terƧa-feira, fevereiro 23, 2010

Jonathan Edwards, os pastores brasileiros e esse tal de avivamento.


Por Renato Vargens
Muita gente neste tupiniquim paĆ­s tem advogado a causa de que o Brasil experimenta um grande avivamento. Infelizmente sou obrigado a discordar desta afirmaĆ§Ć£o, mesmo porque, o comportamento e a Ć©tica de alguns dos lideres evangĆ©licos nos fazem ruborizar de vergonha. Em nome de Deus, pastores das mais variadas denominaƧƵes abandonaram na esquina da vida, valores e conceitos que do ponto de vista cristĆ£o deveriam ser inegociĆ”veis.

Olhando as aberraƧƵes evangĆ©licas deste tempo, alĆ©m obviamente de observar os espĆŗrios ensinamentos dos teĆ³logos da prosperidade, chego a conclusĆ£o de que a igreja evangĆ©lica brasileira precisa tanto resgatar como redescobrir a beleza das doutrinas da graƧa. Junta-se a isso, o fato de que necessitamos a luz da histĆ³ria refletirmos sobre a vida de grandes homens de Deus, que com dedicaĆ§Ć£o doaram-se pelo Evangelho de Cristo.

Jonathan Edwards foi um destes.

Jonathan Edwards, nasceu em East Windsor, Connecticut, EUA, em 5 de outubro de 1703, sendo seu pai um ministro do evangelho que militou na Igreja Congregacional. Criado em um lar evangĆ©lico, foi estimulado  sobremaneira desde o inĆ­cio de sua vida a um grande fervor espiritual, tendo jĆ” desde a meninice grande preocupaĆ§Ć£o com a obra de Deus e com a salvaĆ§Ć£o de almas. Edwards comeƧou a estudar latim aos seis anos de idade e aos 13 jĆ” era fluente tambĆ©m em grego e hebraico.

Em 1720 obteve o bacharelado no ColĆ©gio de Yale, em New Haven, iniciando em seguida os seus estudos teolĆ³gicos nesta mesma instituiĆ§Ć£o, obtendo o mestrado em 1722. Em seguida, assumiu uma cadeira de professor assistente em Yale, cargo que ocupou por dois anos. Mas, o chamado ao ministĆ©rio falou mais alto e, apĆ³s ser pastor de uma Igreja Presbiteriana em Nova York em 1722 (por um perĆ­odo de oito meses), em 1726, entĆ£o aos 23 anos, assumiu o posto de segundo pastor na Igreja de Northampton, Massachussetts; igreja esta que era pastoreada por seu avĆ“ Solomon Stoddard (1643-1729), e a segunda maior da regiĆ£o, com mais de seiscentos membros, o que era praticamente toda a populaĆ§Ć£o adulta daquela localidade. Em julho de 1727 casou-se com Sarah Pierrepont, filha de James Pierrepont, pastor da Igreja de New Haven, com quem teve 11 filhos.

Em 1729 com a morte do seu avĆ“, Jonathan se tornou o pastor titular da Igreja de Northampton, na qual cinco anos depois ocorreria um grande avivamento, entre 1734-35, chamado de O Grande Despertamento, que se iniciou entre os presbiterianos e luteranos na PensilvĆ¢nia e em Nova Jersey, e que teve seu apogeu por volta do ano de 1740, atravĆ©s do trabalho de George Whitefield.

Em 1750, depois de pastorear a Igreja de Northampton por 23 anos, Jonathan Edwards foi despedido pela Igreja por ser contrĆ”rio Ć  prĆ”tica de se servir a Ceia do Senhor a pessoas nĆ£o convertidas, prĆ”tica instituĆ­da por seu avĆ“, e que era do gosto da Igreja.

