sexta-feira, dezembro 19, 2008

Chapeuzinho vermelho, o lobo mau e a ausência paterna.

Renato Vargens

Antes de tudo quero afirmar que ao escrever o texto em questão não o fiz com objetivo de “satanizar” os contos de fada, até porque, acredito que a propagação destas histórias sejam preponderantes a maturação das nossas crianças, ajudando-as no seu desenvolvimento emocional, afetivo e relacional. Além do mais, o envolvimento por parte da criança com os diversos tipos de contos de fada, contribui para o enriquecimento cultural de nossos meninos e meninas, ampliando de forma significativa sua visão do mundo e da vida.

A história de Chapeuzinho Vermelho é no mínimo intrigante, até porque, além do lobo e do caçador, só encontramos mais três personagens, Chapeuzinho, sua mãe e sua avó. Interessante que o conto omite a existência de um pai. Se este tinha morrido ou abandonado a casa, nós não sabemos. No entanto, tenho a impressão que o fato de não possuir um pai presente, acarretou a menina, alguns sérios problemas, como por exemplo, uma vida solta e descompromissada. Junta-se a isso, o relato de que sua mãe a enviara estrada a fora, loteada de lobos ferozes que espreitavam os viajantes na floresta para devorá-los. Se não bastasse isso, a garota é incumbida da responsabilidade de levar alimentos para sua vó que estava acamada, o que aponta para uma despreocupação de sua mãe para com a segurança da filha como também a saúde da avó.

Complicado isso não é verdade? Caro leitor, tenho plena convicção que a ausência paterna contribui em muito para problemas de nossos jovens. Pais ausentes corroboram para o surgimento de marcas substanciais na vida de seus filhos, em contrapartida, pais presentes ajudam seus filhos a superarem os drama e dilemas do cotidiano com mais facilidade. O problema é que mediante o frenesi da vida, inúmeros pais abandonam na esquina da existência aqueles que o Senhor os confiou. Fico a pensar na quantidade de crianças, pré-adolescentes e jovens que gostariam que seus pais lhe dessem um mísero minuto de atenção.
Por favor responda sinceramente: de que forma você tem lidado com o seu tempo? Por acaso você já se deu conta de que o fato de pais gastarem momentos com seus filhos contribuem significativamente para o desenvolvimento destes? Será que você entende que pais que participam da vida e da história de seus filhos cooperam veementemente para o desenvolvimento psico-social deste que em poucos anos virá ser um adulto?Posso lhe dar uma sujestão? Que tal "chutar o balde?" O que acha de se contrapor ao frenesi da vida, dedicando mais tempo aos seus filhos, investindo neles através da amizade, parceria e companheirismo?Lembre-se, criar filhos é muito mais do que suprir necessidades materiais, criar filhos significa participar, interagir,além de viver o mundo e no mundo daqueles aos quais tanto amamos.

Pense nisso!

Pr. Renato Vargens
Anônimo disse...

Pai, amigo e companheiro a diferença que faz, no meu passado com meu pai tive exemplos e lições e o entrelassamento de nossas vidas pór uma necessidade e um amor que ficou e quando ele partiu e ví o seu corpo já sem vida deitado no chão do apto. agradecí a DEUS por ter tido aquele homem em minha vida, porque mesmo não sendo crente me deichou o ensinamento de ser honesto e digno de meus atos para com as pessoas e
sigo hoje como pai de Gilbert Neto
27 anos, Rodrigo 25 anos ( do coração ), Heitor 8 anos tentando acertar monstrando a eles o como viver bem e pleitear seus sonhos e conquistas num terreno firme para que de geração em geração sirvam de referência uns para os outros.

Cris Garcia disse...

Ola, o conto da Chapeuzinho traz o pai na figura do lobo mal, que representa o pai mal, o pai ausente no sentido de bom direcionador, o pai que não quer que o filho cresça tirando-o de sua responsabilidade, aquela atribuída pela mãe no inicio da historia. Ele faz isso quando a induz a desviar do caminho para colher flores, o contrário de sua mãe que havia pedido para: não parar para nada, não conversar com estranhos e tomar cuidado com o lobo mal. É exatamente por isso que é fundamental a criança perceber a derrota do lobo, no final do conto, pela própria Chapeuzinho. Essa vitoria simboliza o amadurecimento de Chapeuzinho mostrando à criança o que acontece quando se desobedece uma ordem, a violencia do lobo mal, e a vantagem de obedece-la. O caçador representa o pai bom, o pai que esta sempre preparado para amparar a criança, o pai que esta distante fisicamente por causa de um trabalho ou de uma separação conjugal mas continua participando e orientando a criança. Ele é o pai que ajuda a criança a crescer, ganhar maturidade para enfrentar o mundo cheio de lobo mal. A ausencia paterna tem mesmo grande causa nas crianças, mas o nivel de liberdade que alcançamos nos obriga a pensar em formas para ajudar as crianças que sofrem deste mal.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only