segunda-feira, novembro 21, 2011

Coisas boas que tem acontecido no Brasil. Uma visão otimista da Igreja brasileira.

Por Renato Vargens

Apesar das inúmeras distorções teológicas dos nossos dias,  além da "valdomirização" da fé, é nítido e notório que parte da Igreja Evangélica Brasileira tem sido ricamente abençoada pelo Senhor. Um dos fatores que aponta para isso é a redescoberta das doutrinas da graça por parte da igreja evangélica.

Eu particularmente tenho testemunhado  em vários lugares do Brasil e nas mais variadas denominações o abraçar da teologia reformada por inúmeras pessoas. Um exemplo claro disso é a Assembléia de Deus em Venda da Cruz,  na cidade de Niterói que de forma envolvente abraçou integralmente as doutrinas da graça.   Aliais, é impressionante a quantidade de "Assembleias de Deus" que optaram pelas doutrinas do Calvinismo. Se não bastasse isso,   tem surgido no Brasil, uma enorme quantidade de igrejas independentes, além de pequenas e médias denominações que confessam as doutrinas da graça, entre estas, a Igreja Cristã da Aliança, Igreja Atos em São Gonçalo, Comunidade da Cruz no Rio de Janeiro, A igreja Plena em Niterói, A Igreja Cristã de Nova Vida  e muitas outras mais. 

Outro fator interessantíssimo é a redescoberta do calvinismo por jovens pastores. Um exemplo disso é o pastor Leonardo Gonçalves que é missionário na cidade de Piúra no Peru,  e que tem trabalhado arduamente no projeto de plantação de Igrejas reformadas na terra dos Incas. 

Outro exemplo interessante está na capital Fluminense onde mensalmente acontece na Barra da Tijuca uma reunião com 40 jovens pastores das mais variadas denominações, cujo propósito é estudar as Escrituras com vistas a plantação de Igrejas saudáveis na Região metropolitana do Rio de Janeiro. A reunião é capitaneada pelo pastor Jay Bauman que é coordenador da Restore Brazil, além de representante da Atos 29 no país.

O que falar então dos blogs apologéticos? É claro que nem todos os blogs apologéticos são calvinistas, mesmo porque, existem excelentes blogs não calvinistas, como o do meu amigo, Ciro Zibordi, entretanto, é indiscutível o fato de que a grande maioria dos blogs apologéticos são reformados, entre estes, o Voltemos o Evangelho; O Tempora O Mores dos teólogos Augustus Nicodemus, Mauro Meister, e Solano Portela; o  Ipródigo, o  Pulpito Cristão;  o Cante as Escrituras; Os Bereanos;  Apenas, de Maurício Zagari, Projeto Spurgeon entre tantos outros mais.  

E quanto aos jovens teólogos? Posso citar pelo menos dois: Franklin Ferreira e Jonas Madureira que no meu ponto de vista é que temos de melhor no Brasil.

Outra coisa importante a ser pontuada são os inúmeros congressos reformados voltados para os jovens. Um bom exemplo disso é o Congresso Fiel para a Juventude que acontece anualmente e que tem atingido nos últimos anos milhares de jovens cristãos no Brasil.

E o trabalho missionário? Vale a pena destacar o trabalho desenvolvido pela MAIS que é coordenada pelo jovem pastor Mário Freitas. Mário já morou na China, já pregou o Evangelho, no Haiti, no Sudão, no Japão, além de coordenar bravamente jovens missionários que de forma abnegada tem servido a igreja que sofre pelo mundo.

E a música? Louvado seja Deus pela boa música do Logos, do Stênio Marcius, do João Alexandre, dos Vencedores por Cristo, Gerson Borges e tantos outros mais que tem cantado e vivido as Escrituras.

Pois é cara pálida, apesar das loucuras dos seguidores de GEZUIS, Deus tem levantado gente séria neste país.

Louvado seja o seu nome por isso!

Renato Vargens


VALÉRIA & CINTHIA disse...

isso é muito bom!!!!!

Bereiano - Pr Ilton disse...

Ainda vejo tudo isso como uma colcha de retalhos onde muitos jovens pastores querem agradar a 'gregos e troianos' e fazer seus nomes brilharem como grandes teologos, apesar da pouca experiência, com isso eles garantem entrada nas igrejas pentecostais, tradicionais e ainda as neopentecostais.
Alguns ainda dão tudo pelo nome, tudo para parecerem intelectuais, infelizmente.

Em muitos casos é mais brilho que convicção teológica.

Claudio Nossa disse...

Pr. Renato, graça e paz da parte Daquele que vive e reina eternamente!

Ótimo o seu post! Só não gosto do discurso partidário, os calvinistas e os não. Não foi por isso que o Apóstolo Paulo advertiu a Igreja de Corinto? E a julgou como menino?
Amado, acredito que somos antes Cristãos, quer calvinista quer arminiano.
Deus nos abençoe!

Anônimo disse...

“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.” 1Reis 19:18

fmguima disse...

Parabéns!
Diante da enxurrada de aberrações ditas "evangélicas" sugiro mesmo que paremos de dar publicidade a estas aberrações e publiquemos o que o povo de Deus está fazendo de sério para o Reino. Um grande filão para isto são alguns bons e verdadeiros músicos (entre eles os citados no artigo) que, por simplesmente serem cristãos, fazem música com temática cristã. Esta é a verdadeira música "God Spell". #FelizdiadoMusico

Matias H disse...