Em seu sermĆ£o de despedida disse: Portanto, quero exortĆ”-los sinceramente, para o seu prĆ³prio bem futuro, que tomem cuidado daqui em diante com o espĆ­-rito contencioso. Se querem ver dias felizes, busquem a paz e empenhem-se por alcanƧƔ-la (I Pe 3:10-11). Que a recente contenda sobre os termos da comunhĆ£o cristĆ£, tendo sido a maior, seja tambĆ©m a Ćŗltima. Agora que lhes prego meu sermĆ£o de despedida, eu gostaria de dizer-lhes como o apĆ³stolo Paulo disse aos corĆ­ntios em II CorĆ­ntios 13.11: "Quanto ao mais, irmĆ£os, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz serĆ” convosco."

Em 1751, ele foi para Stockbridge, na colĆ“nia de Massachussetts, onde foi pastor dos colonos e missionĆ”rio entre os Ć­ndios. Em 1757, foi convidado a ser o presidente do ColĆ©gio de Nova Jersey, que viria posteriormente a ser a hoje conhecida Universidade de Princeton. Em 22 de marƧo de 1758, um mĆŖs apĆ³s ter tomado posse como presidente do ColĆ©gio, Jonathan Edwards morreu devido a complicaƧƵes resultantes de uma vacina contra varĆ­ola.

Jonathan Edwards foi sem sombra de dĆŗvidas um dos maiores pregadores de todos os tempos, isto sem falar no seu compromisso com o Senhor e com o reino. Este grande homem de Deus escreveu uma lista de resoluƧƵes, comprometendo-se a viver uma vida TEOCƊNTRICA. Esta lista, foi escrita provavelmente no ano de 1722 e foi crescendo ao longo dos anos, quando novas resoluƧƵes eram acrescentadas. A lista tem um total de 70 resoluƧƵes. Os trechos resumidos abaixo dĆ£o o exemplo da seriedade e firmeza com as quais Jonathan Edwards encarava a vida.

Estando ciente de que sou incapaz de fazer qualquer coisa sem a ajuda de Deus, humildemente Lhe rogo que, atravĆ©s de Sua graƧa, me capacite a cumprir fielmente estas resoluƧƵes, enquanto elas estiverem dentro da Sua vontade, em nome de Jesus Cristo. 

1. Resolvi que farei tudo aquilo que seja para a maior glĆ³ria de Deus e para o meu prĆ³prio bem, proveito e agrado, durante todo tempo de minha peregrinaĆ§Ć£o, sem nunca levar em consideraĆ§Ć£o o tempo que isso exigirĆ” de mim, seja agora ou pela eternidade fora. Resolvi que farei tudo o que sentir ser o meu dever e que traga benefĆ­cios para a humanidade em geral, nĆ£o importando quantas ou quĆ£o grandes sejam as dificuldades que venha a enfrentar.

2. Resolvi permanecer na busca contƭnua de novas maneiras para poder promover as resoluƧƵes acima mencionadas.

3. Resolvi arrepender-me, caso eu um dia me torne menos responsƔvel no tocante a estas resoluƧƵes, negligenciando uma ƭnfima parte de qualquer uma delas e confessar cada falha individualmente assim que cair em mim.

4. Resolvi, tambĆ©m, nunca negar alguma maneira ou coisa difĆ­cil, seja no corpo ou na alma, menos ou mais, que leve Ć  glorificaĆ§Ć£o de Deus; tambĆ©m nĆ£o sofrĆŖ-la se tiver como evitĆ”-la.

5. Resolvi jamais desperdiƧar um sĆ³ momento do meu tempo; pelo contrĆ”rio, sempre buscarei formas de tornĆ”-lo o mais proveitoso possĆ­vel.

