo da da luta contra as injustiças, não dá para comparar. O Papa é sim, o cristão, de maior respeitabilidade no momento. Ainda bem que é ele! E não os pastores midiáticos do Brasil. Muitos precisam, inclusive, se converter. Talvez, consigam. Se ouvirem mais o Papa.

Idauro Campos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aos irmãos Renato Vargens e Idauro Campos, desejo e oro para que Deus os abençoe a cada dia de vossas vidas, a vocês e seus lares. Que a maravilhosa graça se multiplique sobre vocês para que permaneçam como poderosas ferramentas nas mãos dAquele que é o detentor de todo o Poder. Que seus pés não vacilem, distanciem-se de toda a aparência do mal, e permaneçam seus corações com as grandes virtudes de nosso Rei, a humildade e mansidão. Não percamos a cruz de vista, cresçamos no conhecimento dEle, e vivamos somente para a glória de Seu nome!
Ótimos textos, parabéns p vcs e glórias à Deus!
Abraço.

Unknown disse...

Irmão Luciano Ribeiro eu concordo com você,só que muitos cometem o erro de achar que o cristão não pode desfrutar daquilo que há na terra e que pertence a Deus,se entendermos que Teologia da Prosperidade é o tal:"Dar tanto ,pra receber tanto" então essa doutrina trata-se do mercadejar a palavra de Deus, e muitos a tem ensinado maliciosamente,Mas se entendermos que a prosperidade é a vida abundante que Jesus prometeu em João 10:10,então não é errado ensinar que quem Ama a Jesus tem prosperidade,que não é exclusivamente riquezas e bens mas é saúde,paz,alegria e tudo que há de bom que o Senhor preparou para os seus

Junior Lopes disse...

Protestante? Oq. É isso?
Se ja existe A IGREJA DE DEUS na terra pra q protestar? Idolatrar santos? Na verdade quem idolatra e os evangelicos q em vez de seguir exemplos. de fe seguem pastores q andam de paleto e biblia(Atençao os evangelicos falam que os catolicos seguem santos. Mais se eles se olharem no espelho verao q a biblia não é Deus e somente sua palavra.

Unknown disse...

eurico cordeiro. Antonio silva , se os católicos vão para o inferno ( os católicos não julga religião nenhuma , não julga o modo de vida de ninguém ) imagina os protestantes que vivem para pecar ( julga a todos e a tudo ) que não perteçam a religião protestante, e agora ? luciana figueredo ,se o PAPA é um enganador , o que voce me diz dos milhares de pastores enganadores que proliferam nos canais de tv ( malafaia , waldemiro , feliciano , rr soares , agenor da plenitude , bispa sonia e seu marido macedo e tantos outros ) quem é o enganador ? Unkuwn , este senhor chama o papa de marqueteiro , me mostra um protestante que não seja marqueteiro . Estou te desafiando , me mostra ?
Rizzo , o que o papa falou foi: Somos todos cristãos , porque não andarmos juntos ( e não nos fundirmos ) não para ser uma igreja só .renato vargas , renato larga essa sua noiva , esse casamento não vai dar certo , voce tem uma mente arejada enquanto ela tem uma mente poluida . CELTICa indulgência que a igreja católica praticava é bem diferente dessa maldita teologia da prosperidade ( essa prática está acabando com a pouca credibilidade que ainda tem os protestantes . celtic Acho que voce deve ser um defensor dessa maldita teologia da roubalheira.O DÍZIMO É BÍBLICO MAS< NÂO QUER DIZER QUE É OBRIGATÓRIO. pastor divino felix , pastor vejo só o que o senhor escreveu " passar uma imagem falsa ( o papa ) pastor e o que é que agente ver todos os dias e tadas às horas na televisão ( programas protestantes ) ? O que agente ver pastor ? Os aráutos da verdade tais como : rr soares , malafaia, waldemiro , agenor , bispa sonia , macedo bem para por aqui senão escrevo momes o dia todo por que são milhares de blasfemadores . E é o papa que é enganador ?
pastor madson , primeiro o papa não é protestante caso fosse , estaria fazendo milhares e milhares de milagres( é o que acontece nas igrejas protestantes ) se fosse protestantes estaria pregando a teologia da prosperidade , estaria condenando as outras religiões . PASTOR madson , ele é um simples papa . Quanto a idolatria que voces tanto acusa os católicos , procure saber o porque , os santos que tanto incomodam voces , não foram inventados , eles existiram , viveram entre nós , fizeram milagres , não são touros , nem águias , nem cachorros , nunca foram considerados deuses . A religião protestante no momento é uma imensa árvore bem frondosa e , crescendo muito ainda . Mas , cada galho dá um fruto diferente, a maioria dos galhos só dão frutos podres , quanto a sua base no momento ainda está segurando o tronco . Mas com uma só raiz vai segurar o todo ? Cada vez mais a árvore cresce , os galhos precisam ser alimentados , mas, uma só raiz ? Essa raiz com o tempo não vai dar conta de alimentar tantos galhos , tudo indica que esses galhos vão murchar É assim que está tua religião madson , apodrecendo .

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only