sexta-feira, janeiro 04, 2013

04 características de uma pessoa desviada

Por Renato Vargens

Bem sei que nós meros mortais não podemos sondar o coração do homem, nem tampouco prescrutar seu interior, todavia, também sei que o comportamento dos homens aponta para o fato de que estejam ou não servindo a Deus. Ora, não quero entrar no mérito se o crente pode ou não cair da graça (até porque eu penso que não), entretanto, gostaria de forma prática elencar 04 características de uma pessoa "desviada" dos caminhos do Senhor.

1- Ela vive na prática do pecado.

Um seguidor de Jesus não vive na prática do pecado. É muito comum por exemplo ouvir relatos de moças e rapazes que se dizem cristãos, sem contudo abandonarem uma vida de iniquidades. Ora, se o jovem nasceu de novo, ele tem por caracteristica o amor a Deus, e por amar o seu Salvador fugirá das paixões da mocidade não tendo relacionamento sexual com o namorado (a).  "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (I João 1 3:9) João também afirma que aquele que diz: "Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 2:4)

2- Ela não ora mais.

Uma das principais caracteristicas de um cristão é a sua vida de oração. Se o "crente" não ora mais e nem tem prazer na oração isso aponta para o fato de que esteja desviado. Outro dia soube de um pastor que de púlpito confessou a igreja que pastoreava que durante um ano inteiro não orou nenhuma vez sequer. Ora, o crente anseia pelo seu Senhor e deseja a todo custo ter comunhão com o seu Redentor, todavia, se não ora mais nem tampouco tem prazer na oração é bem possível que esteja desviado.

3- Ela não lê, nem tampouco obedece as Escrituras.

Uma pessoa que se diz cristã e não dedica tempo a leitura da Bíblia está se enganando. Um discipulo de Jesus não somente medita nas Escrituras, como as obedece. O reformador alemão Martinho Lutero, costumava dizer que ou a Biblia nos afasta do pecado ou pecado nos afasta da Biblia.

4- Ela não congrega mais. 

Uma pessoa desviada não mantem comunhão com os irmãos. O Apóstolo João em sua primeira espístola afirmou que se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7) Ora, se o individuo se afasta da comunhão dos Santos, dos sacramentos e da relação com os eleitos de Deus com certeza encontra-se desviado. Se andamos na luz, vivemos comunitariamente servindo a Deus e servindo aos irmãos. O Escritor de Hebreus com propriedade afirmou: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb. 10.25).

Pense nisso!

Renato Vargens


João "Johnnÿ" Dias disse...

Não tiro nem ponho nada nesse texto, está perfeitinho. Deus te abençoe, pastor, e q continuemos orando uns pelos outros e cuidando uns dos outros tbm como já fazemos!

BeA disse...

Seria uma pessoa "desviada" ou uma pessoa "enganada" a respeito da sua conversão?

Unknown disse...

Muito bom!"!!!!

1000NOTICIAS disse...

verdade.

Kamila Sarto disse...

Legal, "antropologia cristã". Perdi um tempo da minha vida, e mais interessante ainda é a nota aos que irão comentar, "não julguem", jura? Eu (e Nós) quero saber, e aprender de Deus não do comportamento das pessoas "Pois todos pecaram e carecem da gloria de Deus" (Romanos 3:23) e "...assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). Parem de falar de pessoas, isso estraga nós mesmos e não lembra nada do que Jesus ensinou (somos seguidores de Cristo).

Fellyp Cranudo disse...

Graça e Paz,

Creio que quase me "desviei" uma vez que me vi usar a desculpa nº 04.
Como é magnífico perceber que o SENHOR guia os passos dos seus e não permite que seus "pé resvale em uma pedra".

Na Fé e Oração por uma Vida Sadia e Fora da Caixinha.

Anônimo disse...

Com certeza,isso é verdadeiramente certo!

Anônimo disse...

ha pessoas que fesem opergutas que revelam que elas nãom estudam a biblia,tais pergunta como o home pode cair da graça,temos na biblia exemplo de pessoas que caira da graça e recuperaram mas tem algumas que caira e não vontarame,e so estuderem a biblia sem interferencia de liders que encinam vizando seus interesces,itrersces de toda expecies,pois são proficionais dfa fé,

Anônimo disse...

ha pessoas que fesem opergutas que revelam que elas nãom estudam a biblia,tais pergunta como o home pode cair da graça,temos na biblia exemplo de pessoas que caira da graça e recuperaram mas tem algumas que caira e não vontarame,e so estuderem a biblia sem interferencia de liders que encinam vizando seus interesces,itrersces de toda expecies,pois são proficionais dfa fé,

Cris Barros disse...

Conheço muitos desviados dentro das igrejas!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only