6. Resolvi viver usando todas minhas forƧas enquanto viver.

7. Resolvi jamais fazer alguma coisa que eu nĆ£o faria, se soubesse que estava vivendo a Ćŗltima hora da minha vida.

8. Resolvi ser a todos os nĆ­veis, tanto no falar como no fazer, como se nĆ£o houvesse ninguĆ©m mais vil que eu sobre a terra, como se eu prĆ³prio houvesse cometido esses mesmos pecados ou apenas sofresse das mesmas debilidades e falhas que todos os outros; tambĆ©m nunca permitirei que o tomar conhecimento dos pecados dos outros me venha trazer algo mais que vergonha sobre mim mesmo e uma oportunidade de poder confessar meus prĆ³prios pecados e misĆ©ria a Deus.

9. Resolvi pensar e meditar bastante e em todas as ocasiƵes sobre minha prĆ³pria morte e sobre circunstĆ¢ncias relacionadas com a morte.

10. Resolvi, sempre que experimentar e sentir dor, relacionƔ-la com as dores do martƭrio e tambƩm com as do inferno.

11. Resolvi que sempre que pense em qualquer enigma sobre a salvaĆ§Ć£o, fazer de tudo imediatamente para resolvĆŖ-lo e entendĆŖ-lo, caso nenhuma circunstĆ¢ncia me impeƧa de fazĆŖ-lo.

12. Resolvi, assim que sentir um mĆ­nimo de gratificaĆ§Ć£o ou deleite de orgulho ou de vaidade, eliminĆ”-lo de imediato.

13. Resolvi nunca cessar de buscar objectos precisos para minha caridade e liberalidade.

14. Resolvi nunca fazer algo em forma de vinganƧa.

15. Resolvi nunca sofrer nenhuma das mais pequenas manifestaƧƵes de ira vinda de seres irracionais.

16. Resolvi nunca falar mal de ninguĆ©m, de forma tal que afete a honra da pessoa em questĆ£o, nem para mais nem para menos honra, sob nenhum pretexto ou circunstĆ¢ncia, a nĆ£o ser que possa promover algum bem e que possa trazer um real benefĆ­cio.

17. Resolvi viver de tal forma como se estivesse sempre vivendo o meu Ćŗltimo suspiro.

18. Resolvi viver de tal forma, em todo o tempo, como vivo dentro dos meus melhores padrƵes de santidade privada e daqueles momentos que tenho maior clarividĆŖncia sobre o conteĆŗdo de todo o evangelho e percepĆ§Ć£o do mundo vindouro.

19. Resolvi nunca fazer algo de que tenha receio de fazer uma hora antes de soar a Ćŗltima trombeta.

20. Resolvi manter a mais restrita temperanƧa em tudo que como e tudo quanto bebo.

21. Resolvi nunca fazer algo que possa ser contado como justa ocasiĆ£o para desprezar ou mesmo pensar mal de alguĆ©m de quem se me aperceba algum mal.

22. Resolvi esforƧar-me para obter para mim mesmo todo bem possĆ­vel do mundo vindouro, tudo quanto me seja possĆ­vel alcanƧar de lĆ”, com todo meu vigor em Deus – poder, vigor, veemĆŖncia, violĆŖncia interior mesmo, tudo quanto me seja possĆ­vel aplicar e admoestar sobre mim de qualquer maneira que me seja possĆ­vel pensar e aperceber-me.

23. Resolvi tomar aĆ§Ć£o deliberada e imediata sempre que me aperceber que possa ser tomada para a glĆ³ria de Deus e que possa devolver a Deus Sua intenĆ§Ć£o original sobre nĆ³s, Seu desĆ­gnio inicial e Sua finalidade. Caso eu descubra, tambĆ©m, que em nada servirĆ” a glĆ³ria de Deus exclusivamente, repudiarei tal coisa e a terei como uma evidente quebra da quarta resoluĆ§Ć£o.

24. Resolvi que, sempre que encetar e cair por um caminho de concupiscĆŖncia e mau, voltar atrĆ”s e achar sua origem em mim, tudo quanto origina em mim tal coisa. Depois, encetar por uma via cuidadosa e precisa de nunca mais tornar a fazer o mesmo e de orar e lutar de joelhos e com todas as minhas forƧas contra as origens de tais ocorrĆŖncias.

