quarta-feira, julho 15, 2020

05 MOTIVOS PORQUE NÃO EXISTIRÁ O ARREBATAMENTO SECRETO

Por Renato Vargens

Uma das doutrinas mais comuns entre os cristãos modernos quanto a volta de Cristo é aquela que defende o arrebatamento secreto. Alias, vale a pena ressaltar que particularmente eu conheço inúmeros cristãos piedosos e tementes a Deus que defendem a doutrina do rapto da igreja,  o que faz com que meu texto evite qualquer tipo de expressão "ad hominen". 

Para esses irmãos a doutrina da Volta de Cristo se divide  em duas partes. 

A primeira que ensina que a igreja de Jesus pode ser arrebatada a qualquer momento. Nessa perspectiva, acreditam que Cristo descerá apenas para ressuscitar os que morreram em Cristo, como também para transformar e glorificar os crentes vivos.

Ambos os grupos serão então arrebatados, levados de forma secreta, súbita e invisivelmente, para encontrar no ar o Senhor. Esse corpo de crentes,  então subirá para o céu para celebrar com Cristo por sete anos as bodas do Cordeiro, enquanto os judeus e os gentios não-convertidos permanecerão sobre a terra para sofrerem os sete anos finais de tribulação. 

Segundo essa linha de pensamento ao término desse período de sete anos, acontecerá a segunda fase da Vinda de Cristo, quando acontecerá a grande revelação. Nesse dia, nosso Senhor então virá em glória para estabelecer o seu trono em Jerusalém e iniciar o período do milênio.

Diante do exposto, gostaria de elencar pelo menos cinco motivos porque penso que não há fundamento bíblico para um arrebatamento secreto.

1. O ensino de um arrebatamento secreto antes do período da tribulação é uma doutrina nova e que nunca existiu antes de 1830, não sendo defendida, portanto, por nenhum teólogo do passado o que por si só põe em "check' esse ensinamento. Ademais, a base dessa doutrina surgiu com Margaret MacDonald que fazia parte do movimento irvingita, que afirmou ter tido uma visão sobre o arrebatamento secreto dos crentes ou melhor sobre o retorno invisível de Cristo.

2. As Escrituras afirmam em Apocalipse 1:7 que o Senhor em sua volta será visto por todos. Jesus virá nas nuvens do céu, e “TODO O OLHO O VERÁ”. Jesus voltará num mesmo instante para todos. Não existe arrebatamento secreto, muito menos arrebatamento desta ou daquela igreja em específico.

3. Os textos que tratam da grande tribulação no Novo Testamento como o evangelho de Marcos (Marcos 13:1-26) não há uma descrição sequer de um arrebatamento sigiloso, invisível e secreto, não tendo, portanto, fundamento bíblico, antes pelo contrário, o sermão escatológico de Jesus nos mostra que os crentes passarão pela grande tribulação, e que se esses dias não forem abreviados ninguém se salvará. (Mateus 24:22)

4. Existe uma interpretação equivocada sobre o texto de Mateus 24:27; Lucas 17:24 que afirma que o a vinda de Cristo se compara a um relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente. A questão é que ao ler esse texto muitos acreditam que Jesus estava ensinando que sua vinda será tão “rápida” como um “relâmpago que sai do oriente subentendendo, portanto, um arrebatamento rápido e invisível. Ora, Quando Jesus ensinou que sua vinda seria como um relâmpago ele não estava dizendo que ninguém iria perceber esse momento, ao contrário, ele utilizou o exemplo do relâmpago para ensinar que sua vinda será repentina e visível por todos os homens.

5. As Escrituras nos ensinam somente sobre duas vindas de Cristo. A primeira onde morreu na cruz pelo eleitos de Deus, e a segunda, onde virá com poder e glória. Portanto, em nenhum momento  vemos nas Escrituras três vindas, nem uma segunda vinda divididas em duas.

Renato Vargens 
Romulo Rodrigues disse...

Paz do Senhor meu querido Pastor.
Obrigado por sempre estar abrindo nossos olhos através das sagradas escrituras.
Eu passei a vida inteira acreditando no arrebatamento secreto rs..
Agora conheço a verdade sobre isso, mto obrigado!
Deus te abençoe!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only