terça-feira, maio 17, 2011

Transferência de unção! Mais uma heresia neopentecostal

Por Renato Vargens
No Brasil do Gospel, existem unções para todos os tipos de gosto. Unção do riso; unção apostólica; unção do cachorro; unção dos quatro seres viventes, unção do anjo; unção do tombo; unção da loucura, unção da águia e muito mais.

Pois é, pra piorar a situação alguns tem pregado por aí que a tal da unção pode ser transferida mediante imposição de mãos. Ora, vamos combinar uma coisa? De que lugar do Novo Testamento esse pessoal tirou isso? quando foi que o Apóstolo Paulo ensinou que a unção e os dons espirituais podem ser transferidos? Ou ainda, em que momento Jesus orientou os seus discípulos a transferirem dons e unção?

Prezado amigo, de fato é impressionante a capacidade deste pessoal de inventar doutrinas ou até mesmo de forçar  textos bíblicos levando por conseguinte parte do povo de Deus ao engano.

O pastor  Ricardo Ribeiro do Ministério Apostólico Atos 2 chegou a nomear 07 tipos de transferência de unção, os quais reproduzo abaixo:

1) Transferência por fim de ministério ou vida: Elias deixou a unção para Eliseu.
2) Transferência ainda em vida: Davi foi ungido enquanto Saul vivia. 1 Sm 16.1,2
3) Transferência partilhada a muitos: Moisés aos 70 – Nm 11.16,17 
4) Transferência de unção modificada: Moisés (maravilhas) → Josué (guerreiro) Dt 34.9
5) Transferência da unção aperfeiçoada: Eliseu recebeu um upgrade da unção de Elias.
6) Transferência de unção em cascata: 1Tm 2.2 (Paulo → Timoteo → Homens fiéis e idôneos → Outros- Idoneo em grego é hikanos (adequado!)
7) Reintrodução da unção de outros tempos: Elias → João Batista (Mateus 11.14)

Pois é, ao ler tamanha aberração bem como ver alguns vídeos no youtube sou tomado pelo mais profundo sentimento de indignação. Sinceramente não sei aonde vamos parar! Por favor, me responda sinceramente: o que fizeram com o evangelho de Cristo? O que fizeram com a sã doutrina?  Confesso que estou pasmo com essa história de transferência de unção, até porque, não existem nas Escrituras nada que justifique isso, ademais, nenhum dos Pais da Igreja, reformadores, ou mesmo os puritanos defendeu esse tipo de doutrina.

Ora, vamos combinar uma coisa? Esse não é e nunca foi o evangelho ensinado pelo nosso Senhor, antes pelo contrário, este é o evangelho que alguns dos evangélicos fabricaram! Infelizmente, a Igreja deixou de ser a comunidade da Palavra de Deus cuja fé se fundamenta nas Escrituras Sagradas, para ser a comunidade da pseudo-experiência, do dualismo, do misticismo e do neo-maniqueísmo.

Ah, meu amigo, confesso que não aguento mais a efervescência da graça barata, o mercantilismo gospel, a banalização da fé. Não suporto mais, as loucuras e os atos proféticos feitos em nome de Deus, não suporto mais o aparecimento das mais diversas unções em nossos arraiais.

Chega! Basta! Quero viver e pregar o evangelho da Salvação Eterna quero ver uma igreja, santa, ética, justa e profética, quero ver uma igreja, que não se corrompe diante loucuras dessa era, quero ver uma igreja compromissada com a Palavra de Deus, fazendo dela sua única regra de fé.

Soli Deo Gloria!

Renato Vargens



OH ! GLÓRIA. disse...

E fica aonde o sacrificio de JESUS por nós ?

Eliana Penna disse...

Misericórdia!!!
Que o Senhor Jesus nos guarde na sã doutrina.
Graça e paz!

Max Gama disse...

Querido irmão, cada vez mais convenço-me da importância da inflexibilidade doutrinária... Sabemos que o moto "neo" é: temos mais que a Bíblia, temos "novas revelações", novas interpretações... Renato, também estou farto disto... nos resta clamar pela graça e misericórdia do Pai.
Falei sobre isso no meu blog, há um tempo atrás... http://profetadotelhado.blogspot.com/2011/04/elias-tupiniquim.html

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

Eu acho incoerente como as pessoas conseguem se manter tão cegas a essa "doutrinas" num tempo onde a informação superabunda em vários meios. Fico boquiaberto quando vejo pessoas com bíblias de estudos das mais variadas e mesmo assim são incapazes de entender o que estão lendo.
Talvez isso explique, em parte, porque as coisas andam do jeito que estão: Analfabetismo gospel.
Quanto às igrejas NP, as pessoas se mantém cegas porque querem mesmo. É impossível alguém se manter ignorante por tanto tempo. Só querendo mesmo.

Hermann disse...

Nunca vi tanta idolatria!!! Por coisas assim é que está ficando difícil evangelizar católicos. Não conseguimos dizer que "É tudo sobre Jesus", "Não outro além de Deus", "Adore somente ao SENHOR", se caras bizarros como esse Pastor (??) Zico trazem tanta vergonha.

Anônimo disse...

Amado, paz seja convosco!

Porque tanto ceticismo em relação a algo que se encontra na bíblia? A imposição de mãos não foi descrita em Hebreus 6:2 como doutrina BÁSICA? e não foi por imposição de mãos que segundo Deuteronômio 34:9 Moisés transferiu o dom de sabedoria para Josué? "Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele." NVI Amado, a Bíblia mente? pode o Santo Espírito, no nome de Jesus operar mentiras ou heresias? A bíblia exemplifica, e vivemos fatos incontestáveis.

Unknown disse...

Nossa vou olhar no site de busca de preços BOA DICA pra ver se acho uma unção mais baratinha, caso não, terei que assaltar algum ungidão na saída do elevador igual o rapaz do primeiro vídeo rsrs

Vou ver lá Renato se consigo uns 2Gb de unção pra dar um upgrade no nosso ministério rsrs

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Tem unção da conversão genuína????
Tem unção do abandono do pecado????
Se não tiver, não me interessa!!!!

Benevalter Junior disse...

Vivemos um pragmatismo alarmante isso sim amigo!!
Unção pra ler, aprender e entender direito a bíblia, ninguém propaga!!
Não se pode ser literalista em tudo na bíblia, ela é um livro contextual!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only