25. Resolvi examinar sempre cuidadosamente e de forma constante e precisa, qual a coisa em mim que causa a mĆ­nima dĆŗvida sobre o verdadeiro amor de Deus para direcionar todas as minhas fortalezas contra tal origem.

26. Resolvi abater tais coisas, a medida que as veja abatendo minha seguranƧa.

27. Resolvi nunca omitir nada de livre vontade, a menos que essa omissĆ£o traga glĆ³ria a Deus; irei, entĆ£o e com frequĆŖncia, rever todas as minhas omissƵes.

28. Resolvi estudar as Escrituras de tal modo firme, preciso, constante e frequente que me seja tornado possĆ­vel e que me aperceba em mim mesmo de que estou crescendo no conhecimento real das mesmas.

29. Resolvi nunca ter como uma oraĆ§Ć£o ou petiĆ§Ć£o, nem permitir que passe por oraĆ§Ć£o, algo que seja feito de tal maneira ou sob tais circunstĆ¢ncias que me possam privar de esperar que Deus me atenda. TambĆ©m nĆ£o aceitarei como confissĆ£o algo que Deus nĆ£o possa aceitar como tal.

30. Resolvi extenuar-me e esforƧar-me ao mĆ”ximo de minha capacidade real para, a cada semana, ser levado a um patamar mais real de meu exercĆ­cio religioso, um patamar mais elevado de graƧa e aceitaĆ§Ć£o em Deus, do que tive na semana anterior.

31. Resolvi nunca dizer nada que seja contra alguĆ©m, exceto quando tal coisa se ache de pleno acordo com a mais elevada honorabilidade evangĆ©lica e amor de Deus para com a sua humanidade, tambĆ©m de pleno acordo com o grau mais elevado de humildade e sensibilidade sobre meus prĆ³prios erros e falhas e de pleno acordo Ć quela regra de ouro celestial; e, sempre que disser qualquer coisa contra alguĆ©m, colocar isso mesmo mediante a luz desta resoluĆ§Ć£o convictamente.

32. Resolvi que deverei ser estrita e firmemente fiel Ć  minha confianƧa, de forma que o provĆ©rbio 20:6 “ Mas, o homem fiel, quem o acharĆ”? ” nĆ£o se torne nem mesmo parcialmente verdadeiro a meu respeito.

33. Resolvi, fazer tudo que poderei fazer para tornar a paz acessĆ­vel, possĆ­vel de manter, de estabelecer, sempre que tal coisa nunca possa interferir ou inferir contra outros valores maiores e de aspectos mais relevantes. 26 de Dezembro de 1722

34. Resolvi nada falar que nĆ£o seja inquestionavelmente verĆ­dico e realmente verdadeiro em mim.

35. Resolvi que, sempre que me puser a questionar se cumpri todo meu dever, de tal forma que minha serenidade e paz de espƭrito sejam ligeiramente perturbadas atravƩs de tal procedimento, colocƔ-lo diante de Deus e depois verificar como tal problema foi resolvido. 18 de Dezembro 1722

36. Resolvi nunca dizer nada de mal sobre ninguƩm que seja, a menos que algum bem particular nasƧa disso mesmo. 19 de Dezembro de 1722

37. Resolvi inquirir todas as noites, ao deitar-me, onde e em quais circunstancias fui negligente, que atos cometi e onde me pude negar a mim mesmo. TambĆ©m farei o mesmo no fim de cada ano, mĆŖs e semana. 22 e 26 de Dezembro de 1722

38. Resolvi nunca mais dizer nada, nem falar, sobre algo que seja ridĆ­culo, esportivo ou questĆ£o de zombaria no dia do Senhor. Noite de SĆ”bado, 23 de Dezembro de 1722

39. Resolvi nunca fazer algo que possa questionar sobre sua lealdade e conformidade Ć  lei de Deus, para que eu possa mais tarde verificar por mim se tal coisa me Ć© lĆ­cito fazer ou nĆ£o. A menos que a omissĆ£o de questionar me seja tornada lĆ­cita.

