Renato Vargens
Estou convicto que alguns pastores e líderes pensam que jovens são imbecis.
Talvez essa seja a razão por criarem estruturas infantilizadas, idiotizadas para atrair e manter jovens na igreja. Nessa perspectiva tenho visto pastores vestindo-se de Chapolin, Capitão America, Lobo Mau e muito mais. Senão bastasse isso, não tem sido poucos os líderes de jovens que tornaram seus encontros semanais em grandes besteiróis onde tudo é possível ser encontrado, menos a exposição fiel as Escrituras.
Talvez essa seja a razão por criarem estruturas infantilizadas, idiotizadas para atrair e manter jovens na igreja. Nessa perspectiva tenho visto pastores vestindo-se de Chapolin, Capitão America, Lobo Mau e muito mais. Senão bastasse isso, não tem sido poucos os líderes de jovens que tornaram seus encontros semanais em grandes besteiróis onde tudo é possível ser encontrado, menos a exposição fiel as Escrituras.
Certa feita, fui procurado por irmão que me disse: " Pastor, se a gente não fizer umas palhaçadas, umas comédias, uma coisa do tipo "stand up" os jovens vão embora. Jovens não querem ouvir a Palavra de Deus, jovens querem diversão e a igreja precisa oferecer uma estrutura alegre para eles, porque caso contrário eles vão para o mundo, disse ele.
Pois é, os conceitos que tem norteado boa parte dos lideres de jovens nas igrejas evangélicas, além de obtusos, ignóbeis são ineficazes e antibíblicos.
Veja bem, Deus não chamou a igreja para promover entretenimento, mesmo porque entretenimento não produz arrependimento. Vale a pena ressaltar que a Palavra de Deus em nenhum momento nos incentiva a promover "diversão" para a salvação dos pecadores, como também prover entretenimento aos jovens. Spurgeon costumava dizer que o diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em promover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo."
Talvez ao ler esse texto você esteja perguntando o que fazer então? Devem ser as reuniões de jovens desprovidas de alegria?
Veja bem, não se trata disso, até porque, uma coisa é alegria, outra coisa é a "idiotização" da fé. Ora, você pode ter um encontro de jovens alegre sem contudo torná-lo imbecil. Ademais, quem disse que a exposição das Escrituras castra a alegria de alguém?
Sabe qual é o problema? Ele é simples e ele se divide em três partes, senão vejamos:
1- No fundo, no fundo, os pastores do entretenimento não acreditam no poder regenerador do Espírito Santo, bem como na capacidade da Palavra de Deus transformar o coração do pecador.
2- Os pastores do entretenimento nivelam por baixo a inteligência do jovem considerando-o além de inepto, um apedeuta incapaz de compreender a Palavra de Deus.
3- A "idiotização" do evangelho além de servir como instrumento de manipulação doutrinária, funciona como um atestado pastoral quanto a incapacidade de ensinar, pregar, bem como instruir os jovens nos caminhos do Senhor.
Isto posto, concluo este texto afirmando:
Pastores, parem com o "evangelho" do entretenimento. Jovens não são idiotas, eles não precisam de entretenimento barato, e sim de Cristo, portanto, pregue a Palavra como ela é, e deixe a Palavra fazer aquilo que somente ela pode fazer.
Jovens, vocês não são idiotas e nem tampouco precisam de um pseudo evangelho, cujo conteúdo é imbecilizado. Procure igrejas saudáveis cujo foco seja Cristo e não o entretenimento e experimente assim o poder transformador do evangelho.
Pense nisso!
Renato Vargens
Ótimo texto e muito necessário também, porém acho que ainda assim, tem muito jovem idiota dentro da igreja sim, rsrs.
Concordo, estão e distraindo os jovens e não ensinando a palavra, se fosse assim Timóteo não tinha acompanhado Paulo
Concordo com o irmão em grau número e gênero é por esse motivo e outros que Satanás não tem feito muitas oposiçoes em alguns lugares,pois os tem vencidos em seus próprios territórios de atuação (deptos) além do mais servir a Deus deve algo prazeroso e não divertido, até porque diversão não é sinônimo de comunhão, devemos ser alegres sim pois fomos resgatados, salvos, libertos e temos promessa de vida eterna e não vamos para nenhum parque temático vamos para um céu de glória. DEUS ABENÇOE A TODOS.
Favor publicar o segundo pois o primeiro tem alguns erros de português grato
Postar um comentário