segunda-feira, março 26, 2012

O que penso sobre a briga de Valdemiro Santiago e Edir Macedo.

Por Renato Vargens

"Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo." ( 1 Coríntios 5:1-13)

O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Corintios demonstrou surpresa em saber que um homem, membro da igreja de Corinto, estava tendo relações sexuais com a mulher de seu pai. Ao saber dessa aberração  comportamental, Paulo manifestou sua perplexidade em perceber que os irmãos não haviam tomado qualquer tipo de providência quanto a este grave ato de imoralidade.  Vale a pena ressaltar que o estado de estupefação do apóstolo, se deveu também ao fato de que nem mesmo os gentios cometiam este tipo de pecado.   Paulo também demonstrou sua indignação quanto a passividade da igreja orientando os irmãos de Corinto a disciplinar com firmeza o transgressor, entregando o seu corpo a Satanás, até porque,  para Paulo, era inconcebível a ideia de um cristão cometer tamanha aberração.

Ao final do texto supracitado, o apóstolo orientou a Igreja de Corinto a ser duro com aqueles que diziam cristãos, não desenvolvendo com estes nenhum tipo de relacionamento.

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."  

Segundo o apóstolo um pouco de fermento leveda toda a massa. Na verdade, Paulo sabia  que uma igreja que relativiza o pecado caminha a largos passos em direção a apostasia, daí a necessidade de ser firme em seus posicionamentos. 

Matthew Henry costumava dizer  que os pecados hediondos de cristãos professos são rapidamente observados e propalados no exterior. Segundo ele, nós devemos andar prudentemente, pois muitos olhos estão sobre nós, e muitas bocas serão abertas contra nós se cairmos em qualquer prática escandalosa. 

À luz destas afirmações fico pensando o que o apóstolo Paulo faria  diante dos escândalos de nosso tempo.  

Pois é, Paulo diante do pecado de um homem  reprovou a igreja pelo fato que mesmo mediante significativo escândalo não choraram em fronte tamanha iniquidade. Na verdade, o apóstolo repreendeu a igreja por sua soberba. Ora, os corintos em virtude das manifestações variadas dos dons espirituais transformaram-se numa igreja arrogante e prepotente.  Mesmo diante de fato tão escabroso, nossos irmãos primitivos se achavam os donos do pedaço, relativizando o pecado e  celebrando suas virtudes.

Caro leitor, a igreja de corinto em muito me faz lembrar a igreja brasileira. Sem sombra de dúvidas, nosso Senhor pela sua multiforme graça nos tem abençoado. É nítido e notório que em todos os estados da federação, Deus tem derramado de sua maravilhosa graça, contudo, também é perceptível que em boa parte da igreja brasileira o pecado tem sido relativizado simplesmente pelo fato de estarem ensoberbecidos.

Pois é, em nome do amor, fazemos vistas grossas aos atos descabidos daqueles que se dizem cristãos. Na verdade, não são poucos aqueles que movidos por uma espiritualidade opaca, afirmam que não podemos julgar os irmãos, e quando fazemos isso pecamos contra o Senhor.  

Prezado amigo, não é isso que as Escrituras nos ensinam. A Bíblia nos orienta a sermos firmes contra o pecado, como também contra o pecador inconfesso.  Veja por exemplo a atitude de Paulo. No texto em questão o apóstolo é duro em orientar a igreja de Corinto a não se relacionar com aqueles que se dizendo irmãos eram devassos,  avarentos,  idólatras,  maldizentes, beberrões e roubadores. Com os tais, disse Paulo, nem ainda comais.

Isto, posto, fico a pensar sobre as práticas, testemunhos, doutrinas e comportamentos de pessoas que se dizem cristãos como Edir Macedo e Valdemiro Santiago. As acusações contra esses "irmãos" nos fazem ruborecer de vergonha.  Confesso que a cada denúncia, a cada escândalo, a cada briga publica, meu coração é tomado da mais profunda angústia.

O que temos visto na televisão, nas redes sociais  e em outros meios de comunicação são provas  mais que suficientes para entendermos que estes que se dizem irmãos não os são.  Diante disto, acredito que cabe a Igreja evangélica brasileira emitir um documento afirmando publicamente que Edir Macedo, Valdomiro Santiago, e suas igrejas, não são  evangélicos e o que protestantismo brasileiro repudia veementemente os escândalos proferidos por esses senhores.

Na minha perspectiva Valdomiro e Macedo não são nossos irmãos em Cristo.