40. Resolvi inquirir cada noite de minha existĆŖncia, antes de adormecer, se fiz as coisas da maneira mais aceitĆ”vel que eu poderia ter feito, em relaĆ§Ć£o a comer e beber. 7 de Janeiro de 1723

41. Resolvi inquirir de mim mesmo no final de cada dia, de cada semana, mĆŖs e ano, onde e em que Ć”reas poderia haver feito melhor e mais eficazmente. 11 de Janeiro 1723

42. Resolvi que, com frequĆŖncia renovarei minha dedicaĆ§Ć£o de mim mesmo a Deus, o mesmo voto que fiz em meu bptismo, o qual recebi quando fui recebido na comunhĆ£o da igreja e o qual reassumo solenemente neste dia 12 de Janeiro, 1722-23.

43. Resolvi que a partir daqui, atƩ que eu morra, nunca mais agirei como se me pertencesse a mim mesmo de algum modo, mas inteiramente e sobejamente pertencente a Deus, como se cada momento de minha vida fosse um normal dia de culto a Deus. SƔbado, 12 de Janeiro de 1723.

44. Resolvi que nenhuma Ć”rea desta vida terĆ” qualquer influencia sobre qualquer de minhas aƧƵes; apenas a Ć”rea da vivĆŖncia para Deus. E que, tambĆ©m, nenhuma aĆ§Ć£o ou circunstĆ¢ncia que seja distinta da religiĆ£o seja a que me leve a concretizar. 12 de Janeiro de 1723

45. Resolvi tambĆ©m que nenhum prazer ou deleite, dor, alegria ou tristeza, nenhuma afeiĆ§Ć£o natural, nem nenhuma das suas circunstĆ¢ncias co-relacionadas, me seja permitido a nĆ£o ser aquilo que promova a piedade. 12 e 13 de Janeiro e 1723

46. Resolvi nunca mais permitir qualquer medida de qualquer forma de inquietude e falta de vontade diante de minha mĆ£e e pai. Resolvi nunca mais sofrer qualquer de seus efeitos de vergonha, muito menos alteraƧƵes de minha voz, motivos e movimentos de meu olhar e de ser especialmente vigilante acerca dessas coisas quando relacionadas com alguĆ©m de minha famĆ­lia.

47. Resolvido a encetar tudo ao meu alcance para me negar tudo quanto nĆ£o seja simplesmente disposto e de acordo com uma paz benĆ©vola, universalmente doce e meiga, repleta de quietude, hĆ”bil, contente e satisfeita em si mesma, generosa, real, verdadeira, simples e fĆ”cil, cheia de compaixĆ£o, industriosa e empreendedora, cheia de caridade real, equilibrada, que perdoa, formulada por um temperamento sincero e transparente; e tambĆ©m farei tudo quanto tal temperanƧa e temperamento me levar a fazer. Examinarei e serei severo e acutilante nesse exame cada semana se por acaso assim fiz e pude fazer. SĆ”bado de manhĆ£, 5 Maio de 1723

48. Resolvi a, constantemente e atravĆ©s da mais acutilante beleza de carĆ”ter, empreender num escrutĆ­nio e exame minucioso e muito severo, para constatar e olhar qual o estado real de toda a minha alma, verificando por mim mesmo se realmente mantenho um interesse genuĆ­no e real por Cristo ou nĆ£o; e que, quando eu morrer nĆ£o tenha nada de que me arrepender a respeito de negligĆŖncias deste tipo. 26 de Maio de 1723