Sem dúvida existe um interesse por "teologia reformada" e alguns pastores mostram interesse pela mesma. o que porém observo no geral e na grande massa é um afastamento cada vez maior das doutrinas essenciais do cristianismo. precisamos nos cuidar em não focar a discussão na questão arminiana x calvinista, pois o problema não reside aí. Nem reside na chata discussão entre pentecostais x tradicionais. O problema é um evangelho, que não é mais o evangelho de Cristo. Não é mais o evangelho que Russel Shedd, Eneas Tognini, Hernandes Dias Lopes, Paulo Romeiro pregam (neste grupo cito pentecostais, históricos, arminianos e calvinistas).
Quando hoje uma grande parte de pastores é influenciada por Marcelo Feliciano, Mike Murdock, Silas Malafais, Edir Macedo etc. e outros, o mais "intelectuais" por Kivitz e Gondim, temo pelo futuro da igreja no Brasil.
Sou adepto da teologia reformada, mas vejo esta teologia sendo bem recebida no meio de cristãos já convertidos da classe média, média alta. Pouca representatividade nas favelas, nas comunidades isoladas etc. Valdemiro está lá! RR Soares tambêm! E nós? Por que não chegamos a eles? Faço este questionamento à luz de 1 Cor 1,27 ss "pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus"
Ainda acho que para entrar no "círculo reformado" exige-se um alto grau de instrução... E este não é o caso de nosso Brasil. Mas tambêm não é assim que o Evangelho précondiciona. O primeiro pregador da igreja era um pobre pescador, semi-analfabeto!
Um dia espero ver ainda um pastor reformado chamado Rev. "Valdemiro", que come angu com feijão, fala a lingua do povão, não fez phd nos States, mas ao abrir a Biblia a expõe com amor e paixão, no Espírito do Evangelho de Cristo!
Aleluia!

Renato de Melo Filho disse...

Amééééém!!! este post muito me alegrou^^ Sei que Cristo está edificando sua imaculada Igreja aqui com os tupiniquins da nossa linda terra BRasilis^^

Neylma disse...

Muito bom pastor! Fiquei muito feliz em saber o q Deus esta fazendo na sua igreja esplahda em toda terra. Soli deo gloria!

guifrei disse...

Boa noite a todos. Ontem antes de dormir fiz uma oração sincera a Deus pedindo que indicasse um rebanho para eu me integrar, visto que não concordo com a maioria das práticas correntes nas igrejas evangélicas, alem do fato de eu ter começado a descobrir as doutrinas reformadas. Hoje de manhã, ao ler este blog, tive o prazer de descobrir que, no município onde moro (São Gonçalo), existe uma igreja de orientação reformada - Igreja Atos, citada pelo Pr. Vargens. Mais ainda, segundo o Google, não é muito longe da minha casa. Será uma resposta de Deus ao meu pedido? Pessoal, alguém que frequenta este blog faz parte dessa igreja? Sabe quando tem cultos e programações? Tenho muita curiosidade em conhecê-la. Achei um número de telefone no Google mas ninguém atendeu. Apesar de criado desde pequeno em igreja pentecostal ortodoxa, só depois dos 30 fui conhecer as doutrinas da graça, mas tenho andado "desigrejado" pois não achava que encontraria uma igreja reformada em São Gonçalo (fiz amizade com um pastor de uma igreja reformada independente, da qual gostei muito, e que desenvolve um trabalho lindo, mas é em São Francisco, Niterói.) Além disso, minha esposa é muito resistente às críticas sobre os modismos das igrejas atuais, leva numa boa coisas estranhas como quedas no Espírito e congrega numa em que acontecem muitas esquisitices, como gente dançando no púlpito e pregações de doutrinas de brechas e maldições hereditárias. Enfim, um verdadeiro jugo desigual. Ficaria muito grato se alguém puder me ajudar a esse respeito. Meu nome é Guilherme e deixo meu e-mail para contato: guifrei@gmail.com. Obrigado a todos pela atenção, e fiquem na paz de Deus.

Anônimo disse...

Olá Gente -
Gostei do texto, e concordo com ele, apesar de ver que ainda muitas pessoas amam a essencia do evengelho, mas ainda fazem tantos acordos com a cultura.

Sobre as musicas, eu conheço todos os grupos, e gostaria de acrescentar a esta lista um grupo chamado LIVRES PARA ADORAR - do lider Juliano Son.
Musicas centradas, existem mensagem em todos os Cds e todas elas e~stão no Youtube.
Vejam essa canções:
vai Valer a pena - http://www.youtube.com/watch?v=WdisNqOFL5A
Infalivel Amor - http://www.youtube.com/watch?v=gEXSeiaddOg
Nõa há outro igual - http://www.youtube.com/watch?v=0vJkoH88PW0&feature=related
Por causa do teu amor - http://www.youtube.com/watch?v=CB0oT0rCCY0&feature=related

Deus Abençoe.

@walterkano

Michel Medeiros disse...

Oi Renato, eu e a Comunidade da Cruz agradecemos a referência e credibilidade. Que Deus continue levantando igrejas que representem bem o Evangelho de Cristo. Acredito que a congregação local é a hermenêutica do Evangelho e que para conhecer jesus basta olhar para a igreja. Grande abraço!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only