É o que penso,

Renato Vargens

Anônimo disse...

O que nos deixa mais triste nessa história é que existem pessoas que ainda defendem esses homens dizendo que estão sendo usados por Deus, não veem que o deus deles é o deus Mamon, o deus deste século. Argumentam que a Bíblia e citada e que o Nome de Jesus Cristo engrandecido. Não conseguem enxergar que isso já acontecia no V.T. com os falsos profetas, que mentiam para o povo descaradamente, assim como esses homens fazem hoje e o Senhor Jesus alertou sobre isso, assim como Paulo.
Estão cegos e estão sendo guiandos por cegos...

Luís

Anônimo disse...

"Diante disto, acredito que cabe a Igreja evangélica brasileira emitir um documento afirmando publicamente que Edir Macedo, Valdomiro Santiago, e suas igrejas, não são evangélicos e que protestantismo brasileiro repudia veementemente os escândalos proferidos por esses senhores.
Na minha perspectiva Valdomiro e Macedo não são nossos irmãos em Cristo."

Falou tudo, Pastor Renato Vargens! Descreveu a realidade dessas seitas sem nenhum pingo de exagero. Que Deus o abençoe.

Maykon

Thiago e Teresa disse...

Graça e paz Pastor Renato!


Pior é que todos os evangélicos são associados a ales, por estarem na mídia 24 horas por dia com tantas heresias e gerando escândalos.

Valdomiro e Macedo tem sido uma pedra de tropeço. Acredito que o que o senhor falou é algo que deva ser visto o mais rápido possível para que o evangelho da graça não seja mais ainda ridicularizado em nosso país.

Unknown disse...

O caso é lastimável e vergonhoso. O pior, é que o povo brasileiro, avesso ao conhecimento da Palavra de Deus, aceita a idéia de que estes SENHORES são autoridades cristãs genuinas.
Que Deus ilumine a mente dos brasieleiros, em especial a nós evangélicos para aborrecermos e repudiarmos toda e qualquer manifestação, pensamento, doutrina, prática liturgica, idéia que contrarie a SAGRADA ESCRITURA. Estes SENHORES em tela, decididamente são instrumentos de vergonha mal exemplo para todos os NASCIDOS DE NOVO.

Adriano Dymattos disse...

Como Jesus disse: O Pior cego é aquele que não quer enxergar...

Maldito o Homem que acredita no Homem

Iara do Jaguarema disse...

Pastor, quando soube da matéria e ouvindo alguns discutirem sobre, até mesmo num posicionamento a favor do Edir Macedo, lembrei-me do texto de Rm2.1: "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo". Deus, recompensará cada um segundo as suas obras. #oremos

Renato Suhett disse...

Caro irmão.Vamos fazer este documento e divulgar .Sejamos práticos e objetivos...Só não o faço eu,pq ,obviamente,vão dizer que eu estaria com "mágoas.ressentimentos,demonios,",ou tentando tirar proveito da situação pelo meu infeliz passado(porém FELIZ PRESENTE).Sua colocação é perfeita,só falta redigirmos e assinarmos um documento oficial ..."A lição sabemos de cor,só nos resta aprender..."(R.Bastos,B.Guedes)PAZ!

Unknown disse...

Pastor, é lamentável os escândalos que surgem a cada dia, da parte dessas pessoas que falam em vão, o nome de Deus.
Que venha o documento repudiando a ação desses seres que publicamente estão interessados mesmo é na lã e gordura das ovelhas.
Assinarei com prazer. Cristãos em Cristo Jesus precisam tomar uma atitude.
Que Deus o abençoe e o direcione.

Daniel Brites disse...

O Graça e Paz Pr. Renato. Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando.

Com relação ao membro da igreja de Corinto, mencionado na 1ª carta, que estava mantendo relações com a mãe de seu pai, Paulo faz menção ao mesmo na segunda carta? Se não me engano, a igreja de Corinto não o excluiu.

Daniel Brites disse...

O Graça e Paz Pr. Renato. Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando.

Com relação ao membro da igreja de Corinto, mencionado na 1ª carta, que estava mantendo relações com a mãe de seu pai, Paulo faz menção ao mesmo na segunda carta? Se não me engano, a igreja de Corinto não o excluiu.

Anônimo disse...

Nas igrejas ensina a como respeitar ao proximo porque o bispo macedo nao esta tratado o apostolo valdemiro com respeito.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only