49. Resolvi a que tal coisa (de nĆ£o ter afeto por Cristo) nunca aconteƧa, se eu a puder evitar de alguma maneira.

50. Resolvi que, sempre agirei de tal maneira, que julgarei e pensarei como o faria dentro do mundo vindouro apenas. 5 de Julho de 1723

51. Resolvi que, agirei de tal forma em todos os sentidos, como iria desejar haver feito quando me achasse numa situaĆ§Ć£o de condenaĆ§Ć£o eterna. 8 de Julho de 1723

52. Eu, com muita frequĆŖncia, ouƧo pessoas duma certa idade avanƧada falarem como iriam viver suas vidas de novo caso lhes fosse dada uma segunda oportunidade de a tornarem a viver. Eu resolvi viver minha vida agora e jĆ”, tal qual eu fosse desejar vivĆŖ-la caso me achasse em situaĆ§Ć£o de desejar vivĆŖ-la de novo, como eles, caso eu chegue a uma sua idade avanƧada como a sua. 8 de Julho de 1723

53. Resolvi apetrechar e aprimorar cada oportunidade, sempre que me possa achar num estado de espƭrito sadio e alegremente realizado, para me atirar sobre o Senhor Jesus numa reentrega tambƩm, para confiar nEle, consagrando-me a mim mesmo inteiramente a Ele tambƩm nesse estado de espƭrito; que a partir dali eu possa experimentar que estou seguro e assegurado, sabendo que persisto a confiar no meu Redentor mesmo assim. 8 de Julho de 1723

54. Sempre que ouvir falar algo sobre alguƩm que seja digno de louvor e dignificante e o possa ser em mim tambƩm, resolvi tudo encetar para conseguir o mesmo em mim e por mim. 8 de Julho de 1723

55. Resolvi tudo fazer como o faria caso jĆ” tivesse experimentado toda a felicidade celestial e todos os tormentos do inferno. 8 de Julho de 1723

56. Resolvi nunca desistir de vencer por completo qualquer de minhas veleidades corruptas que ainda possam existir, nem nunca tornar-me permissivo em relaĆ§Ć£o ao mĆ­nimo de suas aparĆŖncias e sinais, nem tĆ£o pouco me desmotivar em nada caso me ache numa senda de falta de sucesso nessa mesma luta.

57. Resolvi que, quando eu temer adversidades ou maus momentos, irei examinar-me e ver se tal nĆ£o se deve a: nĆ£o ter cumprido todo meu dever e cumprir a partir de entĆ£o; e permitir que tudo o mais em minha vida seja providencial para que eu possa apenas estar e permanecer inteiramente absorvido e envolvido com meu dever e meu pecado diante de Deus e dos homens. 9 de Junho e 13 de Julho de 1723

58. Resolvi a nĆ£o apenas extinguir nem que seja algum leve ar de antipatia, simpatia fingida que encobre meu estado de espĆ­rito, impaciĆŖncia em conversaĆ§Ć£o, mas tambĆ©m e antes poder exprimir um verdadeiro estado de amor, alegria e bondade em todos os meus aspectos de vida e conversaĆ§Ć£o. 27 de Maio e 13 de Julho de 1723

59. Resolvi que, sempre que me achar consciente de provocaƧƵes de mĆ” natureza e de mau espĆ­rito, que me esforƧarei para antes evidenciar o oposto disso mesmo, em boa natureza e maneira; sim, que em tempos tal qual esses, manifestar a boa natureza de Deus, achando, no entanto, que em algumas circunstĆ¢ncias tal comportamento me traga desvantagens e que, tambĆ©m, em algumas outras circunstĆ¢ncias, seja mesmo imprudente agir assim. 12 de Maio, 2 e 13 de Julho

60. Resolvi que, sempre que meus prĆ³prios sentimentos comecem a comparecer minimamente desordenados, sempre que me tornar consciente da mais ligeira inquietude interior, ou a mĆ­nima irregularidade exterior, me submeterei de pronto Ć  mais estrita e minuciosa examinaĆ§Ć£o e avaliaĆ§Ć£o pessoal. 4 e 13 de Julho de 1723

