terça-feira, junho 13, 2017

Quatro razões básicas porque sou contra a tortura


Uma das polêmicas da semana foi a notícia que alguns evangélicos em nome de Deus defendem a tortura. Na verdade, eu mesmo pude ler inúmeros relatos de crentes em Jesus defendendo o direito de alguém torturar outra pessoa, isso porque, acreditam eles, a tatuagem sofrida por um adolescente que tentou roubar um tatuador é justa e lícita. Para piorar a situação, alguns fundamentou sua crença na prática da tortura em Êxodo 22:02 que diz "se um ladrão for achado roubando, e for ferido, a pessoa que o feriu não terá culpa sobre seu sangue."

Ora, antes de qualquer coisa preciso afirmar que o texto em questão não possui a menor relação com a tortura. A expressão "Sendo ferido" relaciona-se com a legítima defesa; na verdade, este é um dos textos que validam tal ação. O verbo hebraico יִמָּצֵ֥א, "achado", pode ser traduzido como "descoberto", mas tem o sentido de "capturado". 

Isto posto, elenco quatro razões fundamentais porque sou contra a tortura:

1-) Pelo fato de que a tortura é um meio covarde, desumano, bem como perverso de tratar alguém. Aí, talvez alguém responda dizendo: "Ah! são ladrões, assassinos. bandidos, tem que torturar mesmo" 

Ora, nosso Senhor jamais incentivou a violência, antes pelo contrário, foi ele mesmo quem disse:

"Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado." (Mateus 5:38-42)

2-) Como cristão não posso ter um peso, duas medidas. Ora, seria um despautério eu condenar as torturas cometidas aos cristãos pelo Estado Islâmico e aprovar a tortura  feita a outros homens. E mais, como questionar e lamentar as torturas sofridas pelo Senhor nos momentos que antecederam a sua morte, ou o sofrimento que os nossos irmãos espalhados pela face da terra, experimentaram, defendendo a tortura daqueles que nos perseguem?

3-) O artigo 5º da Constituição Federal prevê que ninguém pode ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante (inciso. III). Portanto, defender a tortura é afrontar a carta magna brasileira, cometendo assim um ato de desrespeito a lei máxima do país. Senão bastasse isso, a lei 9.455/97 afirma que a tortura é delito grave e quem a comete é  inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

4-) Os que usam as Escrituras para justificar a tortura além de pecarem contra Deus fazem apologia ao crime, o que por si só ofende a Deus bem como as leis do Brasil. 


Isto posto, concluo dizendo que como cristão repudio e rechaço os que usam de tais meios para atingirem seus objetivos. Ademais, afirmo também que absolutamente nada é capaz de justificar alguém de cometer ato tão vil,  o que além de ferir os ensinos cristãos, envilece  a dignidade do homem.

Concluo dizendo que as Escrituras não concedem base para o justiçamento. Na verdade, a Bíblia, nos ensina que o Estado é que tem o poder da espada e não cidadão, o que nos leva ao entendimento que ninguém, absolutamente ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos.

Pense nisso!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only