segunda-feira, abril 21, 2014

O crescimento assustador da violência em Niterói

Por Renato Vargens

O jornal O Globo, publicou em 10 de março deste ano que a violência em Niterói sobe mais que em todo estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital. Veja abaixo os números da violência no munícipio:  

A violência teve alta vertiginosa em Niterói no ano passado. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, em comparação com 2012, o número de homicídios dolosos (praticados com intenção de matar) na cidade aumentou 48% — saltou de 75 registros em 2012 para 111. O crescimento ficou muito acima das estatísticas do estado e do município do Rio, onde houve um aumento desse tipo de crime de 16,7% e 9,7%, respectivamente, após três anos seguidos de queda. 

Em Niterói, um crime que pesou nas estatísticas e que acabou por derrubar as metas da Secretaria estadual de Segurança foi o roubo de veículo, que subiu 64%: aconteceram 866 casos em 2012 e 1.424 no ano passado. Em dezembro, o limite considerado aceitável pelo governo para esse tipo de crime na cidade era de 75 registros, mas acabaram sendo feitos 119 naquele mês. 

Na área da 79ª DP (Jurujuba), o índice de roubo de veículo teve a maior alta em um ano: 103%. Subiu de 98 ocorrências em 2012 para 198 em 2013. Esse tipo de crime também aumentou nas áreas da 78ªDP (Fonseca), 79%; 77ª DP (Icaraí), 72%; e 76ª DP (Centro), 60%. 

Número maior de assaltos 

Os números do ISP revelam ainda alta nas estatísticas de assaltos em estabelecimentos comerciais (41%) e ônibus (29%), roubos de celulares (71%) e pedestres (22%). Houve aumento ainda dos casos de sequestro relâmpago, que quintuplicaram, subindo de três ocorrências em 2012 para 15 registros no ano passado.


Triste constatação: 


Caro leitor, a escalada da violência em Niterói é comprovada pelos números e tira o sossego de moradores. No Fonseca, Zona Norte da cidade, impressiona a quantidade de registros de roubos de carros e em ônibus; em Icaraí, bairro nobre da Zona Sul, pedestres são alvos preferenciais dos criminosos; já a Região Oceânica sofre com os constantes assaltos à residência. 

Nesse final de semana estava em Vila Velha, Espírito Santo pregando o Evangelho e acompanhei estarrecido o caos que se instalou a nossa cidade. A Violência em bairros como Caramujo, Ititioca, Fonseca e Icaraí me trouxe a impressão que voltamos aos tempos do velho oeste. 

Para piorar a situação desde a ocupação do Complexo da Maré, os bandidos residentes do Rio de Janeiro, abarcaram em Niterói. Se não bastasse isso, arrastões se multiplicaram a olhos vistos, isso sem falar na quantidade de latrocínios cometidos nos últimos dias. 

À luz destas afirmações sou obrigado a confessar que andar pelas ruas da cidade sorriso me causa medo! 

Isto, posto, afirmo sem titubeios que o governo do Estado precisa intervir URGENTEMENTE  nessa situação aumentando o policiamento ostensivo, além é claro, de aumentar o efetivo de policiais  no décimo segundo batalhão de Polícia Militar.  

Confesso que estou preocupado com nossa cidade, bem como com a segurança dos nossos munícipes.  

Quanto a nós, Filhos de Deus, resta-nos intereceder ao ETERNO, rogando àquele que tudo pode que por misericórdia faça novamente a "cidade sorriso" sorrir. 

Que Deus nos livre de todo mal.

Renato Vargens 

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only