61. Resolvi que a falta de predisposiĆ§Ć£o nunca me torne relaxado nas coisas de Deus e que nunca consiga retirar minha atenĆ§Ć£o total de estar plenamente fixada e afixada sĆ³ em Deus, exista a desculpa que existir para me tentar; tudo que a fala de predisposiĆ§Ć£o me instiga a fazer, abre-me o caminho do oposto para fazer. 21 de Maio e 13 de Julho de 1723

62. Resolvi a nunca fazer nada a nĆ£o ser como dever; e, depois, de acordo com EfĆ©sios 6:6-8, fazer tudo voluntariosamente e alegremente como que para o Senhor e nunca para homem; “ Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberĆ” do Senhor todo bem que fizer”. 25 de Junho e 13 de Julho 1723

63. Supondo que nunca existiu nenhum indivĆ­duo neste mundo, em nenhuma Ć©poca do tempo, que nunca haja vivido uma vida cristĆ£ perfeita em todos os nĆ­veis e possibilidades, tendo o Cristianismo sempre brilhante em todo o seu esplendor, e parecendo excelente e amĆ”vel, mesmo sendo essa vida observada de qualquer Ć¢ngulo possĆ­vel e sob qualquer pressĆ£o, eu resolvi agir como se pudesse viver essa mesma vida, mesmo que tenha de me esforƧar no mĆ”ximo de todas as minhas capacidades inerentes e mesmo que fosse o Ćŗnico em meu tempo. 14 De Janeiro e 3 de Julho de 1723

64. Resolvi que quando experimentar em mim aqueles “gemidos inexprimĆ­veis”, Romanos 8:26, os quais o ApĆ³stolo menciona e dos quais o Salmista descreve como, “ A minha alma se consome de anelos por tuas ordenanƧas a todo o tempo ”, Salmos 119:20, que os promoverei tambĆ©m com todo vigor existente em mim e que nĆ£o me “cansarei” (IsaĆ­as 40:31) no esforƧo de dar expressĆ£o a meus desejos tornados profundos nem me cansarei de repetir esses mesmos pedidos e gemidos em mim, nem de o fazer numa seriedade contĆ­nua. 23 De Julho e 10 de Agosto de 1723

65. Resolvi que, me tornarei exercitado em mim mesmo durante toda a minha vida, com toda a franqueza que Ć© possĆ­vel, a sempre declarar meus caminhos a Deus e abrir toda a minha alma a Ele: todos os meus pecados, tentaƧƵes, dificuldades, tristezas, medos, esperanƧas, desejos e toda outra coisa sob qualquer circunstĆ¢ncia. Tal como o Dr. Manton diz em seu sermĆ£o nr.27, baseado no Salmo 119. 26 De Julho e 10 de Agosto, 1723

66. Resolvi que, sempre me esforƧarei para manter e revelar todo o lado benigno de todo semblante e modo de falar em todas as circunstĆ¢ncias de toda a minha vida e em qualquer tipo de companhia, a menos que o dever de ser diferente exija de mim que seja de outra maneira.

67. Resolvi que, depois de situaƧƵes aflitivas, avaliarei em que aspectos me tornei diferente por elas, em quais aspectos melhorei meu ser e que bem me adveio atravƩs dessas mesmas situaƧƵes.

68. Resolvi confessar abertamente tudo aquilo em que me acho enfermo ou em pecado e tambĆ©m confessar todos os casos abertamente diante de Deus e implorar a necessĆ”ria condescendĆŖncia e ajuda dele atĆ© nos aspectos religiosos. 23 de Julho e 10 de Agosto de 1723

69. Resolvi fazer tudo aquilo que, vendo outros fazerem, eu possa haver desejado ter sido eu a fazĆŖ-lo. 11 de Agosto de 1723

70. Que haja sempre algo de benevolente toda vez que eu fale. 17 De Agosto, 1723.
Pois Ć©, como seria bom se os pastores desta era tivessem como referĆŖncia homens como Jonathan Edwards. Com certeza os frutos seriam outros.

Pense nisso!

Renato Vargens
AnƓnimo disse...

Antes, gostaria de parabenizar-lo por nos presentear com a histĆ³ria de um homem de Deus que foi instrumentos para promoĆ§Ć£o de um avivamento genuĆ­no!

Admito que, hoje em dia, a palavra "avivamento" me causa calafrios! Pois esta, sĆ³ me remete as bizarrices, as manifestaƧƵes absurdas sem base bĆ­blica e as revelaƧƵes particulares, nĆ£o fundamentadas na sĆ£ doutrina... Ɖ bom saber que houve um movimento que "trouxe vida" (o real sentido de "avivar") para uma comunidade.

ParabƩns!

por Ele

OH ! GLƓRIA. disse...

Resolvi seguir somente a biblia, somente o que manda DEUS, nada alĆ©m disso, avivamento ?, vemos pastores incendiados de emoƧƵes conduzindo erroneamente seu rebanho, leiamos a palavra do SENHOR para nĆ£o sermos enganados.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Unknown disse...

Querido Pr. Renato,
Vejo nesta mensagem do blog o bom testemunho de um grande homem de Deus. Mas avivamento Ć© uma situaĆ§Ć£o vivida sim em nossas igrejas renovadas pelo EspĆ­rito Santo. O Brasil recebe pastores e cristĆ£os do mundo todo, interessados em receber esse avivamento, pois Ć© a presenƧa de Deus certa, gerando experiĆŖncias tremendas e inexplicĆ”veis!
A Igreja Batista da Lagoinha, A Igreja Batista AlianƧa Eterna, Igreja Batista de Contagem (IBC), e muitas outras igrejas pentecostais tĆŖm vivido essas experiĆŖncias e pode conversar atĆ© com o Pr. Cirilo sobre o assunto. Ɖ algo tremendo e inexplicĆ”vel!
Maravilhoso e que Deus tem trazido ao nosso coraĆ§Ć£o pra que saciados saiamos ao campo e ganhemos muitas almas pra Ele. Um abraƧo.

AnƓnimo disse...

Cara Alexia,

Sou obrigado a discordar da sua discordĆ¢ncia...

NĆ£o vou afirmar nada, ao invĆ©s disto farei algumas perguntas:

Quais sĆ£o os frutos deste dito "avivamento" pelo qual nossa naĆ§Ć£o supostamente esta passando? Muitas conversƵes? Qual a qualidade da fĆ© que estĆ” sendo gerada nestas pessoas por este "avivamento"?

Experiencias "tremendas e inexplicĆ”veis"? Que "experiencias" sĆ£o estas? VocĆŖ se refere a "sinais"? VocĆŖ Ć© do tipo que aguarda sinais?

VocĆŖ jĆ” parou para assistir alguns dos mais influentes Tele-EUvangelistas do Brasil e/ou do Mundo? (a maioria, se nĆ£o todos, de raiz pentecostal)
VocĆŖ concorda com a doutrina pregada por estes senhores?

Virem para o Brasil para receber? Receber o que? Uma nova unĆ§Ć£o? Existem "novas unƧƵes"?

Fica com Ele!

Hubner Braz disse...

O CONHECI ATRAVEZ DO AMIGO E PR. CIRO, GOSTEI DO BLOG E VOU SEGUI-LO!

PAZ AMADO

Neto disse...

Alexia,

Se vocĆŖ acha que estĆ” havendo um avivamento no Brasil, por favor, assista esse vĆ­deo, e as coisas ficarĆ£o mais claras:

http://www.youtube.com/watch?v=3GwQSrNlDrw

Um abraƧo.

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